terça-feira, 29 de novembro de 2011

Rui Teixeira na seleção nacional

A vitoria que levou Rui Teixeira ao Europeu

Tal como o previsto RUI TEIXEIRA foi um dos convocados para representar Portugal  no escalão seniores masculinos no campeonato da Europa de corta-mato que vai decorrer Eslovénia no próximo dia 11 de Dezembro.
O amarantino foi um dos 6 atletas seniores masculinos seleccionados pela direcção técnica da federação portuguesa de atletismo e faz parte de um grupo de 35 atletas entre seniores masculinos ,escalão de sub23,e juniores que hoje mesmo vão entrar em Estagio tendo em vista esta tão importante prova europeia de corta-mato.
Está assim de parabéns mais uma vez o atletismo amarantino que continua a ter seus representantes em competições internacionais.

domingo, 27 de novembro de 2011

RUI TEIXEIRA VENCE XXII CROSSE da AMORA

amarantino 1º na Amora

  • DULCE FÉLIX VENCE NO SECTOR FEMININO
  • ANDREIA SANTOS 4ª CLASSIFICADA
      Numa altura que ando á procura de noticias felizes aqui está uma que tanto esperávamos , o atleta amarantino Rui Teixeira acaba de triunfar no crosse da AMORA , ultima prova de observação para apurar os atletas que vão representar Portugal no Europeu.Rui que já tinha vencido na primeira prova realizada á quinze dias em Felgueiras confirmou hoje que os dias não são  todos iguais e que no atletismo  um pequeno pormenor faz a diferença Aguardamos pois pela publicação dos atletas seleccionados mas é de toda a justiça que RUI TEIXEIRA esteja presente se forem levados em conta os critérios de selecção.
A atleta Andreia Santos também ela a residir em Amarante  foi quarta classificada no sector feminino , e neste caso as duvidas são maiores no respeita a ser uma das atletas escolhidas.
Foi assim uma grande jornada desportiva  para os amarantinos aquela que se realizou  hoje na cidade  da AMORA concelho do Seixal.
resultados completos :   AQUI

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Melhor que o caminho é caminhar

  • para todos os que  dizem que não é possivel mudar de vida....aqui fica uma história real que prova que" nunca é tarde para começar e é sempre cedo para desistir...eis o meu léma"
Livro "Melhor que o caminho é o caminhar"

Em julho de 2002, com apenas 31 anos de idade, descobri, no susto, que era portador de uma doença grave, a hipertensão arterial. Havia feito por merecê-la, não dava para negar: quinze anos de fumaça de cigarro nos pulmões, muito trabalho e estresse (e quase zero de lazer), sedentarismo total, alimentação desregrada e, por conta disso, muitos quilos a mais. Foi só uma inflamação de gengiva e uma consulta de rotina ao médico. Mas poderia ter sido um enfarto ou derrame...
A modificação no estilo de vida teria que ser radical. E foi. Parei de fumar, passei o zíper na boca (sem exageros), peguei algumas das horas extras no serviço e, a elas, dediquei a mais importante de todas as mudanças: a actividade física. Nada mais que algumas caminhadas diárias. Mas o suficiente para voltar a ter um número de dois dígitos na balança. E, inspirado pelo cenário e pelas pessoas que faziam parte dele, ousar fazer algo inimaginável para quem estava havia tantos anos totalmente inerte.
Resgatando um passado distante como desportista, sem nenhum talento especial para nenhuma modalidade, mas muita vontade para experimentar várias, redescobri uma com a qual já havia tomado algum contacto: a corrida. Ainda com os pulmões sujos e muita coisa em torno da cintura, teria toda dificuldade do mundo para praticá-la. Mas toparia o desafio, compraria essa briga. Ouviria muitas gozações quando, já começando a tomar um certo gosto pela coisa, tentasse enfrentar as ruas. Nenhuma delas capaz, entretanto, de me tirar do rumo certo.
O livro conta muitas histórias da transformação desse obeso doente, fumante e sedentário em um corredor de longas distâncias. Desde a primeira prova, com todo o temor do mundo de não conseguir fazê-la (ou ser o último colocado nela), passando pela realização de um sonho de infância, pela redescoberta do prazer de viajar para correr em outros lugares, pela evolução das corridas “caseiras”, pelos dias em que resolvi dividir as minhas histórias de corredor e em que me tornei um maluco do asfalto. Fala de dias difíceis, de muito aprendizado. Mas também de muitas vitórias e conquistas pessoais, alegrias que só o esporte pode proporcionar. Do aumento gradativo nas distâncias das provas, da preparação para chegar pela primeira vez à mítica distância dos 42 km. E das outras tentativas de ganhar o título de “maratonista”, com todo aprendizado que elas trouxeram. Fala de momentos engraçados, de grandes amizades e também de uma missão para o futuro.
Meus caros esta é uma historia contada na primeira pessoa  por um cidadão brasileiro mas que se pode comparar a muitos e muitos nossos conhecidos.Já que estamos em altura de Natal se conhece alguém que se encontre nesta situação porque não oferecer este livro , provavelmente será uma grande motivação para esse alguem mudar de vida. 
venda em:http://fabionamiuti.loja2.com.br/

