quinta-feira, outubro 03, 2013

Afinal o que é melhor para os pés dos corredores....


Estamos num tempo em que se cria competição em tudo , a ganancia ou a necessidade apenas de ser melhor para chegar primeiro em tudo , por vezes ultrapassa conceitos e valores que em nada contribuem para o esclarecimento de uma sociedade que se quer cada vez mais solidaria , sem esse espírito de competição doentia . 

Bem isto a propósito da importância que temos que ter para os nossos pés enquanto praticantes de corrida.Este é um tema em que estou particularmente á vontade pois nos últimos anos tive alguns problemas com os pés e por isso tive necessidade de recorrer a vários profissionais de saúde no sentido de  melhorar o conforto durante a corrida e reduzir ao mínimo a dor constante .
Ora na hora de comprar as sapatilhas de corrida todo o cuidado é pouco e muitas das vezes não se compra o que mais se gosta mas o que melhor se adapta ao nosso pé .Na recente meia maratona de Guimarães  no final , e incluído no kit de participação onde constava para alem da medalha uma "serie"de panfletos de provas de atletismo e de publicidade , um  houve que me chamou a atenção talvez pelo titulo sugestivo "o que é natural é running?
Depois de ler e reler fiquei ainda mais confuso....afinal o que é melhor para os pés dos corredores?Sim porque ao longo dos anos , não só quando compro calçado desportivo como nos diversos artigos relacionados com esta actividade desportiva somos levados para um certo conceito e ao ler este desdobrável fico com opinião completamente diferente , se não vejamos algumas das questões que  a Salmingrunning classifica como "MITOS"
Quanto mais amortecimento menos probabilidade tem de se lesionar -Falso diz a Salmingrunnin
Mudar os sapatos de corrida porque a sola perde o seu efeito de amortecimento -Falso diz Salmingrunnin
Deverá comprar calçado de acordo com o seu tipo de pé-Falso diz a Salmingrunnin
Se for um corredor pesado deverá comprar calçado de corrida com sola mais espessa-Falso diz Salmingrunnin
Estas são apenas algumas das questões que para a maioria dos corredores seriam coisas verdadeiras e que para esta empresa são apenas mitos.Verdade ou não em que ficamos?Certo é que como tenho joanete e um neuroma tenho mesmo que me defender para evitar as dores , no entanto não deixa de ser curioso como este tema é tratado e que convido os meus amigos leitores a ler para ter uma opinião se de facto é mito eu apenas querer vender o seu "produto".Espero como sempre ter sido útil á blogosfera ...e tenham boas corridas com ou sem Mitos.

1 comentário: