terça-feira, maio 31, 2011

Taça da Europa dos 10000 metros

Tiago Costa, a surpresa nos convocados
A Federação Portuguesa de Atletismo, divulgou na passada segunda-feira, o nome dos 10 atletas que iram representar Portugal na Taça da Europa de 10000 metros, que se realiza no próximo dia 4 de Junho
Com 5 atletas, 2 masculinos e 3 femininos, o Maratona Clube de Portugal é de longe a colectividade mais representada.
Em masculinos foram chamados Rui Pedro Silva (Maratona CP), José Rocha (Maratona CP), Yousef El Kalai (GDR Comforlimpa), Tiago Costa (SC Braga) e Luís Pinto (Sporting CP).
Nas senhoras estão convocadas Jessica Augusto (Individual), Ana Dulce Félix (Maratona CP), Sara Moreira (Maratona CP), Mónica Silva (Maratona CP) e Doroteia Peixoto (NA Joane).
Entre os atletas masculinos e femininos, as melhores marcas pessoais são as de Rui Pedro Silva, que tem 28:01.63 minutos e Jessica Augusto, com 31:19.15.


domingo, maio 29, 2011

4ª corrida do coração


A ex- atleta Aurora Cunha foi uma das participantes.

Decorreu esta manhã na Simpática vila de Gandra mais uma edição da corrida do coração.
Participei tal como mais alguns atletas amarantinos nesta iniciativa corrida e caminhada do coração
que teve como objectivo dinamizar o desporto e levar as pessoas a cuidar do seu coração para terem vidas mais longas e saudáveis
A corrida teve também uma componente solidaria visto que as receitas revertiam para instituições de solidariedade.
Foram umas largas centenas de pessoas que percorreram a vila de Gandra na distancia de 7500 metros.
A prova principal teve o apoio técnico da runporto com todos os atletas a utilizarem o dorsal chip .A organização  teve algumas deficiências em especial na não marcação do percurso que levou a que alguns atletas se enganassem , uma situação a rever em edições futuras.A prova contou com algumas figuras publicas que deram a cara por esta iniciativa tais como o Ciclista Cândido Barbosa ,Aurora Cunha, e Ana Viriato.No final todos os atletas tiveram direito a um lanche convívio onde não faltou um porco no especto distribuído por todos aqueles que participaram quer na caminhada quer na corrida.Foi uma manhã agradável  em que o coração foi  o  tema principal.Parabéns a todos .
click  no titulo e veja os resultados

quarta-feira, maio 25, 2011

Meia Maratona Douro vinhateiro-Regua

Menos atletas mas mais ...agua
Sara Moreira alcançou uma vitória fácil na Meia Maratona do Douro Vinhateiro, realizada este domingo na Régua. A atleta do Maratona completou a distância em 1:12:24 horas, deixando a segunda classificada, a sua colega
de equipa Mónica Silva, a 2 minutos e 13 segundos.

Uma vantagem que se acentou para Doroteia Peixoto, do Joane, que fechou o pódio com 1:15:17 horas, a quase três minutos da vencedora.

Em masculinos Rui Pedro Silva não conseguiu repetir o triunfo do ano anterior e teve de se contentar com o segundo lugar, atrás do queniano Edwin Kiptoo, que conseguiu o registo de 1:04:06, contra a 1:04:32 do atleta português.

Sérgio Silva, do Maia Atlético Clube foi terceiro, com 1:05:21, ainda a recuperar da boa prestação que obteve na Maratona de Praga. Issac Kiplagat foi quarto, logo seguido do individual Filipe Pedro, com 1:06:00 horas.

Terminaram a prova 1015 atletas, um número ainda significativo, se atendermos aos elevados preços das inscrições e aos problemas sentidos na edição anterior da prova, onde a falta de água provocou inúmeros protestos dos participantes, algo que foi corrigido pela organização neste domingo, tendo sido anunciados um total de 8 mil inscritos, no conjunto da meia maratona e mini maratona, esta última, sem dúvida, a concentrar o grosso dos participantes.

resultados:http://www.meiamaratonadouro.com/

domingo, maio 22, 2011

AMARANTINOS NO PODIO NA 5ªCORRIDA DA MARGINAL




Duas gerações  premiadas
José Machado e Flávio Nunes
 A 5ª corrida da Marginal decorreu numa  fantástica manhã para a prática do atletismo. 
Já se sabia que esta era uma prova só para os chamados atletas do pelotão pois não tinha no seu programa prémios monetários por esse motivo todos os que correm pelo prémio não apareceram.
mesmo assim foram cerca de 500 atletas que embelezaram a magnifica marginal que liga as duas cidades.Vila do conde-Povoa de Varzim.

