sexta-feira, outubro 25, 2013

Historia de vida de uma autentica campeã

apesar de tudo sempre com um sorriso contagiante
Sem duvida que este fantástico mundo das corridas me tem permitido ao longo dos anos um acumular de historias , umas mais interessantes que outras como é óbvio.
Quem me conhece sabe que sou um individuo extrovertido durante as provas , falo com os atletas que me rodeiam como os conhecesse á anos.Ora foi exactamente numa prova em que tinha decidido falar pouco (para não me cansar tanto)que a paginas tantas , e depois de ouvir a conversa de um grupo de atletas comecei a falar com os atletas do Braguinhas Valquíria Silva e José Pereira durante a ultima meia maratona de Ovar.
Como já escrevi aqui no artigo anterior deste Blog , foi uma prova de emoções , provocadas pelas palavras da Valquíria relatando-me algumas situações da sua vida .
No final da prova assim como nos dias que se seguiram troquei algumas mensagens com ela e pedi se me autorizava a escrever sobre a sua historia de vida , que no meu entender  será muito motivador para todos os que tiverem oportunidade de ler.A Valquíria autorizou , assim como me deu mais alguns pormenores ...sobre a sua historia de dor sofrimento mas também de superação.
Ora esta "pequena"grande atleta que vos falo já em pequena gostava de dar umas corridas mas só já com idade adulta se iniciou nas provas .Ao longo da sua vida muito cedo começou a ter problemas de saúde "Aos 18 anos surgi-lhe o tumor no ovário direito que a  colocou em situação bastante delicada,uma vez que teve uma hemorragia interna e ficou quase 3 meses  hospitalizada.os médicos referem que provavelmente isto tenha sido a causa de outras doenças ou sequelas que foram aparecendo daí para frente.Devido a tantas hemorragias começou a ter problemas hematológicos,anemia,leucopenia"
Até que em 2005 depois de tantas vezes a correr para as urgências com mal estar,febre,dores abdominais,estava tão debilitada que ficou  internada no hospital de  Gaia em medicina interna.

A primeira vez foi para estudar a causa de uma febre e anemia que não passava.Mais tarde retiraram-lhe  a vesícula para prevenir uma pancreatite. Na sequência deste internamento,diagnosticaram-me uma doença no sangue,esferocitose (anemia hemolítica ereditária),que causa problemas no fígado,anemia,cansaço,etc…Porém,como andava sempre a queixar-se do estômago,um dia teve uma hemorragia e andou muito mal.Ficou internada numa enfermaria de doentes terminais durante muito tempo.Até que diagnosticaram-lhe um tumor no estômago já muito infiltrado,porém de pequena dimensão.Mas nunca fez  cirurgia para remover,dizem que esta alojado num lugar delicado e que só removendo todo estômago e duodeno ,algo que julgam não ser  capaz de suportar.

Quando em 2007 engravidou ,começou a ter problemas.Propuseram-lhe  interromper,mas não quis!
Correu tudo bem nos dois meses .Mas a partir daí foi uma luta!Passou muito mal,teve anemias graves,infecções renais graves,passou quase toda gravidez internada.Perdeu peso ao invés de ganhar.E começou a ser vigiada pela hematologia.O menino nasceu e foi estudado,também tem esferocitose e já nasceu com um tumor(benigno) no Baço.Mas esta bem.Depois do parto,muito complicado pois teve uma hemorragia.Os  valores baixaram muito(sangue).Foi para o Porto para o instituto de genética.Fez biopsias a medula óssea,estava a iniciar um linfoma. Daí em diante,passou dos 65/ 67 kg para os 41kg.O tumor tinha deixado raízes.Tirou apêndice,um nódulo do nariz,outro da virilha direita,6cm do intestino delgado,ovário direito,útero,e 3 nodulos no abdomem.Nesta cirurgia ao abdomem ficou 15 dias sem comer nem beber ligada a duas máquinas perfusoras.Cheguou aos 40 kg.Quando decidiram leva A VALQUÍRIA  para o bloco para abrir chamaram  a família e disseram que o caso era muito grave.Tinha acusado Carcinomatose no mesentério.Mas conseguiu Porém,os s exames de sangue cada vez agravavam-se mais a nível de glóbulos brancos.Neutropenia.Voltou fazer biopsia a medula óssea,duas,a sangue frio na bacia.A médica disse que tudo apontava para o linfoma tipo B.Fez  tratamento e ficou com um diagnostico de Hipoplasia da Medula Óssea,e por isso é vigiada na hematologia no Hospital São João.Se houver um maior agravamento,só fazendo transplante de medula óssea.Resumindo,tem  pouquíssimas defesas,glóbulos brancos,que a medula não fabrica.E se apanhar uma infecção mais grave não tem como combater.Tudo isso causa muito o desgaste,pois  os médicos dizem que o oxigénio não circula normalmente.
Quanto ao tumor do estômago,vai fazendo tratamento e medicação,e de seis em seis meses faz a eco endoscopia e biopsia.Da ultima vez disseram-lhe  que era muito arriscado mexer pois o problema que tem na medula agravaria a recuperação.Mas se ele aumentar muito ou acusar células más terá que tirar tudo.Agora está a fazer exames,pois apareceu-lhe um tumor no fígado,um nódulo no ovário esquerdo e suspeitam que o tumor na hipófise tenha aumentado,pois as análises acusaram quase 1.500 no valor,quando o normal é menos de 200....com tudo isto a Valquíria  confessa  que está a ficar cansada,mas não desiste de viver.!
Meus caros amigos , foi com esta autentica campeã que corri a minha ultima meia maratona , em Ovar durante a qual tive uma autentica lição do que é efectivamente sofrer,pois quando ás vezes temos um pequeno problema parece que nos cai o mundo em cima e a Valquíria com todo este "historial"não desiste e continua a correr , mesmo contra a vontade dos médicos , se isto não é uma autentica campeã , o que será?Resta-me dizer que terminei com ela a prova em 1h46 :40 um magnifico tempo para quem tem tudo isto e no domingo já terminou outra prova de 12 km em Famalicão  em 56 minutos !Vamos todos espalhar este exemplo de "desistir nunca"e dar um grande alento e muito animo á VALQUÍRIA se Deus quiser ela vai continuar entre nós para nos continuar  a motivar contra as adversidades que nos vão aparecendo.
Quanto a mim deixo publicamente o meu obrigado á Valquíria por me ter permitido publicar este testemunho de superação .

