sexta-feira, dezembro 14, 2012

Porquê correr ? você mesmo tem a resposta...

Pois é meus amigos á quem diga que correr está na moda , de facto são cada vez mais os que se aventuram a este desporto que apenas trás benefícios á nossa saúde ,tanto física como mental.Nem de prepositivo hoje li uma noticia que 500 000 pessoas a menos visitaram este ano os serviços de saúde em portugal , sei que muitas delas será por motIvos economicos , mas estou em querer que dado o aumento de pessoas a fazer actividade física também contribuiu e muito para esse numero.Se por acaso é um daqueles que não consegue encontrar resposta de ver tantos e tantos a exercitarem-se tente voce mesmo e encontrara a resposta em pouco tempo , este texto tirado da pagina "corridas em montanha" dá uma ajuda.
"Cada vez mais se fala da importância de se realizar alguma atividade física. E nesse contexto, cada vez mais a corrida ou o ato de correr tem sido tratado como um esporte de destaque. Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida. Reduz o peso corporal; melhora o nível de colesterol; aumenta a capacidade cardiorrespiratória; reduz os riscos de infarto; aumenta a massa muscular; reduz a variação da pressão arterial de repouso; ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração; melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo; melhora a qualidade do sono; estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose; melhora a auto-estima; aumenta o condicionamento físico; proporciona sensação de bem-estar; diminui o estresse e melhora a depressão; aumenta a eficiência do metabolismo. Está esperando o que para começar a correr?

Claro que antes de dar início a qualquer atividade física você precisa ter certeza que está apto a dar o primeiro passo. É imprescindível uma visita ao médico. Faça um check-up cardiológico para verificar como está sua saúde e determinar quais cuidados você deve ter antes de iniciar os treinos.
A corrida tem que ser algo prazeroso. Mesmo que o treino seja duro, deve ficar uma sensação boa. Aqueça antes de correr, corra em lugares seguros, divirta-se correndo, corra ...
Algo tão simples e natural como correr se converte em uma experiência alucinante quando praticada em uma montanha e pode ser um dos desportos  na natureza mais ao alcance das pessoas.
Corridas em Montanha é uma modalidade desportiva similar às Maratonas ou corridas de rua, porém realizadas em ambiente montanhoso. No plano mental, a corrida de montanha permite romper com a monotonia dos percursos urbanos ao propor uma variedade de paisagens exuberantes do maravilhoso ambiente desde tipo de competições.
Quem corre na montanha adquiri mais força muscular, condicionamento físico, potência e força dos membros inferiores enfrentando obstáculos da natureza.
Correr na montanha é algo inexplicável, é impossível transpor em palavras tal sentimento. Só quem corre sabe, só quem corre sente!
Experimente essa emoção, sinta o que nunca sentiu antes e encontre suas próprias respostas."
publicado em "corridas da montanha"

3 comentários:

  1. Bem eu ando nesta vida de corredor há quase 33 anos por isso já vi muita coisa! Mais que começar a correr importa continuar e por muito tempo.
    Não sei qual é a causa de haver menos idas das pessoas ao médico sei é quem corre precisa de apoio médico tanto para exames médicos de rotina como para eventuais lesões (que por mais cuidado que se tenha sempre podem aparecer) e cada vez é mais complicado o acesso aos serviços de saúde e então tratar lesões pode ser simplesmente dramático!
    E a falta de apoio médico pode afastar as pessoas da corrida e esse afastamento faz com que deixem de ser tão saudáveis.

    ResponderEliminar
  2. Concerteza o JORGE com experiência que tem sabe qual foi espírito deste post , quanto ao acesso difícil aos cuidados de saúde estou de acordo que cada vez é mais difícil , eu que o diga que estou á meses á espera de fazer uns exames ao coração e ainda não fui chamado.Faço questão de neste espaço não falar disso porque senão tínhamos muito que falar.Um dia destes vou criar um blog só para esse tipo de coisas.um abraço

    ResponderEliminar