terça-feira, janeiro 29, 2013

Porquê tantos a correr no meio da Natureza

Para quem está atento a estas coisas das corridas , certamente já reparou no fenómeno que é actualmente as corridas e caminhadas no meio da natureza.
De facto parece um paradoxo , durante tanto tempo a sociedade foi "direccionada "para o culto do consumismo dentro dos centros comercias .As ultimas duas décadas mostravam um mundo aos quadradinhos  nestes novos "templos"dos tempos modernos que são os famosos centros comercias onde há tudo mas afinal parece que nada há.
Também por cá se assiste a este fenómeno e é com particular  felicidade que vejo  muitos que á bem pouco tempo nada queriam com o desporto , envolvidos num projecto muito competente a todos os níveis trata-se do ADA TRAIL RUNNING grupo que tem organizado varias iniciativas , e aos poucos vai crescendo envolvendo muita juventude  , que é sempre de salutar sinal que as mentalidades estão a mudar e o futuro terá gente mais saudável .
De facto a partilha de experiências dentro do fenómeno desportivo  , aliado a outro fenómeno que são as redes sociais faz crescer este mundo fantástico que é a pratica da actividade física aliado ao conhecimento da natureza que torna na minha opinião numa saudável forma de vida.Esperamos que sejam cada vez mais a aderir a esta forma de estar e viver a vida , até porque os tempos actuais convidam a á mudança.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Corrida Cascais Lisboa a preço de " LUXO"

Numa altura em que todos estamos a passar por apertar o cinto  parece que muitos dos organizadores das provas ainda não tiveram a precessão de como está o estado do País .Senão vejamos , se acho que é um exagero 19 euros para correr a  meia maratona de Lisboa (16 se a inscrição for feita  até 31.1.13) eis que hoje fiquei estupefacto ao ver o preço da clássica Cascais -Lisboa.
De facto nem mais : 30 euros até 31 do 12-12 (a prova é em Abril) 35 euros  até 19 de Abril  de 2013, a prova é a 21 de Abril.
Concerteza que só corre quem quer e pode , mas enquanto amante desta modalidade não posso deixar  passar em claro isto que considero uma autentica disparidade.Só para os mais distraídos a maratona de Sevilha  custa 20 euros !Estamos a falar de uma maratona internacional num país com mais poder de compra e onde o ordenado mínimo é quase o dobro que o nosso.Como dizia o amigo carlos castro do cronicas das corridas provavelmente a inscrição tem incluída pensão completa.Fica aqui o reparo e participará quem quiser e poder.

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Maratona de Sevilha .Aproveite a boleia

Cá está um daqueles programas que eu defendo á muito para todos os atletas que gostam de participar nas melhores provas do mundo.A presença em grupo e as vantagens em termos económicos que dai advêm .A Conhecida atleta Flor Madureira  está a organizar uma viagem  para todos os interessados , aqui fica o "programa  das festas"e quem quiser aproveitar a "boleia"é favor entrar em contacto com  a Flor.
Inscrições na Maratona 20 euros até fim de Janeiro.29 Maratón Ciudad de Sevilla 2013
2 dias de viagem: 23 a 24 fevereiro 2013
1º dia (23 Fev. – Sábado) – PORTO / SEVILHA
Partida às 05h00 (Av. Xanana Gusmão – Sª Hora). Viagem pelo Algarve (Almoço livre) para Sevilha. Instalação no HOTEL DON PACO ***. Jantar e alojamento.
Resto da tarde livre para levantamento de dorsais e visitas a gosto pessoal da Capital da Andaluzia – quarta maior cidade de Espanha e classificada pela UNESCO Património Cultural da Humanidade.
2º dia (24 Fev. – Domingo) – SEVILHA / PORTO
Após o pequeno-almoço, transporte ao local de partida (Estádio de La Cartuja) – MARATONA DE SEVILHA. No final (*calcula-se após 4h30m), Tempo para banho (disponibilizado pela organização) e almoço livre. Em hora a determinar localmente, viagem de regresso por Badajoz e Elvas (Jantar livre) para o Porto. Chegada a madrugada do dia 25.

Hotel a utilizar:
Hotel Don Paco *** – Plaza Padre Jerónimo de Córdoba, 4-5 – Telef. (0034) 954 506 999

El centro histórico de Sevilla es el mayor de Europa, es el auténtico corazón de esta ciudad única. En el se encuentran toda su riqueza artística y cultural y Hotel DON PACO.

