segunda-feira, 30 de julho de 2012

Faltam 89 dias para o Grande desafio

Você só pode estar maluco .!Foi assim desta forma que recebi este grande" incentivo" de um amigo quando  disse que queria correr a Maratona do Porto dia 28 de Outubro.De facto á medida que o tempo passa não consigo debelar este problema físico que se arrasta á quase dois anos e que faz com que corra com muito sacrifício.A Maratona deste ano tem para mim um grande desafio , não , não quero correr para o tempo , isso já lá vai , estou consciente e por isso sei que não consigo correr no tempo que já fiz em 2009 (3:22:04) mas A NATÉRCIA quer concretizar o seu sonho e eu vou fazer tudo para que ela consiga , ainda por cima ela quer dedicar este "sacrifico" ao seu pai falecido recentemente.
Então meus amigos a "receita "é a seguinte , tentar correr a 10km /hora , ou seja 6minutos por km.Se por acaso alguns dos meus amigos estiverem  interessados apareçam , não digam que não conseguem , porque tudo é possível e terminar uma maratona é uma satisfação tão grande....que não consigo comparar a nada.
Com a minha capacidade física em baixo vou fazer apelo á minha grande força mental , para isso conto também com alguns amigos que se comprometeram a correr a prova (espero que não desistam da ideia)correr em grupo é mais fácil e vamos fazer desta mítica corrida um dia de festa onde a crise fica de fora  , e onde tem que ficar provado que o querer tem muita força.Vamos a  isso faltam 89 dias , nada de treinos loucos , divirtam-se , façam da corrida um momento único de liberdade e de Paz.

terça-feira, 24 de julho de 2012

5ª Prova de Atletismo Terras de Vermoim



A 5ª Prova de Atletismo Terras de Vermoim realizar-se-á no dia 28 de Julho de 2012 pelas 16 horas, numa Organização da Associação Moinho de Vermoim em parceria com a Associação de Atletismo de Braga. A prova será aberta a todos os atletas de sexo masculino e feminino, individuais, ou colectivos, sejam ou não associados de qualquer organismo. Serão considerados os seguintes escalões:Minis M/F – Nascidos entre 2003 e depois – 500 metros / 17:00Benjamins M/F – Nascidos entre 2001 e 2002 – 800 metros / 17:10Infantis M/F – Nascidos entre 1999 e 2000 – 1000 metros / 17:25
Iniciados M/F – Nascidos entre 1997 e 1998 – 1500 metros / 17:40Juvenis M/F – Nascidos entre 1995 e 1996 – 2500 metros / 18:00Corrida Popular M/F – Nascidos em 1994 e anteriores – 7000 metros / 18:15Também haverá uma Caminhada às 16:00 e a Corrida de Cadeiras de Rodas às 18:15, com a extensão de 7000 metros.
As inscrições podem ser efetuadas para os números 916025236, 964898015, 911110186, para o email: amvermoim@gmail.comgeral@aabraga.pt e na sede da AMVE (Associação Moinho de Vermoim).
LOCALIZAÇÃO:
Vermoim
Vila Nova de Famalicão

