quinta-feira, 30 de agosto de 2012

As Bandas da moda

Fisioterapeutas passam a adoptar uso de bandas neuromusculares em tratamentos
  • Como nos ultimmos tempos as lesões não me "largam"tambem eu me vi de repente com estas bandas "milagrosas".Verdade seja dita que pior não estou , o seu efeito pode não ser a cura total mas ajuda.Para todos os interessados aqui fica este artigo do jornal a cidade(Brasil) que esclarece algo mais sobre estas "bandas da moda"
você pode nunca ter ouvido falar de "Kinesio taping", mas já deve ter visto atletas usando fitas adesivas - coloridas ou cor da pele - em várias regiões do corpo, principalmente durante as últimas Olimpíadas.Tratam-se das bandas - ou fitas - neuromusculares, criadas pelo japonês Kenzo Kase na década de 70, mas popularizada em tratamento psicoterapêutico   recentemente."Ela foi inventada para dar funcionalidade à musculatura e aos tendões. Depois se descobriu que a banda tem um uso mais amplo, desde a pediatria até a neurologia", comenta o fisioterapeuta Eric Andueza. Ele explica que a banda neuromuscular trabalha com a estimulação de terminações nervosas existentes na pele, que mandam impulsos para o sistema nervoso central.Seu uso não se limita apenas à prática do desporto. "Ela pode ser usada como tratamento por qualquer pessoa, de uma dona de casa a simples frequentadores de academia", comenta o fisioterapeuta Gustavo Bacci.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vamos ajudar o Agostinho

 

           Agostinho Files ex-jogador do amarante futebol clube 


Dia 2 de Setembro (Domingo), entre as 13H00 e as 17H00 horas, no estádio Municipal de Amarante. É o dia disponível pelos técnicos para efetuar a recolha de Sangue, a fim de tentar encontrar um Dador de Medula compatível com o Agostinho... Para todos que o conhecem e não só, era de bom grado a sua comparência no Estádio para efetuar a dádiva.Pode-se comer sem restrições. Eles têm capacidade de efetuar 100 colheitas por hora, daí ser um procedimento rápido... 
Aparece e trás um amigo a tua presença pode ser a cura deste ex ponta de lança do Amarante futebol clube ainda jovem e com muito para dar á vida.

sábado, 25 de agosto de 2012

quando correr é muito mais que suar...

Paulo,Miranda, costa e Natércia
  no fim de mais uma etapa(21km) rumo ao destino


  • hoje corro eu

Quando correr é muito mais que suar.!
Pois é meus amigos da corrida , isto tem muito que se lhe diga ,pode parecer uma frase feita mas na pratica tem muito significado , eu passo a explicar.
Á quem corra por prazer , mas afinal onde está o prazer se partir de certa altura apenas existe o sofrimento...?Pois é aqui é que está o verdadeiro sentido do prazer , a alegria , a liberdade, tudo de bom que a corrida nos transmite , "sem dor não há glória" e é bem verdade.
Tudo isto a prepositivo do objectivo que me propus no inicio deste mês , ajudar a Natércia a concretizar o seu sonho de  concluir uma maratona.Aquilo que á partida parecia impossível aos poucos vai -se tornando  realidade porque para tudo primeiro é preciso querer  , depois bem o poder, e só depois  o realizar.
Tudo isto ela tem , força mental para dar e vender , o resto eu vou ajudando dentro das minhas limitações que felizmente já são muito menos.Hoje foi mais um desafio , um treino longo com amigos destes corríamos até ao fim do mundo , não á duvida que a companhia do Miranda e do Paulo foi fantástica e ajudou a superar o esforço de correr 21km depois de correr 11km 12 horas antes.Ainda faltam 2 meses a luta continua , continuamos a fazer a preparação mínima para concretizar o objectivo desejado .Pela minha parte continua feliz por estar a dar ajuda a muitos amigos que pensavam não conseguir correr mais que 30minutos , a prova que conseguem ficou hoje bem patente , só espero que ganhem coragem de enfrentar a mítica prova que é a maratona  , porque correr uma maratona só está ao alcance de alguns , para isso é preciso muita força mental ...e física , é preciso acreditar ...!vamos a isso..!boas corridas.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

