terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mudar de vida com a Corrida


Partilho este texto interessante para todos os que estão a pensar  iniciar a corrida.Num ano que se antevê difícil para todos  é provavelmente uma boa altura para aliviar o stress e mudar de vida.
"É um desporto  de fácil acesso e todos podem praticar, excepto alguns casos. Você pode praticar em academias, parque e ruas, não tem desculpa!Muitas pessoas são viciadas em corrida, mas você deve estar pensando agora: “Será que correr é tão bom assim? Será que eu aguentaria correr?”A resposta é sim! Correr é bom e vicia e você pode fazer também! Esse vício traz muitos benefícios à saúde e você só perde se não experimentar.No início da actividade você pode sentir um pouco de dificuldade por ser uma modalidade que requer muito esforço do seu organismo. O coração irá bater mais forte e as células irão precisar de mais oxigênio e de nutrientes para funcionar normalmente. Isso é absolutamente normal!O seu organismo precisa adaptar-se, assim como em qualquer outra modalidade. O segredo é não desistir no início, lute, passe por esse obstáculo. Lembre-se que a fase de adaptação não é apenas no primeiro dia. Ela é gradativa e necessária para promover o condicionamento físico.Para você que é sedentário de carteirinha, opte por começar com uma caminhada e aos poucos vá aumentando gradativamente a intensidade e a duração do seu treino. Mas se você já está acostumado coma caminhada em ritmo acelerado, tente a corrida começando por pequenos trotes.
Benefícios da Corrida:• Melhora o condicionamento cárdio-respirtório• Contribui para perda de peso
• Alivia e previne o stresse e a insónia• Contribui para o fortalecimento dos ossos, músculos, ligamentos e tendões
• Melhora o humor e o ânimo
• Modela o corpo e reduz a celulite
Dicas BásicasDurante a corrida a respiração deve ser lenta e profunda, assim você poderá inalar e absorver melhor o oxigénio. Inspire e expire ritmada mente.Se você correr em média 1 hora, poderá perder em torno de 600 a 800 calorias. Mas isso é relativo, pois a perda de calorias depende da intensidade do exercício e do condicionamento físico de cada pessoa.Correr consome muita água e sais minerais, gastando em media 300 mililitros para 30 minutos de corrida sem interrupção. Portanto, tome água antes, durante e após a actividade.Se ligue em seu ténis. Substitua o ténis de corrida a cada 6 meses, pois o amortecimento fica comprometido e pode ocorrer maior impacto sobre tornozelos e joelhos.Como toda actividade física, a corrida tem seus benefícios, mas se for praticada em excessos pode gerar lesões. Alterne os dias de corrida para promover o descanso da musculatura solicitada: pernas e glúteos.
Antes de praticar qualquer actividade física, consulte seu médico. Faça uma avaliação cardiológica e em seguida procure um educador físico para avaliá-lo fisicamente e prescrever seu treinamento para corrida.

Dicas Rápidas
☺ Não esqueça de se aquecer e alongar, respectivamente, antes e após a actividade.
☺ Durma em media 8 horas.
☺ Respeite seus limites: se sentir dores pare o exercício.
☺ Se possível corra pela manhã, pois o corpo esta com mais energia.
☺ Mantenha constância no horário. Dê prioridade a seu treino."
texto publicado em :cuidando do corpo .com

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