domingo, maio 20, 2012

Dor muscular prejudica o treino e a qualidade de vida



Os músculos estão dispostos em quatro compartimentos envolvidos por um tecido fibroso e pouco elástico chamado fascia. É como se esses músculos ficassem "semiblindados" dentro desses compartimento de paredes firmes. A síndrome comparti mental se caracteriza por uma condição em que o trauma ou exercício repetitivo causa aumento da pressão do compartimento musculofascial, causando dor que pode estar associada com inchaço, formigamento e fraqueza muscular. Essa dor pode ser cronica ou aguda, e é mais comum na musculatura das pernas.  
O atleta inicia actividade física sem dor e após determinado período de exercício refere dor associada ou não a alterações de sensibilidade na região lateral da perna, os sintomas aliviam com repouso e não se manifestam durante actividade de vida diária. Os sintomas surgem com a mesma periodicidade, geralmente o atleta refere dor após determinado tempo ou distância percorrido inicia com dor. As manifestações são bilaterais em 75% a 95% dos casos. A síndrome comparti mental cronica da perna é uma das lesões mais comuns induzidas por exercício em práticas desportivas, onde ocorre a sobrecarga acompanhada do impacto repetitivo, particularmente na  corrida e treinamento militar. As cargas axiais repetitivas provocadas durante a corrida aumentam pressão do compartimento. Também existem relatos de síndrome comparti mental cronica no antebraço de motociclistas. 

Diagnóstico e tratamento

O difícil diagnóstico da síndrome comparti mental cronica decorre de as manifestações clínicas apresentadas serem inespecíficas. São várias as causas de dores musculares em atletas e para diagnóstico preciso é necessário que o médico tenha conhecimento das actividades do atleta, além de suas actividades diárias e de todos os sintomas que o paciente está sentido. 
Os exames de imagem convencionais geralmente são normais, porém devem ser realizados para afastar os diagnósticos diferenciais como tibial, ou fractura por stress que tem alguns sintomas muito parecidos com o da síndrome comparti mental. São necessários exames dinâmicos realizados durante e logo após actividade física, quando ao iniciar a dor. Pode-se realiza a Ressonância Magnética ou eventualmente Ultra-sonografia. Porém mesmo com o teste dinâmico pode apresentar imagens normais.  O diagnóstico mais preciso é obtido por meio de medidas da pressão intra-comparti mental avaliadas nos períodos pré e pós-exercício através de instrumentos de precisão.Qualquer pressão comparti mental superior a 30 mmHg, medida um minuto após a realização de exercício, ou pressão superior a 20 mmHg 5 minutos após a realização do esforço, são considerados diagnósticos positivos de síndrome comparti mental. A opção de tratamento deve ser considerada como uma opção para acabar com esse incomodo. Porém, nos casos em que a evolução não é satisfatória, o tratamento é cirúrgico e consiste na libertação do tecido pouco elástico que envolve os compartimentos musculares afectados, permitindo a contracção e expansão muscular sem que haja a compressão da musculatura da perna pela fascia pouco elástica, embora o resultado, às vezes, pode não ser o esperado. 
O importante é não continuar convivendo com a dor. Além de prejudicar o resultado do exercício, um incomodo cronico como este pode diminuir muito a qualidade de vida daquelas pessoas que gostam de praticar desporto e manter a forma. 
Autor do texto:
Moisés Cohen

Ortopedia

Sem comentários:

Enviar um comentário