 Foi também para mim a primeira prova  em que participei sem grandes limitações depois de quase seis meses para debelar a pubalgia e não podia correr melhor pois terminei (45:33)sem grandes problemas e dentro do que esperava . 
Foram 5 os atletas amarantinos presentes assim para alem de mim participaram Natércia Teixeira que terminou os 10km do percurso em( 54:58) Filipe Paiva em seniores masculinos  terminou com 36:12 , Flávio Nunes que regressou as provas depois de algumas semanas ausente por lesão foi a grande surpresa terminando na 3ª posição  em seniores masculino.
José Machado foi 2º em veteranos m55fazendo uma grande prova a fazer ver e de que maneira aos  mais jovens.Foram assim 2 os atletas que subiram ao pódio elevando o nome de Amarante mais uma vez de uma forma gratuita .A prova principal venceu Miguel Moreira  em masculinos e em femininos A consagrada Rosa Oliveira.Parabéns a todos.

 
cinco amarantinos presentes na prova da marginal

quarta-feira, maio 18, 2011

Jovens amarantinos na seleção regional

Associação de Atletismo do Porto vai estar presente no Km Jovem Nacional a realizar em Ponte de Sôr a 21 de Maio de 2011.São seis os atletas que compõem a selecção do Porto. Dois Iniciados e quatro Juvenis. Tal como se previa  são 3 os atletas amarantinos presentes que irão aproveitar a oportunidade para mostrarem as suas qualidades .É seguinte a lista de convocados:
Iniciados-Pedro Silva (96) -  Amarante
Sofia Teixeira (97) - U.D. Várzea
Juvenis-Sérgio Teixeira (94) - C. S. Gaia
Tiago Ricardo (95) -  Amarante
Silvana Dias (94) -  Várzea
Estefânia Moura (94) -  Amarante

3º Grande Premio da Praia de Mira

Realizou-se este domingo de manhã, o 3.º Grande Prémio da Praia de Mira
Filipe Pedro, que esta época corre como  individual e Cláudia Pereira do SC Braga os vencedores da prova .O Grande Prémio organizado pelo Centro Cultural da Praia de Mira, reuniu cerca de 240 atletas espalhados pelas várias provas .A corrida principal, teve a distância de 7 200 metros. Nos absolutos masculinos, Filipe Pedro (21:35 minutos) venceu sobre Victor Oliveira do Maia AC, com a margem mínima de 1 segundo. O Amarantino Rui Teixeira do Maratona CP, ocupou o 3.º lugar, com 21:47.Fernando Mendes  que correu em veteranos m40 terminou com 34:01
Na elite feminina, Cláudia Pereira, do SC Braga cortou a meta em 24:49 minutos, com 27 segundos de vantagem sobre Sónia Fernandes do Grecas e 55 segundos sobre Rafaela Almeida, do SL Benfica.
 

segunda-feira, maio 16, 2011

A MORTE DE UM JOVEM CAMPEÃO


O maratonista queniano, Samuel Wanjiru, saltou da varanda de sua casa - um segundo andar - e terá morrido com a queda, de acordo com a polícia de Nairobi.
Segundo as informações transmitidas pelas agências de notícias, a morte do atleta aconteceu após uma discussão conjugal. A mulher de Wanjiru te-lo-á encontrado na cama com outra mulher e, perante tal cenário, trancou-lhes a porta e desatou a correr.
Ao que parece, o queniano irado com a situação ter-se-á atirado da varanda do quarto para a rua. A própria polícia não sabe esclarecer ao certo como tudo se passou: «Não é certo se foi suicídio, se o fez por estar descontrolado com a situação ou se algo o fez cair». Samuel Wanjiru era campeão olímpico da maratona, após ter conquistado em 2008 a medalha em Pequim. Tive tal como muitos outros amigos do pelotão a felicidade de correr com este jovem atleta na meia maratona da sport zone , este ano só a escassos dias da meia de Lisboa é que resolveu não participar , era apontado como um grande fenómeno .A vida tem destas coisas e só posso lamentar e desejar que descanse em Paz.

domingo, maio 15, 2011

Sejam bem-vindos

 Caros amigos das corridas

Esta será a minha página a partir de hoje e que substituirá a anterior (http://amaranterunningteam.wordpress.com/)  Esta nova janela do atletismo tem como objectivo melhorar alguns conteúdos assim como dar mais informações a todos que habitualmente procuram informação sobre provas resultados e noticias em especial dos chamados atletas do pelotão que tal como eu fazem da corrida o seu passatempo favorito.
Também daremos especial atenção aos jovens atletas  que praticam atletismo na nossa região e que muitas das vezes não têm quem  lhes dê a devida divulgação ,.
A partir de agora também serão publicadas neste blog noticias sobre outras modalidades que se relacionem com os desporto de lazer tais como BTT, e caminhadas organizadas pelas diversas associações da região.Todos os que estiverem interessados em publicar aqui eventos poderão fazê-lo para o endereço