quinta-feira, agosto 29, 2013

Jornalistas" ou moços de recados"



Pode parecer duro escrever este titulo , mas de facto começo a ficar cheio de ver tanta incompetência no nosso jornalismo , classe que durante muito tempo contribuiu para a formação de uma sociedade mais informada e mais justa contribuindo assim para a  democracia .

Vem isto a propósito de um texto publicado na pagina do amigo da blogosfera João lima  de um comentário do jornalista da RTP a quando da transmissão da maratona do campeonato do mundo e que aqui transcrevo parte"Mas se o que acabei de dizer é verdade, também não posso ter deixado de ficar indignado com um comentário que Luís Lopes fez na TV2 em plena Maratona do Mundial de Moscovo, quando comparava as maratonas das grandes competições internacionais às chamadas comerciais e referiu que essas apenas tinham milhares de participantes pois eram preenchidas "não por atletas mas sim por corredores de fim-de-semana que em relação ao primeiro classificado não sabem quem é, não querem saber e têm raiva de quem sabe".
De facto que os corredores eram mal tratados pela generalidade da imprensa escrita e falada já sabíamos mas assim desta forma descarada é preciso ter lata.
O PAIS vive uma situação preocupante , a guerra das audiências por vezes leva a que se desinforme em vez de informar , o mais ridículo é que jornalistas que criaram uma certa imagem contribuem para esta situação lamentável , fazendo um serviço de subserviência , mais parecendo "moços de recados".
Não sou nem nunca serei atleta de elite , gosto do desporto em geral , e na minha opinião a divulgação das inúmeras provas que se realizam ao longo do ano pelos principais pontos do pais só iria contribuir  para qualidade de vida das pessoa , fazendo com que muitos se aventurassem  na pratica do exercício físico. Mas não infelizmente quem ler jornais desportivos poucas vezes se fala de corrida , optando na maioria dos dias por divulgar fotos dos chamados famosos   cativando assim os leitores e distorcendo o papel para o qual foram criados , ou seja divulgar e informar tudo o que é desporto.Felizmente que existem hoje outros meios de comunicação que em muito contribuem para a divulgação desta fantástica modalidade  .boas corridas. 

3 comentários:

  1. Pois é, amigo Joaquim, se não fosse a nossa liberdade de poder falar e opinar na internet, a ditadura informativa era completa!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Muito bom teu post. Por aqui, também, não é muito diferente do teu País ... Meu carinho.

    ResponderEliminar
  3. Vai-nos valendo a força da Blogosfera Corredora! Pelo menos agora temos isso!

    ResponderEliminar