Desde su privilegiada situación, usted vivirá con mayor intensidad los días que pase aquí, porque a menos de 10 minutos de grato paseo está todo -y es mucho- lo que le interesa conocer.
Elija la confortabilidad de Hotel DON PACO, disfrutará de sus renovadas instalaciones y del trato más exquisito y se llevará a Sevilla en el corazón.
CONDIÇÕES DA VIAGEM:
Preço por pessoa
(para grupo de 41 a 50 participantes) …………………………………………………….. € 95,00
NOTA: A viagem fica condicionada ao número de viajantes (mínimo 40 pessoas)

INCLUINDO: Transporte; Estada em hotel de 3 estrelas, com alojamento em quartos duplos ou triplos, em regime de meia pensão (jantar, alojamento e pequeno-almoço) conforme
programa
EXCUINDO: Inscrição na Maratona e tudo que é omisso no programa acima.

Contatos:Flor Madureira 961732542 -Paulo Rodrigues 938760671-Floriano Arantes 931738462
Gosto ·  · 

segunda-feira, janeiro 21, 2013

A vantagem de correr com chuva

a"nossa "meia 
Não é segredo para quem me conhece , eu gosto de chuva , sim mesmo muito de chuva.Correr com chuva é para mim uma sensação especial , (se for chuva que se aguente claro).Depois de ler os inúmeros comentários sobre a prova de ontem  ,a meia maratona de Viana do castelo , chego á conclusão que salvo raras excepções todos os participantes melhoraram o seu tempo nesta prova , alguns mesmo bateram os seus recordes pessoais.Estou em querer que para alem da preparação que cada um fez , as condições climatéricas contribuíram e de que maneira para tal facto.O tempo seco e quente não contribui em nada , em especial para atletas como eu (que é a maioria )que levam na desportiva esta coisa fantástica das corridas.
Também eu ontem corri meia maratona , este ano não fui a Viana , mas decidi correr no local habitual dos treinos longos a mesma distancia.Assim á hora habitual (9h)iniciei o treino com a Natércia mais o amigo Paulo Abreu , a chuva miudinha augurava um treino "á maneira" tal como eu gosto.O ritmo era como sempre lento , tem que haver fôlego para correr , conversar , e apreciar a paisagem.Á medida que os km iam passando aquela fantástica sensação , indescritível e só possível de sentir para quem gosta.Pouco transito , a chuva começou a cair com mais intensidade mas nada que não se aguenta-se .Para mim a diferença entre correr com chuva ou tempo seco é enorme , não consigo tirar o mesmo prazer da corrida.Foi uma agradável manhã sempre em amena cavaqueira e no final apesar de ter pena de não ter ido a Viana , ficamos com uma agradável sensação pois afinal de contas também corremos a "nossa"meia maratona em 1:54:53.

sexta-feira, janeiro 18, 2013

LANCE ARMSTRONG: Excepção ou regra ?

este é o  Doping da região de amarante
muito e de boa qualidade
O Mundo do desporto anda por estes dias estupefacto com a tão famosa entrevista de Lanc Amstrong a Oprah Winfrey .Aquele que foi considerado como um dos melhores desportistas de sempre conquistando 7 voltas á França  veio por estes dias dizer que afinal tudo aquilo era fruto de substancias dopantes.Enquanto desportista e amante de quase todos os desportos fico como é óbvio triste , pois também eu me habituei a admirar este ciclista .Á muito que se fala de Doping no desporto , existe até quem diga que na alta competição é uma regra , por isso a pergunta que se impõe :Lance Armstrong é uma excepção  , ou o rosto de uma regra ? Sou e sempre serei a favor do desporto limpo , sem truques , todos os que atingem um patamar elevado sabem que têm uma grande responsabilidade social , e não se podem dar ao luxo de desiludir tantos e tantos que os vêm como seus ídolos.A este prepositivo  deixo aqui um comentário do Jorge Branco na pagina  da spiridon  e que de alguma forma diz tudo o que eu penso no que á minha presente pratica do desporto diz respeito:  


"Cada vez se torna mais complicado ter ídolos a nível dos atletas da alta competição na certeza de que esses mesmos atletas estejam “limpos”.
Talvez mais que admirar ídolos, que muitas vezes podem ter pés de barro, resta-nos a prática da corrida pelo simples prazer que ela nos transmite.