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Porquê correr


Hoje corro eu...
Pois é meus caros uma semana  depois cá estou eu para mais uma troca de palavras sobre a corrida.A gripe que esta semana tomou conta de mim já fez estragos ,logo agora que eu estava a recuperar , á três dias que não corro , e  a falta que a corrida me faz por estes dias cada vez mais "cinzentos"....De facto ás vezes é preciso estar ausente de se fazer aquilo que se gosta para se lhe atribuir a verdadeira importância.Quando me perguntam .Porquê correr?por vezes não tenho palavras para exprimir , nem como explicar.
Porquê? Se não há medalhas, nem troféus; Se não temos aplausos, nem hino de vitória.. Só o silêncio. Porquê então? Se não há dinheiro, nem contratos; Se não tem flashs, cãmeras, nem pódio, nem glória... Talvez só uma luz. Onde estão as pistas, os campos, os estádios? Onde estão os adversários, os rivais? Onde está o tempo? E o limite, onde está o limite?  Porque correr é mais do que um desporto é uma paixão.
BOAS CORRIDAS.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tiago Costa e Leonor Carneiro vencem em Torres Vedras

Tiago Costa

Tiago Costa da Conforlimpa no sector masculino e Leonor Carneiro  do Maratona no sector feminino, foram os vencedores absolutos do Cross Internacional de Torres Vedras, competição que se disputou hoje, Domingo, e que serviu de observação com vista à definição da selecção para o Campeonato da Europa de Corta-Mato.
No sector masculino, Tiago Costa bateu Bruno Jesus do Maia por sete segundos, com José Rocha do Maratona a entrar em terceiro lugar, a 40 segundos de Bruno Jesus.
Em femininos, um pódio totalmente do Maratona Clube de Portugal, com Leonor Carneiro a vencer e a bater Ana Dias por 14 segundos e Anália Rosa por 20 segundos.Em Juniores, Silvana Dias do UD Várzea venceu no sector feminino e Emanuel Rolim do Benfica venceu nos masculinos.Os atletas amarantinos presentes tiveram prestações algo aquém do esperado , assim Rui Teixeira que tinha brilhantemente vencido á uma semana o corta .mato de abertura ,ontem desistiu por volta dos 4km .Já Flávio Nunes que correu como sub 23 terminou na  na 17ª posição da geral e 9º sub 23,:-Mário Alves foi 22º júnior e Sónia Carvalho 17ª na geral e 6ª sub 23 ,Andreia Santos foi 8ª em seniores femininos.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Porque correr é muito mais que suar , é liberdade ...


Hoje corro eu.....

Meus caros amigos da corrida , cada dia que passa encontro nesta fantástica forma de vida o melhor escape para enfrentar todos estes "tormentos" a que estamos sujeitos por estes dias e muito provavelmente nos tempos mais próximos, por isso cá estarei a partilhar com todos os que me visitam nesta pagina com uma cronica semanal intitulada "hoje corro eu"
Nada melhor para começar que deixar um pequeno excerto do livro de José Luís Peixoto "in cemitério dos pianos"“…quando ia treinar passava pelas ruas a correr e ninguém podia imaginar o mundo de palavras que levava comigo. Correr é estar absolutamente sozinho. Sei desde o início: na solidão é-me impossível fugir de mim próprio. Logo após as primeiras passadas, levantam-se muros negros à minha volta. Inofensivo o mundo afasta-se. Enquanto corro, fico parado dentro de mim e espero. Fico finalmente à minha mercê. No início, tinha treze anos e corria porque encontrava o silêncio de uma paz que julgava não me pertencer. Não sabia ainda que era apenas o reflexo da minha própria paz. Depois, quando a vida se complicou, era tarde demais para conseguir parar. Correr fazia parte de mim como o meu nome...
Boas corridas.