domingo, 8 de julho de 2012

6º GRANDE PRÉMIO DE ATLETISMO DA GRANJA - CROSS DE S. BRÁS


O Grupo Desportivo e Recreativo da Granja organiza, no próximo dia 22 de Julho de 2012, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Daire, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Terras de Aventura, o 6º Grande Prémio de Atletismo da Granja - Cross de S. Brás 2012, prova integrada no Circuito Nacional de Montanha 2012, iniciativa que se rege por regulamento próprio.O 6º Grande Prémio de Atletismo da Granja - Cross de S. Brás 2012 rege-se pelo Regulamento Geral de Corridas em Montanha da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (www.fpme.org) e pelo presente regulamento específico em todos os aspetos não previsto no atrás referido Regulamento Geral de Corridas em Montanha.Esta prova encontra-se aberta à participação de todos, federados ou populares, em representação individual ou colectiva (Escolas, Clubes, Associações Desportivas, etc.) sem distinção de sexo ou nacionalidade, depois de devidamente inscritos.
No decurso do 6º Grande Prémio de Atletismo da Granja - Cross de S. Brás 2012 disputam-se, em simultâneo, as seguintes atividades:a) 9:00 - Trail com características de montanha, na distância de 18 km (medição GPS), destinada aos atletas enquadrados nos escalões etários do Circuito Nacional de Montanha 2012;b) 9:35 - Conjunto de provas de atletismo para os mais novos, em distâncias adaptadas aos diferentes escalões etários;
c) 10:00 - Competição Adaptada, sem carácter competitivo prioritário, destinada a atletas com níveis de deficiência mais severos (por exemplo o “Síndrome de Down” ou outros) e / ou com problemas motores associados;
d) 9:30 - Caminhada não competitiva, a realizar em percurso alternativo ao dos atletas, mais concretamente no PR7 – Trilho das Levadas (Percurso Pedestre incluído na Rota de Percursos Pedestres do Município de Castro Daire).
mais informações em : granja.terrasdeaventura.net

sábado, 7 de julho de 2012

correr no verão

Imagem Google
Quando praticamos exercícios no sol, também não podemos esquecer de um fator muito importante que é a proteção solar. Um processo que envolve três etapas. Em primeiro lugar precisamos verificar o nosso tipo de pele para utilizar o produto correto para a nossa pele. Depois precisamos, sempre que possível, reaplicar o protetor solar e de preferência com uma antecedência de pelo menos 30 minutos antes de tomar o sol. Cuidado para que o suor, quando praticamos exercícios, não faça com que a proteção se perca. Por isso reaplique a proteção a cada duas horas. 

Como vemos já foi o tempo em que se dizia que o sol era importante para sintetizar a vitamina D em nosso organismo a fim de evitar o raquitismo. Para os dermatologistas, 30 minutos à uma hora de sol por dia são necessários para gozarmos dos benefícios do sol, que é o melhor anti-inflamatório natural que temos, e a exposição moderada com proteção é usada em muitos tratamentos de doenças de pele. 

Em dias quentes não é aconselhável realizar atividade física em horários de maior temperatura ambiente, pois podemos sofrer da exaustão por calor, que é o superaquecimento do corpo devido ao excesso de perda de água, ou em casos raros, por perda de sal. Os sintomas são sede, dor de cabeça, tontura e talvez náusea e vômito. Em caso de uma crise dessas, pare de treinar e saia do sol. Tome água ou uma bebida isotônica. O calor acelera também a utilização de glicogênio, um estoque limitado de energia muscular. Assim, um treino de 40 minutos num dia de calor equivale a um de uma hora num dia frio. Portanto a hidratação antes, durante e depois é fundamental para não ter problemas.

Por último precisamos nos preocupar com a escolha da roupa ideal. A principal preocupação sempre deve ser de usar roupas confortáveis, deixando a moda do momento de lado e levando em conta as condições ambientais. Hoje temos diversos tipos de tecidos que auxiliam até na termoregulação do organismo. Evite correr com roupas apertadas, velhas e escuras, que com certeza irão prejudicar seu treino. Roupas de algodão não são aconselháveis, pois não retiram o seu suor e a pele úmida, perde mais calor do que uma pele seca. Tecidos sintéticos e transpiráveis tiram o suor de sua pele e jogam para a superfície externa onde a umidade pode evaporar rapidamente. Como resultado você vai se manter mais fresco melhorando seu rendimento.

O calor chegou e tenho certeza que com estas recomendações poderá aproveitar mais esta estação do ano sem problemas de contusão e principalmente mantendo a sua forma física de uma maneira saudável.

Bons treinos. 
autorAulus Sellmer 

Enquanto há vida , há esperança e" HÁ FEST!"

Enquanto há vida há "Fest!!! Diz o povo na sua linguagem popular que "Enquanto há vida , há esperança, foi e será sempre segu...