Mas será que só na frente dos pelotões se encontram atletas que recorrem ao doping?
Se calhar caso fossem feitas análises a corredores mais do fundo do pelotão iríamos ter umas tristes surpresas...Por mim deixei de idolatrar ídolos, limito-me as minhas corridinhas na busca da saúde e de alguma paz interior."(Jorge Branco)

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Os "xicos"espertos da corrida

frente da corrida de S.Domingos de Benfica
 onde se pode ver o "xico"esperto
Pois é como em tudo na vida , também a corrida tem os chamados "xicos" espertos aqueles que pensam e agem  sempre no sentido inverso , pensando eles que todos os que os rodeiam são tolinhos.
Um artigo do nosso amigo João Lima sobre a corrida de domingo  que este ano tinha a particularidade de ser palco do campeonato nacional de estrada , e onde pelos vistos apareceu mais um cromo os que eu chamo xicos espertos da corrida.
De facto também sou dos que penso que cada qual deve partir no lugar que pensa pertencer .Recentemente algumas organizações optaram (e bem)por atribuir para cada tempo um sector especifico , permitindo assim que a partida seja mais selectiva não prejudicando os objectivos que cada um tem para uma determinada prova.Por isso achei pertinente este tipo de denuncias , pois pode ser que os visados tenham alguma vergonha e no futuro tenham mais respeito pelos intervenientes nas respectivas provas.Outro aspecto que este tipo de "xicos"espertos também costumam praticar é encurtar os percursos , ainda recentemente em várias  provas isso se verificou .O mais engraçado é que ainda têm a lata de se gabarem á sociedade dos tempos que fazem , quando na realidade só correm metade do percurso.Vou dar o exemplo de um  caso conhecidos  , na maratona do porto de 2010 um desses "xicos"na ponte D.Luis não foi ao Freixo  poupando assim cerca de 8km , no final chegou á frente de outro atleta (claro está conhecido) que em Gaia já levava um km de avanço .Na corrida como na vida a honestidade é um património sem preço , e viver de aparências deve ser no meu entender muito , mas muito triste.

sábado, janeiro 12, 2013

Está um dia maravilhoso...

o nosso treino num dia ...maravilhoso

Afinal o que é um dia maravilhoso?Com sol , com chuva ..?Pois bem , a semana não correu muito bem no que a treinos diz respeito.A minha amiga hérnia resolveu regressar a meio da semana condicionando assim os meus planos .Por isso apenas dois pequenos treinos e mesmo assim com alguma dificuldade.Parar , nem mais esta é solução  , mais barata e mais aconselhável.
Hoje estava na duvida se devia ir correr , pois não sabia qual seria a reacção ao esforço , por isso mantive a duvida até á ultima hora.Quando não temos confiança  , falta motivação , falta tudo...mas eis que como que um clik tudo muda.
Ainda o dia estava uma criança e recebo uma mensagem  :Bom dia , tudo bem?vamos treinar?está um dia maravilhoso.Ainda embrulhado nos lençóis lá fiquei a pensar , tenho mesmo que ir.
Toca a levantar e ganhar coragem , até que quando vou a sair de casa vejo que esta a chover ....! E logo fiquei a pensar na mensagem do meu amigo de treino dizendo que estava um dia maravilhoso.
Pois é a chuva é para mim tão importante como o sol para a maioria das pessoas , quem me conhece bem sabe que gosto de correr com chuva e detesto correr com sol(principalmente com o calor)por isso o companheiro das corridas me disse está um dia maravilhoso...de facto assim foi , o treino foi fantástico , as dores aguentaram-se e no final aquele sabor especial que se sente quando tudo corre bem , uma agradável sensação de liberdade , só possivel porque alguém percebeu o que é para mim um dia maravilhoso...a isto se chama cumplicidade e amizade.A corrida também serve para a partilha destes momentos , autênticos troféus que ficam com lugar especial na vitrina de recordações .
Foi um treino longo e agradável , 16km  , sempre com muita conversa , que fez com que as dificuldades fossem ultrapassadas .A isto eu chamo eu dia maravilhoso.