volta a Portugal e a tradição da sr ª da Graça

"o velho Lau"assim ficou conhecido depois de vencer a volta
a Portugal com 39 anos...esta foto tirada por mim no domingo
prova que continua a ser um campeão ,tem 67 anos ...!
 O ciclismo é para muitos o desporto do povo , ideia que se foi formando ao longo de décadas por ser o único desporto de alta competição que passa á porta do povo.
Pois bem no domingo decorreu a mítica etapa da volta  , a subida do monte farinha até ao alto da SRªda Graça.Para manter a tradição lá fui eu para mais uma  festa do desporto que combina aquilo que eu mais gosto , desporto e natureza na fantástica paisagem da srª da graça tendo como zona envolvente o parque natural do Alvão, um autentico pulmão de beleza natural.
Depois de uma manhã a correr 15 km confesso que o cansaço já era muito mas não impediu  que acompanhado da minha equipa de eleição (A Natércia e o Simão)de subir o monte farinha a partir do km 3(dali já ninguém passava de carro) apreciando o outro lado da volta das centenas de pessoas que dias antes acampam nas zonas envolventes e que fazem desses dias autenticas festas , bebendo , cantando e dando aso a alguma imaginação pois sabem que nos dias a seguir vão ter as a televisão a filmar o que de mais original existe.Foram quase 2 horas para percorrer e apreciar os quase 6km de percurso ao longo do qual passaram vários aventureiros assim como o velho"Venceslau" com a sua filha Vanessa Fernandes debaixo dos 32º de temperatura para gáudio do publico que esperava pacientemente  a chegada dos ciclistas.Depois de tudo acabar á que regressar descendo por caminhos alternativos para recordar os tempos antigos em que subi tantas e tantas vezes aquele monte não fosse eu natural desta região.No final o desgaste era muito com os quase 12 km a subir e a descer e com uma certeza: a volta já não é o que era , a crise está presente em todo o lado , menos publico menos ciclistas portugueses (apenas 4 equipas) menos emoção apenas aquele monte continua igual ,cheio de beleza natural , que torna a paisagem deslumbrante do alto dos seus 901 metros de altitude.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Amarante running team na "SPIRIDON"


É com satisfação que para alem do gosto pela modalidade , também  vamos vendo o nosso 
contributo ser reconhecido.
E assim foi com satisfação que ao abrir a SPIRIDON deste mês vi um artigo que á tempos escrevi aqui nesta pagina.Concerteza que O responsável pela revista viu interesse para os leitores para a publicação do mesmo.Para quem na altura não leu aqui fica o original publicado na  revista mais antiga ao serviço dos corredores.

Samia Yusuf , Hiroina sem ...pódio


Samia disputou os 200m rasos em Pequim. Foto: Getty ImagesA velocista somali Samia Yusuf Omar, que comoveu o mundo quando disputou os 200m  nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, morreu em uma balsa improvisada quando tentava atravessar o mar Mediterrâneo em direcção à Itália.A triste história ganhou destaque na imprensa italiana nesta segunda-feira graças à revelação feita pelo meio-fundista Abdi Bile, compatriota de Samia e medalhista de ouro nos 1.500m no Mundial de Atletismo de Roma, em 1987.De acordo com ele e outros atletas do país africano, a jovem de 21 anos embarcou em uma balsa na Líbia rumo à Itália em busca de uma nova vida e melhores condições de trino . Samia morreu durante a travessia, que teria acontecido em abril, mas as circunstâncias não foram esclarecidas.Em 2008, Samia, então com 17 anos, comoveu o público no estádio Olímpico de Pequim ao cruzar sozinha a linha de chegada com 10 segundos de atraso em relação à penúltima colocada de sua prova, eternizando o momento como um dos mais marcantes daquela edição dos Jogos Olímpicos."Foi uma experiência belíssima, levei a bandeira do meu país, desfilei com milhares de atletas do mundo", afirmou Samia em Mogadíscio, há quatro anos, logo após voltar de Pequim para seu país natal.A velocista, apesar de todas as dificuldades, continuou treinando nas estruturas precárias do estádio olímpico da capital somali para poder voltar a participar dos Jogos Olímpicos.O treinador de Sami, Mustafa Abdelaziz, confirmou ao jornal italiano Corriere della Sera que a atleta embarcou em um barco clandestino para tentar chegar à Itália e continuar sua carreira desportiva."Sua mãe vendeu um pequeno terreno para financiar sua viagem para que ela pudesse completar seu sonho e levar uma vida longe das guerras e da pobreza", explicou Abdelaziz."Os sobreviventes dessa viagem informaram a lista das pessoas que tinham morrido durante a travessia, e lá estava seu nome. Nós ficamos gelados. Sabíamos que a viagem era perigosa, mas não podíamos imaginar que ela seria uma das vítimas", acrescentou Abdelaziz.Samia nasceu em 1991. Era a mais velha de seis irmãos e filha de uma vendedora de frutas. Seu pai morreu em um dos muitos conflitos que, há anos, assolam o país. O amor da jovem pelo desporto   levou a praticar não só atletismo, mas também natação e basquetebol.A jovem sofreu com o preconceito de alguns sectores da sociedade somali que não concordavam com a participação de mulheres muçulmanas em competições desportivas. Texto publicado emhttp://esportes.terra.com.brMais um exemplo das disparidades que existem na nossa sociedade e que pelo andar da carruagem tendem a aumentar.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Grande Prémio da Marginal a 23 de Setembro

