sábado, agosto 20, 2011

Correr ajuda a dormir

O nosso desporto favorito tem cada vez mais virtudes. Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, na Califórnia, sugere que uma das melhores coisas que os adultos que têm insónias podem fazer é correr diariamente.
O estudo avaliou 29 mulheres e 14 homens com idades compreendidas entre os 50 e os 76 anos, todos sedentários e sem problemas cardiovasculares, e que se queixavam de não dormir convenientemente. Um grupo destas pessoas começou a realizar diariamente exercício aeróbico de baixo impacto ou caminhar rápido. Uma outra parte do grupo permaneceu sedentário.
Quatro meses depois, todos os que começaram o exercício deixaram de ter problemas de insónias, enquanto que os restantes permaneceram com esse problema. De resto, os agora desportistas adormeciam mais depressa e dormiam em média mais uma hora que os que se mantiveram inactivos.
As razões pelas quais o exercício ajuda a dormir podem ser de dois tipos, um é psicológico, porque o exercício reduz o stress e reduz a ansiedade. O outro é fisiológico já que há  relaxamento muscular e uma melhor regulação térmica.
Os distúrbios do sono são comuns em pessoas adultas e provocam muitas vezes um uso indiscriminado de drogas, que podem ter efeitos colaterais significativos, especialmente em pessoas idosas.
Fonte:
runnrs.es

Sem comentários:

Enviar um comentário