terça-feira, janeiro 08, 2013

Mudar de vida com a Corrida


Partilho este texto interessante para todos os que estão a pensar  iniciar a corrida.Num ano que se antevê difícil para todos  é provavelmente uma boa altura para aliviar o stress e mudar de vida.
"É um desporto  de fácil acesso e todos podem praticar, excepto alguns casos. Você pode praticar em academias, parque e ruas, não tem desculpa!Muitas pessoas são viciadas em corrida, mas você deve estar pensando agora: “Será que correr é tão bom assim? Será que eu aguentaria correr?”A resposta é sim! Correr é bom e vicia e você pode fazer também! Esse vício traz muitos benefícios à saúde e você só perde se não experimentar.No início da actividade você pode sentir um pouco de dificuldade por ser uma modalidade que requer muito esforço do seu organismo. O coração irá bater mais forte e as células irão precisar de mais oxigênio e de nutrientes para funcionar normalmente. Isso é absolutamente normal!O seu organismo precisa adaptar-se, assim como em qualquer outra modalidade. O segredo é não desistir no início, lute, passe por esse obstáculo. Lembre-se que a fase de adaptação não é apenas no primeiro dia. Ela é gradativa e necessária para promover o condicionamento físico.Para você que é sedentário de carteirinha, opte por começar com uma caminhada e aos poucos vá aumentando gradativamente a intensidade e a duração do seu treino. Mas se você já está acostumado coma caminhada em ritmo acelerado, tente a corrida começando por pequenos trotes.
Benefícios da Corrida:• Melhora o condicionamento cárdio-respirtório• Contribui para perda de peso
• Alivia e previne o stresse e a insónia• Contribui para o fortalecimento dos ossos, músculos, ligamentos e tendões
• Melhora o humor e o ânimo
• Modela o corpo e reduz a celulite
Dicas BásicasDurante a corrida a respiração deve ser lenta e profunda, assim você poderá inalar e absorver melhor o oxigénio. Inspire e expire ritmada mente.Se você correr em média 1 hora, poderá perder em torno de 600 a 800 calorias. Mas isso é relativo, pois a perda de calorias depende da intensidade do exercício e do condicionamento físico de cada pessoa.Correr consome muita água e sais minerais, gastando em media 300 mililitros para 30 minutos de corrida sem interrupção. Portanto, tome água antes, durante e após a actividade.Se ligue em seu ténis. Substitua o ténis de corrida a cada 6 meses, pois o amortecimento fica comprometido e pode ocorrer maior impacto sobre tornozelos e joelhos.Como toda actividade física, a corrida tem seus benefícios, mas se for praticada em excessos pode gerar lesões. Alterne os dias de corrida para promover o descanso da musculatura solicitada: pernas e glúteos.
Antes de praticar qualquer actividade física, consulte seu médico. Faça uma avaliação cardiológica e em seguida procure um educador físico para avaliá-lo fisicamente e prescrever seu treinamento para corrida.

Dicas Rápidas
☺ Não esqueça de se aquecer e alongar, respectivamente, antes e após a actividade.
☺ Durma em media 8 horas.
☺ Respeite seus limites: se sentir dores pare o exercício.
☺ Se possível corra pela manhã, pois o corpo esta com mais energia.
☺ Mantenha constância no horário. Dê prioridade a seu treino."
texto publicado em :cuidando do corpo .com

sexta-feira, janeiro 04, 2013

A Droga dos Corredores

Este é um dos locais  onde eu  treino ,
e também aqui já senti  as agradaveis sensações
 que a corrida nos proporciona
Era mais um simples treino ...Um dos muitos que Pedro tinha por Hábito fazer ao longo do mês.Naquele dia , a sessão prevista apontava para 50 minutos de corrida lenta no circuito habitual, que tinha o parque arborizado de Sintra por cenário .Só , como sempre , Pedro lá foi nas suas pequenas ritmadas passadas , tal como sempre fazia, e deixando o tempo escoar-se enquanto o seu corpo respirava os bons e puros ares da serra.
O relógio no pulso era o único instrumento de medida que transportava, mas, na verdade,para nada lhe servia pois desde há muito que sabia estar o seu treino terminado ao cabo de três voltas e mais uma de aceleração final ao longo do lago.
A primeira volta foi completamente em jeito de rotina e segunda também o deveria ser.No entanto , algo de estranho aconteceu quando estava prestes a terminá-la .O seu ritmo de respiração passou a ficar incompreensivelmente mais pausado , as pulsações deram sinal de abrandamento e uma agradável euforia invadiu-lhe todo o corpo...
Num ano que levava de treino de corrida ,nunca tinha sentido tudo aquilo.A primeira interrogação que fez a si próprio foi direitinha para a alimentação:
-Que terei eu comido ao almoço para ficar assim ?
Um a um , lá foi inventariando os alimentos ingeridos , mas tudo lhe parecia normal, não obstante essa maravilhosa sensação de euforia  continuar a acompanha- lo em cada uma das suas passadas .Dir-se-ia que o treino tinha começado , apenas e só naquele momento.As pernas "estavam no óleo os movimentos fluíam com facilidade ate ai nunca sentida .Aos poucos , foi aumentando o ritmo , talvez com receio , mas a verdade é que  o corpo lhe pedia mais, muito mais.
O estranho de tudo isso é que a sua respiração continuava absolutamente normal , como se estivesse a correr em andamento muito lento e ,no entanto , as suas passadas já eram vigorosas...
Quando terminou o circuito , continuou a sentir uma estranha felicidade e um bem- estar difíceis  de explicar , e o resto daquele dia , mesmo os factos mais aborrecidos que pudessem ter surgido, como as eternas filas de automóveis no percurso de regresso a casa, foram "digeridas"com  um prazer bem pouco habitual.
Texto Publicado na Revista Spiridon nº202
A onda de bem-estar que envolve o nosso Pedro (naturalmente nome e historia fictícia )certamente que já atingiu muitos de nos .É por isso com prazer que faço questão de partilhar com todos esta "onda"que funciona como uma droga para os corredores.

