sábado, julho 07, 2012

correr no verão

Imagem Google
Quando praticamos exercícios no sol, também não podemos esquecer de um fator muito importante que é a proteção solar. Um processo que envolve três etapas. Em primeiro lugar precisamos verificar o nosso tipo de pele para utilizar o produto correto para a nossa pele. Depois precisamos, sempre que possível, reaplicar o protetor solar e de preferência com uma antecedência de pelo menos 30 minutos antes de tomar o sol. Cuidado para que o suor, quando praticamos exercícios, não faça com que a proteção se perca. Por isso reaplique a proteção a cada duas horas. 

Como vemos já foi o tempo em que se dizia que o sol era importante para sintetizar a vitamina D em nosso organismo a fim de evitar o raquitismo. Para os dermatologistas, 30 minutos à uma hora de sol por dia são necessários para gozarmos dos benefícios do sol, que é o melhor anti-inflamatório natural que temos, e a exposição moderada com proteção é usada em muitos tratamentos de doenças de pele. 

Em dias quentes não é aconselhável realizar atividade física em horários de maior temperatura ambiente, pois podemos sofrer da exaustão por calor, que é o superaquecimento do corpo devido ao excesso de perda de água, ou em casos raros, por perda de sal. Os sintomas são sede, dor de cabeça, tontura e talvez náusea e vômito. Em caso de uma crise dessas, pare de treinar e saia do sol. Tome água ou uma bebida isotônica. O calor acelera também a utilização de glicogênio, um estoque limitado de energia muscular. Assim, um treino de 40 minutos num dia de calor equivale a um de uma hora num dia frio. Portanto a hidratação antes, durante e depois é fundamental para não ter problemas.

Por último precisamos nos preocupar com a escolha da roupa ideal. A principal preocupação sempre deve ser de usar roupas confortáveis, deixando a moda do momento de lado e levando em conta as condições ambientais. Hoje temos diversos tipos de tecidos que auxiliam até na termoregulação do organismo. Evite correr com roupas apertadas, velhas e escuras, que com certeza irão prejudicar seu treino. Roupas de algodão não são aconselháveis, pois não retiram o seu suor e a pele úmida, perde mais calor do que uma pele seca. Tecidos sintéticos e transpiráveis tiram o suor de sua pele e jogam para a superfície externa onde a umidade pode evaporar rapidamente. Como resultado você vai se manter mais fresco melhorando seu rendimento.

O calor chegou e tenho certeza que com estas recomendações poderá aproveitar mais esta estação do ano sem problemas de contusão e principalmente mantendo a sua forma física de uma maneira saudável.

Bons treinos. 
autorAulus Sellmer 

Sem comentários:

Enviar um comentário