segunda-feira, dezembro 03, 2012


Como evitar oito erros mais comuns numa prova

1-    Iniciar muito rápido

Iniciar uma prova a um ritmo muito rápido pode ser prejudicial ao nível do desempenho do atleta e não obter os resultados pretendidos, mesmo que tenha trabalhado para eles! O desgaste excessivo retira o corpo de um estado de equilíbrio e pode aumentar a produção de glicogénio e ácido lático, que são originados quando o corpo está num ritmo mais forte do que ele consegue manter.
O ideal é controlar o entusiasmo e aproveitar o primeiro quilómetro para aquecer o corpo a um ritmo mais leve. O restante da prova deve-se ir aumentando o ritmo, a cada quilómetro percorrido.

2-   Manter ritmo superior ao habitual

É normal, durante uma prova, manter um ritmo mais intenso do que o do treino, dado que a motivação e o entusiasmo são maiores. Mas se essa velocidade excede muito a do costume, o corpo pode sentir as consequências e o atleta pode ficar cansado demais antes de completar a prova. O mais indicado é correr entre 10 a 15 segundos por km mais rápido do que o habitual, e não mais do que isso.

3-   Ziguezaguear durante a prova

Dado o crescente número de participantes nas provas, o mais comum é serpentear entre os corredores para prosseguir. Contudo, com estes movimentos, o risco de sofrer um entorse, uma lesão ou mesmo uma queda, é muito grande. Além disso, essa prática aumenta o percurso da prova, produzindo um maior cansaço ao atleta.

4-   Errar o ritmo ao pegar na água

Muitas vezes, com a pressa de manter bons resultados e não perder o ritmo, muitos atletas mal abrandam para pegar na água. Não é necessário parar totalmente, basta um ligeiro trote, manter a respiração tranquila e, após a hidratação, voltar ao ritmo anterior.
Um outro erro é não beber durante a prova. Com isso o corpo desidrata rapidamente devido ao aumento da temperatura causada pelo esforço. O mais correto é beber cerca de 200 ml de água a cada 20 minutos de corrida.

5-   Atenção nas curvas

Uma curva mal feita pode prejudicar imenso o desempenho na corrida. Fazer as curvas pelo lado maior aumenta o trajeto. Mas correr pelo lado de dentro, principalmente, em curvas longas, pode diminuir a distância da prova. Todavia é necessário ter muita atenção: se a curva for muito fechada, a mudança brusca de direção do corpo pode provocar lesões, nomeadamente, entorses de tornozelo.

6-   Abrandar quando surgir cansaço cardiorrespiratório

O ideal a fazer quando sentir este tipo de cansaço é abrandar o ritmo da corrida até recuperar o fôlego. Quando se sentir mais seguro e confortável, o atleta pode aumentar o ritmo novamente.

7-   Alimentação durante uma prova

Nas provas acima dos 10 km é fundamental manter uma alimentação rica em hidratos de carbono de alto nível glicémico. Este nutriente é facilmente absorvido pelo organismo e gera energia rápida, impedindo que o corpo retire proteínas dos músculos para produzir força. A forma mais prática de os repor durante uma prova é através dos líquidos isotónicos. Também existem os já conhecidos suplementos em forma de gel, com um alto índice glicémico, para serem ingeridos, acessivelmente, durante a prova.
Como muitas organizações de provas nem sempre fornecem os isotónicos e os suplementos, é conveniente os atletas prevenirem-se e irem munidos com estes carbo-hidratos.

8-   As subidas

Os percursos com subidas exigem mais resistência e mais força do atleta. Manter o ritmo na subida solicita a parte muscular extensora da coluna, a região abdominal e os glúteos. Deste modo é pertinente investir em exercícios de fortalecimento para estas áreas musculares. Importante também é manter a coluna bem alinhada na subida e a colocação dos pés no chão.
Um meio de saber se a prova tem muitas subidas é, se possível, fazer o reconhecimento do percurso, previamente. No caso de impossibilidade, é tentar arranjar a altimetria da prova para uma melhor preparação.
Adaptado: “minhavida”
Por: Elisabete Ribeiro

1 comentário: