segunda-feira, 28 de abril de 2014

A importância da Televisão no progresso da corrida

OS MEUS 10 SEGUNDOS DE FAMA...
COM O MANUEL E A NATÉRCIA
Hoje em dia a comunicação é algo que nenhuma empresa , instituição ou clube desportivo pode descurar para a divulgação dos seus serviços ou eventos.
A comunicação está em todo o lado e tudo corre á velocidade da luz , por exemplo quando participamos numa prova independentemente dos objectivos de cada um quem é que não gosta de consultar as paginas das organizações para saber a classificação ? todos penso eu .
Quanto foi importante toda a dinâmica criada ao longo dos anos por aquele espectáculo que todos os anos nos é apresentado aquando da meia maratona de Lisboa com milhares de pessoas a passar a ponte , estou em querer que em muito contribui para que muitos se aventurassem, a correr.
Tudo isto vem a propósito de uma recente prova em que participei a Corrida Liberty que para alem de uma grande cobertura jornalística teve a televisão a abrilhantar aquela grande mola humana que naquela manhã fantástica invadiu Paredes , ironia do destino fui surpreendido pela reportagem da RTP assim como o meu grupo de amigos e para dar umas palavras sobre este fenómeno que é a corrida , tive assim como alguém disse os meus 10 segundos de fama ....
Esperamos pois que no futuro a contribuição da televisão faça da corrida  o desporto mais praticado em Portugal .
Para quem quizer ver aqui a reportagem do minuto 19...aqui
Boas corridas.

sábado, 26 de abril de 2014

Não entregamos kits no dia do evento.

Este é o exemplo mais recente
O tema que hoje trago até vós é estou certo  um assunto que interessa a muitos dos corredores .A participação numa prova de atletismo nos dias que correm já é uma decisão que tem que ser ponderada tal são os custos que estão adjacentes á participação desde logo os custos com a inscrição e a deslocação.

Vem isto a propósito de muitas provas terem adoptado a ideia de não entregar os kits de participação no dia da prova.
Ainda esta semana quando consultava o regulamento de mais uma prova para eventualmente participar eis que lá estava "não entregamos kits no dia do evento.
Penso que com a tecnologia que hoje existe não se justifica que os atletas tenham que de véspera se deslocarem para a recolha do respectivo dorsal para correr no dia seguinte.
No meu caso e de muitos atletas da minha zona de residência o que acontece é que temos mesmo de pensar duas vezes para participar , caso contrario a  participação já se pode considerar um "luxo"tal são os custos que acarretam para os atletas.
Imaginem por exemplo uma prova que fica a 100km da residência se a tivermos que fazer quatro vezes ?
(2 para cada lado) já viram por quanto fica a participação numa prova destas ?Estou por isso a "boicotar" todas as provas em que no regulamento esteja esta exigência por parte das organizações pois não posso nesta fase consumir artigos de luxo...embora precise muito de correr.A todos boas corridas.

domingo, 13 de abril de 2014

Corrida Solidaria de PAREDES a minha prenda de aniversario

 a prenda da Natércia á chegada
O dia de aniversario sempre foi para mim apenas mais um dia , vivo os dias sempre como se fosse o ultimo , com a mesma intensidade , disposição e amor á vida , correr é algo que me "transcende"que me faz valorizar esta passagem "terrena".Assim foi hoje na simpática e jovem cidade de Paredes , numa prova organizada pela Runporto que se intitulava de corrida solidaria em que parte da receita revertia para a corporação local dos bombeiros voluntários.Apesar de não ser das corridas que mais gosto (gosto de resistência , corridas mais longas)lá fui com a Natércia e mais uns amigos participar .A prova foi um pouco dura com muitas subidas que com o calor que se fazia sentir tornou difícil aquilo que á partida parecia fácil.                           Inicialmente anunciada como prova de 10km acabou por ter 10.700km , este pormenor a juntar ao facto da prova não estar marcada foram os únicos aspectos negativos numa organização quase perfeita que de certeza deixaram felizes os cerca de 2200 participantes (600 na corrida 1600 na caminhada).
com os amigos Manuel e Vitor

A mim pessoalmente correu dentro do que posso neste momento , e como diz o povo quem dá o que tem a  mais não é obrigado... .foi a minha primeira prova depois de fazer á dois dias 46 anos e por isso a encarei como a minha prenda de aniversario.
A Natércia sentiu muito o calor e por precaução fez algumas subidas a passo pois o importante é terminar bem e nunca desistir.
Quanto aos outros amigos amarantinos terminaram muito bem com destaque para os jovens Ismael e Filipe Coutinho que terminaram no top 10 respectivamente na 7º e 9ª posição na geral.
2200 participantes em Paredes 
Mais uma corrida  terminada com a mesma disposição sempre com um sorriso e na esperança de continuar a fazer uma das coisas boas que a vida nos proporciona .
Resultados da prova  AQUI

terça-feira, 1 de abril de 2014

BATOTEIROS


Pois é nem de prepositivo hoje é dia um de Abril e resolvi escrever este post em "homenagem"aos batoteiros.

Sou e sempre serei pela verdade desportiva (e não só desportiva) por isso não gosto de ver ninguém a armar-se em Chico espertos usando variadíssimas artimanhas para atingir os seus objectivos.
Muitas das vezes fui confrontado com resultados em que me custava a acreditar , não porque tivesse algum problema por ver os outros fazerem melhor que eu (eu só  faço competição comigo próprio)mas  porque sou a favor de tudo limpinho ...
Á uns anos corria eu na meia maratona da sportzone Quando por volta do km 9 me cruzo com dois atletas que corriam  para o km 7...depois de passar a ponte e virar á direita em direcção ao Freixo fiz tal como todos (ou quase todos)o retorno em direcção ao jardim do calem , eis o meu espanto quando ultrapasso os ditos atletas por volta do km 18 !Fiquei perplexo e a pensar onde me teriam passado pois não é facil recuperar 2km em tão pouco tempo, no final desconfiei e tive o cuidado de ver as passagens desses dois "artistas"e o certo é que não tinham virado direita no final da ponte mas sim á esquerda cortando assim 5km!
Escusado será dizer que conheço bem estas "peças"e no ano seguinte fizeram o mesmo na maratona.
O meu amigo da blogosfera  JoãoLima escreve  a este respeito um excelente texto referente á  ultima meia maratona de Lisboa onde foram desclassificados  241 corredores.
Também na Maratona de Roma aconteceu o mesmo , assim como um atleta que tentou bater o seu recorde correndo de ...bicicleta.
São exemplos como estes que aos poucos as novas tecnologias estão a pôr  a nu contribuindo para que a corrida seja um espaço saudável onde cada um possa fazer o seu melhor dentro da legalidade.