sábado, 29 de setembro de 2012

Grande prémio da Marginal-Resultados

A realização do grande prémio da marginal teve a organização a cargo da school-eventos  mais uma vez falhou na divulgação dos resultados.
Foram muitos os interessados em saber onde podiam  ver os resultados da prova mas nada....
A organização apenas enviou para alguns clubes via e-mail as classificações.Todos os que praticam esta modalidade sabem do interesse dos atletas de verem publicadas as classificações , hoje a comunicação com o publico é importante , eu diria mesmo que é fundamental para que qualquer evento tenha êxito.
Por isso como fui um dos preveligiados a ter as respectivas classificações quero partilhar com todos os interessados  os resultados da prova.
Quanto á  school-eventos  espero que na próxima edição tenham mais em atenção a organização da prova , pois como já disse esta prova tem tudo para crescer desde que tenha uma boa organização , não basta estar sempre a massacrar a  caixa de correio electrónico a sensibilizar para se inscrever , é preciso um processo integrado de comunicação para que tudo funcione-Resultados grande prémio da Marginal 2012

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Mente sã

Está provado que a corrida aliada a alguns hábitos de vida saudável são um forte contributo para que o nosso dia a dia não seja tão penoso.
Quem me conhece sabe o que a casa gasta , sou por norma um tipo descarado , gosto de viver a vida intensamente , amigo do meu amigo sempre dentro do respeito que se deve ter pelo nosso semelhante.
A corrida é para mim um momento de libertação , ainda recentemente na meia maratona do porto tive oportunidade de ganhar mais uns amigos no pelotão pois eu faço daquilo um convívio .A prepositivo deixo aqui um texto publicado na revista Sport lif  que contribui e muito para o nosso dia a dia que convém seja de felicidade e paz:

  • cuida da tua alimentação :informa-te como manter a tua alimentação equilibrada e adaptada as tuas necessidades
  • faz exercício físico com regularidade
  • pratica extroversão:fala , conversa,e partilha com os outros
  • exercita as tuas faculdades mentais, nunca deixes de aprender
  • mantém actividades sociais , relaciona te
  • empenha-te nas relações afectivas , demonstra carinho fisicamente dá beijos e abraços
  • pratica regularmente o sentido de humor , ri-te e faz rir
  • cultiva alguma forma de espiritualidade
  • cuida das outras pessoas , pratica o voluntariado
  • diversifica as parcelas da tua vida que te proporcinam felicidade

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

15º G.P. ATLETISMO ANCEDE-BAIÃO/CASA DA LAVAND’EIRA

Clarisse Cruz
Carlos Silva e Clarrise Cruz  vencedores em Baião

  • amarantino Rui Teixeira em segundo a apenas 2 segundos
Decorreu este domingo mais um grande premio de atletismo em Ancede .Prova que já vai na 15ª edição e que já é um evento de referencia no panorama das provas de estrada no norte do pais.
Foram vários os nomes importantes do atletismo presentes , Como a Sportinguista  Clarisse cruz que recentemente representou (e bem) portugal nos jogos olímpicos e que foi a vencedora com 36:45 a apenas um segundo ficou Meseret Taye e na terceira posição a também consagrada Analia Rosa 
No sector masculino outro sportinguista saiu vencedor , Carlos Silva que deixou o amarantino Rui Teixeira a apenas dois segundos e a cinco o futuro Benfiquista Bruno Jesus.
A prova que contou com 390 atletas entre eles muitos amarantinos que fizeram questão de estar presentes para coleccionar mais uma bengala o tradicional prémio que a organização oferece a todos os presentes e que é o exemplar mais importante do artesanato desta região.

domingo, 23 de setembro de 2012

Grande prémio da Marginal

Luís Filipe Paiva , representou
o nosso blog
Luís Filipe Paiva ,
 termina na 7ª posição em seniores masculinos


  • 9ªposição na geral
Decorreu hoje domingo  mais uma edição do grande prémio da marginal que liga as cidades de Vila Do Conde e Povoa de Varzim.
A prova na distancia de 10km sempre pela marginal com o mar mesmo ali por perto é sem duvida das corridas mais bonitas  que existem  que permite aos atletas em forma fazer grandes tempos , pois o percurso é bom quase sempre plano(é neste percurso que fiz o meu melhor tempo aos 10km, 40:16).
A prova de hoje coincidiu com várias nesta região mas mesmo assim foram muitas centenas de atletas que estiveram presentes , entre eles  o jovem Luís Filipe  em representação do nosso blog e que teve excelente prestação cortando a meta na 7ª posição em seniores masculinos e 9ª posição da geral com o tempo de 35:40.
É um grande incentivo para este jovem que acumula as corridas com o trabalho diário.Terminaram a prova  239 atletas.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Trilhos do Douro



A Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, através do Centro Municipal de Marcha e Corrida organiza, a 13 e 14 de Outubro de 2012, em colaboração com a empresa Kebrostress, Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e TERRAS DE AVENTURA, um conjunto de atividades desportivas abertas a todos, sob a forma de marcha ou corrida pedestre, em percurso urbano e / ou montanha, denominado II TRILHOS DO DOURO – S. JOÃO DA PESQUEIRA.
Está aqui um evento interessante  para todos aqueles que poderem participar , para alem da sempre agradável actividade física , a paisagem deslumbrante do douro .Pode consultar todas as informações na pagina oficial onde tem  todas as informações , como chegar  como dormir , como pode participar neste evento que combina desporto e natureza.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

A importância das "minis"

3668 terminaram a meia  do porto-Gaia
Não , não estou a falar das cervejas minis embora elas também dão um certo jeito (que bem souberam no domingo no final da meia) mas sim das mini maratonas que de á uns anos a esta parte fazem parte das provas de estrada em especial das meias maratonas.
De facto a maioria dos que começam a correr uma mini mais cedo ou mais tarde aventuram-se na meia maratona .Foi com esta ideia que no domingo fiquei no final da meia da sportzone .Segundo os organizadores participaram cerca de 11500 pessoas , dos quais 3668 terminaram a meia maratona.
Esta foi para mim a 5ª meia maratona sportzone (38º no total ) fiquei com a sensação que o grande aumento verificado  na prova principal se deve á passagem de muitos que nas edições anteriores apenas correram a mini , pois penso que nesta prova foram muito menos os participantes , ao contraio da meia que em 2011 teve 3027 e na edição deste ano terminaram 3668 sem duvida uma subida assinalável.
No entanto na minha opinião esta prova com este percurso (fantástico a ligar porto a Gaia ) não terá condições em termos logísticos para mais atletas , em especial na zona ribeirinha de Gaia  era difícil correr tal era o aglomerado de atletas nos dois sentidos.
Fica no entanto este registo positivo de cada vez mais são aqueles que se aventuram nas longas distancias mas muitos terão que estar melhor preparados pois vi situações de muito sofrimento o que deita por terra o melhor que se pode tirar da corrida que é o prazer de correr.Para se ter uma ideia  terminaram cerca de 500(!)atletas com mais de 2:15 .É importante que todos tenham a noção do esforço que se vai ter a correr uma meia maratona , para que não fiquem marcas negativas e "arrumar" de vez com esta terapia que quando bem administrada é simplesmente fantástica.

domingo, 16 de setembro de 2012

Meia Maratona sport Zone, o sonho continua

amarante running team presente
na 6ªmeia maratona sportezone
Para todos os que acompanham regularmente este blog , sabem que  a corrida faz parte da minha vida , sem ela não consigo viver .Por isso foi com algum  entusiasmo que hoje fui participar na meia da sportzone com alguns objectivos , em primeiro lugar a felicidade que tive se "converter" mais dois amigos a esta causa tão saudável que é a corrida .De facto ao longo dos anos sempre fui tentando com alguns que vão aparecendo no nosso local de treino se convertam a correr uma meia maratona mas até á data apenas um me tinha feito a vontade , hoje mais dois se converteram o José Miranda e o Tiago Lopes.E diga-se que para "estreia "não foi nada mal o Tiago depois de um inicio algo "tatico" lá avançou a partir do km6 e terminou com um agradável tempo de 1:45:51O Miranda mais experiente(já corre á mais tempo mas não participava em provas)... também esteve excelente terminando com 1:49:07.
o segundo objectivo era fazer com que a Natércia termina-se bem , pois o objectivo não é o tempo mas sim continuar o treino para a maratona , e de facto assim foi , com a minha inseparável companhia terminou com tempo 1:58:51 que vai ao encontro do objectivo de correr a maratona a este ritmo . Também o José Machado regressado de um lesão terminou com o tempo de 1:41:41 muito bom para quem já tantos km tem nas pernas . Confesso que alimentei a esperança de já não sentir dores (fiz 5 semanas de fisioterapia) mas a partir do km 10 elas voltaram e tive que serrar os dentes para continuar o sonho de ajudar a Natércia a realizar a maratona a 28 de Outubro.
quanto à prova uma autentica multidão a fazer desta meia a maior do norte .Terminaram 3688 atletas.até Ovar para continuar a caminhada rumo ao objectivo.A caminhada também teve uma grande moldura humana que embelezaram a zonas ribeirinhas de porto e Gaia , também aqui consegui que alguns amigos se iniciassem nestas lides da caminhada. parabéns a todos     veja aqui todos os resultados

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DBR -DIA 1 UM UM ESPECTÁCULO