quinta-feira, janeiro 03, 2013

Correr sozinho ou em Grupo e onde ...?

percurso urbano ontem percorrido  pelo
nosso grupo de treino
Muitas são as teorias sobre este tema , Correr só ou acompanhado.A corrida é de facto uma actividade que se pode encarar com  autentica liberdade no que á sua pratica diz respeito.Quando comecei a correr com regularidade foi em grupo e ainda hoje me recordo do dia em que pela primeira vez corri sozinho.Muitos atletas dizem que sozinho custa muito mais , menos motivação em especial para tomar a iniciativa de começar.Confesso que na maioria das vezes prefiro correr acompanhado , em especial quando temos a sorte de ter companheiros de treino que comungam das mesmas ideias , do mesmo espírito com que deve no meu entender ser encarada a corrida a este nível. Quem corre com objectivos competitivos , correr sozinho aumenta ainda mais a sua capacidade de sacrifício .Quantas vezes quando ando correr passam por mim outros atletas , alguns profissionais do atletismo , calculo quanto não será difícil levar uma vida diária de autentica competição para se atingirem os objectivos desejados , ás vezes me interrogo se terão prazer na corrida.
Outro dos obstáculos com que os atletas se debatem , e aqui seja qual for o nível competitivo é os percursos de treino.As diferentes estações do ano fazem com os mesmos sejam alterados em função de vários factores , como o calor , o frio , a luz e segurança.
No que a isso diz respeito não estamos muito beneficiados , pois as alternativas são poucas e o ideal para quem treina á noite no inverno poucas mais restam que os percursos urbanos.
Por isso , se está a pensar começar a correr é bom que saiba que a corrida tem muitos aspectos que são importantes para o desempenho que no meu entender quando praticado de uma forma saudável e dentro das capacidades de cada um é uma grande terapia para o equilíbrio físico e mental.

quarta-feira, janeiro 02, 2013

Corridas e Suadelas

Corridas e Suadelas , assim nasceu mais um blog a falar de corridas.De facto quem anda por gosto não cansa e quando se gosta de alguma coisa tudo se faz para que a mesma seja extensiva ao maior numero possível de pessoas, é concerteza com este espírito que Elisabete Ribeiro criou este espaço virtual onde a partir de agora vai partilhar as suas aventuras no mundo da corrida e de todos os que acompanham neste fenómeno natural que tanto bem faz ao corpo e á mente.
Quem me conhece sabe que gosto de gente assim  "Pra frentex" .Por isso é com  muito gosto que vejo esta jovem recém chegada ás corridas(se não estou em erro são 18 meses) fazer muito mais pela sua divulgação que muitos velhos do Restelo que em tantos anos nada fizeram apenas guardando para si um património que julgam ser seu.Dou também os meus parabéns ao velho "dinossauro"do atletismo em Amarante que é Jaime Pereira  que respondeu ao repto de arranjar nome para o blog e com a espontaneidade que se lhe reconhece lá saiu corridas e suadelas.
Fica assim mais um espaço disponível para todos os que a partir de agora queiram visitar e ler os textos da "senhora professora".