domingo, 13 de novembro de 2011

37ª Meia Maratona da NAZARE





37ª edição "abençoada "pelo S.Pedro
Natercia & costa na Nazare
Decorreu hoje a 37ª edição da Mãe de todas as meias maratonas em Portugal .Nazaré como sempre engalanou-se para receber as centenas de atletas que um pouco de todo o pais se deslocaram  para participar na mais antiga meia de Portugal.Este ano a chuva que caiu a partir do meio da prova foi boa para os atletas mas tirou o publico das ruas o que tira sempre um pouco de brilho á "festa"
Foi curiosamente nesta prova que fiz a minha estreia nesta distancia no ano de 2005,hoje participei pela quarta vez nesta inigualável meia maratona. 
Como sempre Amarante está sempre representada pois já é uma prova quase obrigatória no calendário de provas de estrada , para alem disso Jaime Alves é provavelmente dos poucos atletas que correu 36 da 37 edições !Por sinal foi um dos atletas que hoje me acompanhou durante muitos km neste meu regresso depois de uma passagem pelo"deserto", as constantes lesões que aos poucos vão desaparecendo.Todos tiveram muito positivas participações , mas temos que destacar o excelente tempo do Veterano Manuel Cardoso que terminou com 1:22:03  , e a veterana Natercia Teixeira que concluiu a sua 4ª meia maratona em 8 meses e que melhorou o seu tempo terminando com 1:54:36 em 20º lugar no seu escalão e 36ª na geral feminina em 109 mulheres ! Quanto a mim terminei com 1:43:23 bem longe do meu melhor mas melhor do que estava á espera tendo em conta o meu estado físico nos últimos tempos.Os outros amarantinos presentes terminaram com os seguintes tempos:José Manuel Machado,:-1:34:40 ,:-Cândido Monteiro:-1:39:10, -
Fernando Mendes,:-1:40:34 Osvaldo Teixeira :-1:41:06,:-Carlos Macedo,:-1:43:58,:-Jaime Alves,:-1:47:39,.-Fernando Cerqueira,:-1:49:47,:-Álvaro Cerqueira,:-1:49:47,:-Jorge Cerqueira,:-2:05:01.
Pode ver as classificações 37º edição :AQUI

sábado, 12 de novembro de 2011

RUI TEIXEIRA VENCE Corta-mato do "VINHO VERDE"

Rui TEIXEIRA

Com o cancelamento do Crosse Internacional de Oeiras, a Direcção Técnica Nacional escolheu o Corta-Mato de Abertura da Associação de Atletismo do Porto para a primeira prova de observação , que teve lugar hoje 12 de Novembro na cidade de Felgueiras.
A Zona Desportiva de Felgueiras recebeu assim uma importante prova tambem designada de "corta-mato do vinho verde"
E nada melhor que um atleta da nossa região para fazer "jus"ao nome de vinho verde , pois o vencedor foi  RUI TEIXEIRA ele sim natural de Amarante a princesa do tamega e capital do vinho verde.
Rui Teixeira que no passado domingo participou no Europeu de estrada contribuindo para que a sua equipa se sagrar campeã da Europa , continua assim em excelente momento de forma prometendo uma época em grande.No sector Feminino a vencedora foi Sara Pinho do Sorting clube de portugal .

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Meia Maratona da Nazare termina com "sardinhada"


A não perder, a sardinhada "Especial Maratona" pelas 13 horas, na Casa do Benfica da Nazaré, situada na Rua dos Barrancos, para os atletas e todas as pessoas que directa ou indirectamente colaboraram com a organização da prova. Os custos da Sardinhada, Pão e Broa são suportados pela Casa do Benfica da Nazaré, com excepção das bebidas
Mais um motivo de interesse para quem está a pensar correr na Nazaré este fim de semana.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

8º Maratona do Porto


A Maratona do Porto cumpriu integralmente os  objectivos a que se tinha proposto na oitava edição, que ontem se realizou entre o Pavilhão Rosa Mota e o Parque da Cidade. O primeiro foi a obtenção do recorde masculino do percurso - e por inerência a melhor marca numa maratona realizada em Portugal -, por parte do queniano Philemon Baaru, com o tempo de 2h09m51s, menos um segundo do que anterior, que estava fixado desde a edição de 2006;
Outro aspecto  considerável foi o numero de atletas chegados à meta, que subiu de 1180 para 1545.
De referir que são cada vez mais os portugueses a participar nesta longa distancia representando já mais de metade do pelotão , destaque para a equipa do Porto runnrs que é a partir de ontem a equipa que mais atletas teve a participar e terminar numa maratona  ...108!Fantástico!
veja os resultados aqui:resultados maratona do porto 2011

sábado, 5 de novembro de 2011

Desporto limpo...sempre

O dia do atletismo está marcado pela noticia da IAAF da confirmação de doping da atleta Sara Moreira.Sou um defensor do desporto limpo , sem drogas ou qalquer tipo de suplementos proibidos que possam influenciar o resultado de qualquer atleta.
Á muito que se consta nos meandros desta modalidade , um pouco em surdina , que há doping no atletismo(tal como em outras modalidades) o curioso da situação é que dos últimos casos conhecidos apenas foram detectados em provas internacionais.é caso para perguntar se estes atletas estavam a ser controlados em Portugal?O que se sabe é que não , dando-se muitos ao luxo de dizer que não são controlados á anos ,enquanto outros são quase todos os meses.Afinal quem protege quem?Desporto limpo sempre quem não pode que se junte  aos que como eu correm pelo prazer de correr e que deixe vencer quem realmente tem qualidades para tal .
Nada tenho contra os atletas em questão mas não podemos por em causa todos aqueles que treinam arduamente e que vêm sempre os mesmos a ganhar muitas das vezes de forma "batoteira".

29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...