Foi simplesmente fantástico o dia 1 do Douro Bike Race(DBR).De facto aquela que é a cidade mais bonita de portugal (se tiver duvidas , visite-nos ou veja o video)Recebeu milhares de pessoas para um evento que envolveu esta pequena  mas fantástica cidade. Durante estes próximos quatro dias Amarante vai ser mesmo a capital do BTT .
Com uma organização altamente profissional a cargo da Nexplore , propriedade de José Silva e João Marinho também eles atletas .
A Espanhola  Sandra Santanyes
 ontem no final da etapa

(foto amarante running team)
David Rosa, Celina Carpinteiro, Mário Costa, Emanuel Pombo, Carlos Cabrita, e os espanhóis Sandra Santanyes e Alejandro de La Peña, são alguns dos mais de 600 atletas que, nos próximos três dias, participam na “Douro Bike Race”, considerada como a maior prova de BTT do país.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Douro Bike Race 2012 ,é este fim de semana

É já este fim de semana que se realiza a edição  Douro Bike Race 2012 , prova internacional que durante 4 dias vai trazer á princesa do Tâmega milhares de pessoas .
De facto é impressionante como em tão poucos anos esta prova atingiu um nível tão elevado de participação e competição entre os praticantes de BTT.
Até ao momento a organização conta com cerca de 700 inscritos nas várias provas ,EPIC , ADVENTURE E RAIDE.
Durante 4 dias os participantes de várias nacionalidades vão percorrer os trilhos da serra do Marão , aboboreira e Alvão.
é então o seguinte o programa para estes quatro dias :
Dia 13-quinta feira-prologo-percurso urbano -15 horas
Dia14-sexta feira -etapa 1-serra do marão    - 08horas
Dia 15-sábado  -  etapa 2-serra do alvão     -  08horas
Dia 16-domingo-etapa 3 -serra da aboboreira-08horas
Segundo a organização os atletas percorrem 250km durante os 4 dias de prova.
Esta é sem duvida uma boa sugestão para todos os adeptos da modalidade que mesmo não querendo (ou não podendo) participar visitem Amarante este fim de semana para ver este "autentico circo de BTT" que tem o seu parque fechado junto ás piscinas municipais.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Vamos ajudar o André


André, filho de Ricardo Cunha, guarda-redes da equipa de hóquei em patins da AD Limianos, viu aos 14 anos a vida a virar-se contra ele. Há menos de um mês foi-lhe diagnosticada uma leucemia mieloblástica, pelo que necessita de um transplante de medula óssea.

"Descobrimos a leucemia porque o achámos com uma cor esquisita e com pouco apetite e fomos fazer análises. No dia em que fizeram a colheita recebemos logo um telefonema para o levar imediatamente para o hospital de São João e depois para o IPO", conta Ricardo Cunha.

Ricardo Cunha deixa o apelo para que ajudem o filho, bastando para isso que se desloquem ao Centro de Histocompatibilidade do Porto, Lisboa ou Coimbra.

O jogador do Benfica Carlos Martins, que há pouco tempo passou por uma drama semelhante, tem ajudado a promover esta campanha de solidariedade.
mais -aqui

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Queima da gordura abdominal exige treino

Quem tem pressa em perder peso nem pensa duas vezes 
na hora de acelerar o passo: a corrida é, realmente, 
uma das melhores actividades físicas para emagrecer 
com saúde. O desporto aumenta o metabolismo, 
fazendo a queima de calorias acontecer mais 
rapidamente.
Por isso, o consumo maior de energia não se restringe 
aos minutos de treino, mas ao dia todo. Muitos defendem que a corrida leve é 
deal para perder peso, numa prática superior a 30 minutos. Nem sempre. 
O que emagrece mesmo é a continuidade da actividade física, com exigência crescente
 de esforço. O aumento do metabolismo, provocado pela actividade física, faz com que 
o organismo continue acelerado por mais algumas horas, depois do exercício..
 Ou seja, não é só durante a actividade física que há queima de gordura.
Dicas para começar a fazer caminhada e corrida
Com aumento do gasto calórico e uma dieta balanceada, seu corpo reage 
queimando as reservas de gordura. Por isso, as actividades mais longas ou 
mais intensas têm gasto energético-calórico maior e agradam mais quem
 procura resultados em pouco tempo.

A gordura abdominal, entretanto, exige uma táctica específica para derreter. 
Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida ou caminhada com variação
 de intensidade no mesmo treino. Isso, claro, sem exageros que levem a lesões.
Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis.
 Daí o consumo da gordura visceral.
Mas se você mantinha uma rotina sedentária, vá com calma. Lembre-se que o exagero 
de hoje pode significar até uma semana sem treinar. Respeite o seu ritmo e, na
 dúvida, peça orientação.