Depois de alguma indefinição eis que é com agrado que recebemos a comunicação da realização do GP da Marginal , prova que se realiza na marginal que liga as cidades de Vila do Conde e Povoa de Varzim.
Esta prova que em edições anteriores decorria no mês de Maio  vai agora realizar-se a 23 de Setembro e este ano a partida e a chegada são junto ao estádio do Varzim .
Lembro que esta prova  tem organização conjunta das autarquias da povoa e vila do conde  e que para alem da vertente desportiva tem  a parte social , com parte da receita a reverter para a associação portuguesa de paramiloidose.
pode fazer a sua inscrição no valor de 5 euros no site oficial aqui:http://school-eventos.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Neuroma , Hernia e ...coração

Imagem real da minha amiga hérnia....

  • hoje corro eu
Dirão os meus caros leitores o que tem em comum um Neuroma,uma hérnia e o coração ,pois bem eu passo a explicar.
A corrida é tão importante para mim que tudo isto já me aconteceu nos últimos tempo e ainda não consegui...parar.
Primeiro foi um neuroma no pé direito com cerca de 9 milímetros que me impedia de correr , corrigi o problema com a compra de umas palmilhas   e vai dando para correr.Depois foi um susto quando fui fazer os habituais exames de rotina e o medico diz que da forma que estava o meu coração eu não podia correr.
Calculo que devem pensar como fiquei !Depois de  consultar o cardiologista (outro que já  conhece o problema)verificou-se que de facto tenho que ter calma , nada de correr muito rápido e  tenho que fazer uma avaliação mais cientifica com exames complementares para confirmar se a dilatação é da actividade física ou não ...enquanto isso eu não ...paro.Agora finalmente descobri a origem da dor na perna direita , depois de um TAC , resultado: Hérnia disco-ostefalica.Aqui a coisa é pior pois por vezes é muito difícil de correr mesmo assim eu ...não paro.E não paro porquê ?Porque a corrida para mim é muito mais que correr ,é uma necessidade quase tão importante como o ar que eu respiro.Provavelmente serei apelidado de maluco por muitos , acredito que sim mas mesmo assim ...eu não paro.E não paro porquê?Porque por trás de tudo isto está uma depressão que foi curada com a corrida ...que é a melhor terapia do mundo.Boas corridas , obrigado por fazerem parte deste mundo fantástico das corridas.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A dor de burro do "jornaléco"do CM

