sábado, junho 30, 2012

Solidariedade ?sim mas cuidado...

Prof. Mário Machado
Á muito que estava para escrever algo sobre este tema , mas só agora que li o artigo do Prof Mário Machado na Spiridon de Junho é  que resolvi escrever algo sobre a solidariedade que por norma está associada ás provas.
Diz o Prof . Mário Machado que temos de ter muito cuidado com as provas de rótulo social que estão a surgir .Há que saber para quem vai realmente a fatia do dinheiro que todos os atletas pagam.
A prepositivo vou deixar aqui a minha historia sobre uma das muitas provas solidarias em que participei.
Em 2007 convidado por um amigo participei numa daquelas provas solidarias da luta contra a fome denominada FIGHT HUNGER.
Depois de fazer as respectivas inscrições (10 euros) lá fui na minha viatura com mais dois amigos até VNGAIA para participar na prova com um único objectivo de ser solidário , á chegada ao Porto esse meu amigo já veterano nestas andanças encontrou  Aurora Cunha que depois dos respectivos cumprimentos lhe disse que estava muito revoltada , pois tinha sido convidada para a prova e  se apercebeu que a prova tinha todas os requisitos de uma prova competitiva , ou seja prémios monetários para os vencedores e chip para todos os participantes...resumindo a solidariedade era negocio para muita gente (falou em nomes mas prefiro não escrever aqui).Eu próprio fiquei revoltado e a partir dessa data sou solidário como eu quero...e posso , não alinho em demagogias.
Por isso acho pertinente o artigo do Prof. Mário machado que melhor que ninguém conhece os meandros das organizações.


domingo, junho 24, 2012

G.P. ATLETISMO DAS FESTAS DE S. JOÃO BAPTISTA – VILAR DE ARCA – CINFÃES


Decorreu ontem sábado 23 de Junho mais um grande prémio de atletismo  de Vilar de arca no concelho de Cinfães .

Esta prova de atletismo faz parte do programa das festas  em honra de S.JOÃO padroeiro local e que todos os anos se realiza nesta popular localidade de Vilar De Arca já na extremidade do distrito de Viseu .
Quem corre nesta prova sabe bem do grau de dificuldade que vai encontrar , para alem do calor e da hora a que a prova se realiza (por volta das 17:30).Foram 100 os atletas presentes e a vitoria sorriu ao maratonista José Moreira , atleta experiente e que já corre para outras distancias , mas que deixou o amarantino  Rui Teixeira a escassos 2 segundos numa disputa renhida que terminou com a vitoria do atleta de S. João da Madeira. No sector feminino a Benfiquista Rafaela Almeida foi mais forte  que Sara  carvalho da Adercus que ficou a maias de 1 minuto .
Manuel Cardoso , veterano amarantino participou no escalão de M45 e foi 8º classificado.A prova contou com a participação de vários atletas de escalões de formação que deram ás festas de S.João um dos momentos mais relevantes do seu programa festivo.
resultados da prova :AQUI

domingo, junho 17, 2012

Corrida de S.JOÃO-A festa da Povo


Luís Filipe , Tiago Lopes  e J.Costa
na corrida de S.João 2012
Decorreu mais uma edição  da corrida de S.João , uma autentica festa do povo , são cada vez mais os que aderem a este tipo de provas com uma boa organização e num percurso emblemático .
A minha corrida
Todos os que seguem este blog sabem que não tem sido fácil estes últimos tempos para mim , apesar de estar á muito tempo inscrito estive para não participar .
Têm sido muitas contrariedades nestes últimos tempos , desde as constantes lesões , a algumas alterações da minha vida diária ,  culminaram com a recente morte do pai da Natércia ..tudo junto retira força física e mental , mas verdade seja dita nada melhor que a corrida para ajudar a passar esta fase negativa.
Para quem gosta deste desporto fica sempre feliz quando mais alguém chega , foi o que aconteceu recentemente , Tiago Lopes é o novo "recruta"amarantino e que hoje mesmo tive a felicidade de "apadrinhar" na corrida de S.João.
Tiago feliz com a sua 1ª medalha
Pela primeira vez posso dizer que fiz uso da experiência para colmatar a falta de treino , previ correr a 5`minutos por km e de facto assim foi , terminei os 15 KM com 1:15:13  , bem longe da 1:04 que já fiz neste mesmo percurso em outras edições.
Dei alguns conselhos ao Tiago pois era a primeira vez que corria uma prova mas ele portou-se bem e terminou com 1:12:13 que para começar não está nada mau.
O outro elemento da equipa o Jovem Luís Filipe teve algum azar com a famosa dor de burro que fez com tivesse que parar algumas vezes terminando com 1:01:40 que não é nada mau para uma prova que é  muito longa para a sua idade.
A Natércia não participou  apesar de estar inscrita  , mas não tinha força física nem mental tendo em conta o que lhe aconteceu .
Os atletas amarantinos
Foram cerca de 25 os atletas amarantinos presentes (dos que tive conhecimento) o que é sem duvida fantástico , um numero muito apreciável , que significa que os amarantinos estão a aderir em massa á corrida.
A competição
Na vertente competitiva foram 3 os amarantinos que se destacaram , assim Rui Teixeira foi 5º classificado em seniores masculinos , e Andreia Santos foi 7ª em seniores femininos.Manuel Cardoso foi 7º em M 45.
Terminaram a prova  2487 atletas , está de parabéns a RUNPORTO por mais esta festa do povo , que é a corrida de S.João.
Resultados :AQUI

quinta-feira, junho 14, 2012

Corrida do S. João


Decorreu esta tarde a conferência de imprensa da Corrida de S. João 2012. Teve como ponto de encontro a Praceta do Molhe, local onde decorrerá a Expo Running e onde serão a partida e a chegada da corrida do próximo domingo. Foi uma conferência inovadora, uma vez que ocorreu dentro de um autocarro ao longo do percurso de 15 km da prova.Foi anunciada a presença de atletas como Leonor Carneiro, Mónica Silva e Jéssica Augusto no sector feminino, realçando-se os nomes de Rui Pedro Silva, Paulo Gomes, Luís Feiteira e Daniel Pinheiro na prova masculina.Foi num ambiente animado que se falou da Corrida de S. João, relembrando a sua história nesta que será a edição mais portuguesa de sempre, uma vez que não foram convidados atletas estrangeiros.Esta conferência em movimento serviu como pontapé de saída para um fim-de-semana de desporto e convívio em família, com a prova dos Mini Campeões EDP Gás a decorrer no sábado e a EDP Gás Corrida de S. João e Caminha no domingo, tendo as margens do rio e a frente de mar como pano de fundo, paisagem de qual desfrutarão todos os participantes
Fonte:Runporto

domingo, junho 10, 2012

a corrida a vida ...e a morte

Vida, vivida, corrida, aprendida...

Amada, chorada, sofrida...

O que esperar da vida?

Um dia após o outro, 

e isto é tudo que a vida nos dá!

obs:hoje é um dia particularmente triste , a Natércia perdeu um companheiro desta corrida que é a vida "o seu pai"

quinta-feira, junho 07, 2012

6ªultra -maratona caminhos do Tejo é hoje dia 08 de junho

A "grande Analice silva é uma das participantes
apesar dos seus 68 anos ...

6ª ULTRA-MARATONA CAMINHOS DO TEJO
 

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA OMUNDODACORRIDA.COM, APD organiza no dia 8 de Junho de 2012, pelas 22:00 horas, uma corrida pedestre denominada "Ultra-Maratona Caminhos do Tejo", seguindo os caminhos de peregrinação desde o parque das Nações em Lisboa até ao Santuário de Fátima, na distância de 146 Km.
Em simultâneo realiza-se uma corrida em BTT, sem carácter competitivo.
Inscrições limitadas.
A prova será limitada a 30 atletas na corrida e terá carácter competitivo e a 15 BTT em regime lúdico, não competitivo.
A partida será dada às 22 horas da noite do dia 8 de Junho de 2012, no denominado km "0" dos Caminhos do Tejo, situado na Pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa.
Do percurso constam as seguintes etapas:

1
- Parque das Nações - Vila Franca de Xira (31 km)Local de abastecimento: Junto à pala do Siza Vieira (Pavilhão de Portugal)
2- Vila Franca de Xira - Vila Nova da Rainha (13 km)Local de abastecimento: Junto à Praça de Touros, defronte ao largo da chegada dodo GP Lezírias.

3- Vila Nova da Rainha - Valada (20 km)

Local de abastecimento: Largo c/pequeno jardim logo após o cruzamento com EN 3
4- Valada - Santarém - (20 km)Local de abastecimento: Marina (Restaurante Campitejo- Rua 1º de Maio)5- Santarém - Santos - (18 km)
Local de abastecimento: Largo do Liceu (Escola Secundaria Sá da Bandeira
- Rua Dra. Maria Inês Scaller Dias)
6- Santos - Monsanto - (17 km)
Local de abastecimento: Rua Capitão Salgueiro Maia (Largo)
7- Monsanto - Minde - (11 km)
Local de abastecimentoRua da Liberdade (cruzamento com a Rua 1º de Dezembro)
8- Minde - Fátima - (16 km)
Local de abastecimento
:
 Jardim defronte da Junta de Freguesia

terça-feira, junho 05, 2012

7º CORRIDA CALDAS DAS TAIPAS


A Junta de Freguesia das Caldas das Taipas leva a efeito este fim de semana , a 7ª Corrida Caldas das Taipas, no dia 10 de Junho de 2012, a partir das 9h30, com partida e chegada nas
imediações da Junta de Freguesia das Caldas das Taipas.Esta prova da simpática vila vimaranense é apesar de jovem uma prova de relevo no panorama das provas de estrada desta região .
Nas Taipas reside um dos maiores grupos de atletas que ao longo do ano dão colorido ás provas de estrada que se realizam em Portugal.
O NAT (Núcleo de Atletismo das Taipas) é composto por atletas de várias gerações que são um exemplo de autentico desportivismo , quer na corrida como na convivência com os atletas do pelotão  por isso a participação nesta corrida é uma forma de homenagear estes atletas na sua terra.
Regulamento e inscrições  AQUI

Corrida pela selecção com 22500...!


Apesar de inicialmente não ser muito a favor destes eventos (não participei)tenho que reconhecer que foi um êxito esta iniciativa.

A corrida de 8km de extensão visava unir os lusos de Sul a Norte, de Faro a Oeiras, região de Lisboa, até ao Porto. Foi um êxito estrondoso, e não será por aqui que a selecção não irá dar alegrias.
 Números oficiosos apontam para 22500 presenças nas três vertentes do evento.Só na Invicta foram nove mil. Na prova organizada pela Runporto.com, com o sol a espreitar amiúde entre as nuvens, houve uma participação maciça em tons de verde e vermelho, as cores da bandeira da velha Pátria lusitana desde a República. Êxito que já se esperava desde há dias quando se soube que os inscritos ultrapassaram os oito mil.Quanto aos resultados finais, que significavam para o vencedor em cada sexo uma visita à Ucrânia para assistirem ao jogo Portugal-Holanda, há que dizer que no lado masculino os de atletas de elite se impuseram de forma mais visível que no lado feminino. Daniel Pinheiro, do Maia AC, foi o vencedor com 22m08s, seguido de Artur Rodrigues (NA Cucujães), com 22m15, e Luís Mendes (Cyclones, Viana do Castelo), com 22m19s.Nas senhoras ganhou Sara Carvalho, que na classificação mista geral se saiu muito bem, com um 17º lugar, fazendo o tempo de 25m39s. 
Depois chegaram Marta Martins, com 26m25s, e Evelina Shamarova, com 28m42s.Importante era também quem seria sorteado, de todos os chegados, para a ida à Ucrânia para o Portugal-Holanda nos mesmos termos dos vencedores globais, e esse foi o dorsal número 8513, pertença de Aurélio Vieira.
Esperamos agora que os rapazes da selecção se portem bem no europeu.
fonte: runporto