16 comentários:

  1. Grande Valquiria....que exemplo de vida e determinação!! Esta história de vida parece impossível, faz-me pensar e ver que sorte nós temos em ter saúde, que é o bem mais precioso. ... e tens razão Joaquim, e nós por qualquer coisinha andamos sempre a queixar-nos.
    Um abraço para ti e um beijinho para a Valquiria, que tenha força para continuar a sua luta e que seja recompensada por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Carlos que grande exemplo de determinação ,sinto-me muito feliz por a ter conhecido .abraço e continuação de bons treinos para a maratona

      Eliminar
  2. O que se pode dizer em relação a esta grande heroína da vida?

    Sem mais palavras, deixo um grande abraço ao amigo Joaquim e um grande beijinho à campeã Valquíria

    ResponderEliminar
  3. Nossa, VERDADEIA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO, parabéns a ela.

    ResponderEliminar
  4. Quem convive de perto com a Valquíria, não acredita no que aqui descreve, Joaquim. De facto, é a Valquíria quem dá a palavra de "força" a toda a gente, sempre a sorrir, como se na vida não existissem espinhos.
    No domingo passado fez 12 km, alguns dias depois de várias contrariedades, e foi 14ª classificada entre 59 concorrentes.
    De facto, esta é uma história que dá que pensar!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Não existem palavras para descrever esta mulher que é uma força da natureza!!!
    Grande Valquíria!!! Que força de mulher!

    ResponderEliminar
  6. Sem Palavras. Um verdadeiro exemplo de coragem, luta e determinação, e que deve ser seguido por todos nós quando nos depararmos com um obstáculo/dificuldade.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De ACORDO amigo Fernando , por isso decidi escrever e publicar este texto para servir de exemplo e coragem .

      Eliminar
  7. Sem palavras. Essa menina é um grande exemplo de superação. Uma pessoa amiga, humana, corajosa , determinada , linda , guerreira e mãe. Parabéns por tantas vitórias e , com certeza, virão muito mais. Te amo, sua prima estará sempre torcendo por suas conquistas e realizações.

    ResponderEliminar
  8. Uma grande lição de vida para todos nós que julgamos que temos problemas e com esta história só quero que chegue depressa o domingo para conhecer pessoalmente esta GRANDE MULHER , um exemplo de alegria contagiante para todos nós...

    ResponderEliminar
  9. Já me cruzei com a Valquiria em alguns treinos e provas de atletismo, é uma grande Mulher, sempre alegre e bem disposta, ninguém diz os problemas que enfrenta. Grande Valquíria, admiro muito a tua Força e Coragem. Deus te de saúde para que sejas feliz por muitos anos. Obrigado pelo magnifico testemunho Joaquim Costa, estamos todos a torcer por ti Valquíria, bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Ricardo , não podia de escrever algo sobre isto...é uma historia incrivel.abraço

    ResponderEliminar
  11. Nem sei que dizer, achei que era uma simples operação às varizes, lamento, beijinho e melhoras

    ResponderEliminar