Confesso que já estava á espera disto , ou seja de ver os profetas da desgraça a dizer que os jogos olímpicos foram  maus para Portugal no que a medalhas e aproveitamento diz respeito.Em primeiro lugar é preciso saber qual é o verdadeiro espírito olímpico ,depois é preciso saber que para lá estar os atletas têm que conquistar os obrigatórios mínimos , depois é preciso saber o que realmente é o desporto , no mínimo é preciso fazer algo mais que apenas uma caminhada até ao WC.
Hoje fiquei revoltado com um "jornaleco" do correio da manhã que se intitula como sub director do jornal e que na ultima pagina diz apenas isto num artigo de opinião:
"quando o rigor e a excelência são conceitos que raramente saem do dicionário , é natural que se desista a meio da  maratona por "dor de burro". " ..!
Concerteza que se está a referir a Rui Pedro Silva , mas será que o Rui não queria terminar a prova?mas será que este grande atleta que passou horas e horas a treinar tantas e tantas vezes em condições difíceis correndo milhares de km iria desistir por capricho ?Por falta de profissionalismo?
Não sou advogado do Rui Pedro , mas enquanto amante desta modalidade não posso deixar que estes "escrevedores"vão denegrindo a única modalidade olímpica que até hoje deu medalhas de ouro ao nosso pais.Não posso deixar que estes velhos do Restelo , que pouco ou nada percebem de desporto ponham em causa o esforço de uma especialidade tão difícil como é correr e preparar uma maratona.Espero que o Rui Pedro Tal como o Luís Feiteira não se deixem abater por estes parasitas da sociedade que mais não fazem que criticar , em vez de perguntar o que realmente se passou.
Espero que todos os amantes da modalidade divulguem esta revolta , porque correr uma maratona não è facil seja a que nivel for quanto mais nos jogos olímpicos.
P.S_Têm sido muitos os comentários que chegam á minha caixa do correio , mas como na sua maioria contêm palavras ofensivas (que eu compreendo) não posso publicar para não perder a compostura e dar razão a estes pasquins.obrigado a todos por partilharem comigo este sinal de revolta.

sábado, 11 de agosto de 2012

O preço das Corridas....

35 euros para correr a maratona
Não é segredo para ninguém que estamos a passar uma crise económica(para mim é muito mais que isso) e que todos , ou quase todos estão a sofrer na pele a austeridade imposta pelos governantes para que o Pais não caia em desgraça , mas o que não esperava é que o preço das corridas também fosse influenciado.
Depois de verificar o preço das próximas provas , algumas em que estou a pensar participar verifiquei que as provas da Runporto tiveram um grande aumento , em especial para quem não se inscreve a 90 dias das respectivas provas.Pagar 15 euros nesta altura para correr uma meia ou 35 euros para a maratona não será um exagero ?Bem sei que tudo é muito caro e que são cada vez menos os patrocinadores mas não pode ser o atleta do povo a pagar os caprichos de ter atletas de elite.As provas da Runporto têm por norma excelente organização mas em ano de crise espero que este aumento não se reflicta no numero de participantes.Pela minha parte irei fazer o sacrifício de suportar este "vicio"que é de quando em vez participar neste tipo de provas.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aniversario de"OS ROMPE SOLAS"!



     Realizar-se-à no segundo domingo de Setembro, dia 9, a prova comemorativa do 19º Aniversário " rompe solas "Clube, que a exemplo de anos anteriores, contará com a presença de Atletas dos 8 aos 88 anos que percorrerão num percurso de 5 ou 3,5 quilómetros as principais ruas desta cidade.

  Agradecemos a vossa participação neste 19º convivio de atletismo.

As Inscrições podem ser enviadas para:
OS ROMPE SOLAS DE VILA DO CONDE
PRAÇA LUIS DE CAMÕES, Nº 9 - 1º ESQ.
4480-719 VILA DO CONDE

ou para:    os.rompe.solas@sapo.pt
ou pelo TLM:     962 882 276

sábado, 4 de agosto de 2012

Corrida Solidária Internacional Helpo,


A Helpo vai efectuar pelo 2º ano consecutivo a Corrida Solidária Internacional Helpo, que tem lugar nos países onde a Helpo actua: Portugal, Moçambique e São Tomé.
No mesmo dia, 07 de Outubro, 6 cidades juntam apoiantes e benificiários do apoio a correr pela mesma causa: a luta contra a pobreza, cujo Dia Mundial contra a Erradicação da pobreza se festeja em Outubro. Uma vez que o evento é de cariz social e pretende recolher fundos para os projectos que levamos a cabo nos países onde intervimos, pedimos o apoio de todas as entidades para a divulgação desta iniciativa.