quinta-feira, 29 de maio de 2014

O TRAIL ESTÁ NA MODA

Descobrir a Natureza através da corrida
Quem diria que a corrida na natureza se revela-se por estes tempos uma autentica loucura.No recente ultratrailmarao que se realizou no inicio de Maio tive oportunidade de estar presente na zona de chegada dos atletas onde pude ver e rever alguns amigos da corrida , muitos deles que já não via á muito e não os via por uma razão muito simples , abandonaram por completo a corrida de estrada.
De facto são ás dezenas os anúncios quase diários de novas provas de trail e montanha , eu próprio sou solicitado por vários contactos para participar e promover este tipo de eventos .
Como é óbvio questionei vários atletas do motivo de se mudarem para  o trail , as respostas quase todas convergiam na mesma direcção , ou seja o prazer que é correr na natureza com ritmos mais lentos que não levam os atletas á exaustão como por norma acontece na estrada , permitindo usufruir ao máximo do prazer da corrida no meio da natureza.
 A minha pouca experiencia neste tipo de provas (só tenho duas e curtas) também me levam a ter a mesma opinião até porque chegamos a uma fase da vida em que queremos ao máximo tirar partido de tudo o que esta obra admirável que é a natureza nos dá.
Estou por isso tentado a entrar nesta aventura seguindo o meu lema de corrida que é correr por gosto aliando o prazer da corrida com o desfrutar da natureza e convívio são e saudável que estes eventos nos proporcionam .
Espero por isso em breve contar aqui a minha experiencia no trail que seja a continuidade deste magnifico desporto que é a corrida que contribui e muito para um corpo e uma menta sã .Boas corridas.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

30º Meia Maratona de Cortegaça , tudo para ser grande..

ás 10  h o cenário era este...
Mais uma participação na meia maratona de Cortegaça , desta feita foi a minha 6ª participação neste que considero ser dos melhores percursos para se correr uma meia maratona.
Parti como sempre com os meus "actuais" objectivos de participar e de ter uma prestação que corresponde-se ao que de momento quero e posso.
Queria correr para não sofrer por isso o objectivo era 5 por km , consegui terminei com media de 4:57.
Por isso foi tudo perfeito desde logo a nossa chegada ao local na companhia dos meus amigos de equipa muito em especial O Amigo Miranda com quem fiz a viagem.Quando cheguei a experiencia dizia-me que teríamos problemas com o inicio da prova tal era o aglomerado de pessoas junto á sede os falta de ar clube que organiza a prova.
De facto a prova é fantástica com um enquadramento natural  invejável  , mas a organização não evoluiu ao longo destes 30 anos , em todos os pormenores se nota muito amadorismo e assim é difícil dar seguimento e projecção a uma prova que tem tudo para ser das melhores de Portugal.
Tal como previa a prova foi só se iniciou ás 10h30 e não ás 10h  como estava previsto , esperamos que na próxima edição sejam respeitados os horários  para dar credibilidade á prova.
No que toca á corrida foi lindo ver mais de um milhar de pessoas a entrar pela floresta de cortegaça  dando um colorido magnifico neste ambiente natural que liga o mar a terra e a floresta.
A nossa equipa cumpriu , todos terminaram bem dentro do que as suas possibilidades do momento permitem , continuamos na corrida como uma saudável forma de estar na vida em que o convívio e a amizade andam de mãos dadas com a actividade física .
De negativo apenas o pormenor da prova se ter atrasado 30 minutos , de resto muita alegria e boa disposição entre todos os participantes fazendo desta prova  mais uma grande manifestação desportiva que junta gerações , homens e mulheres , velhos e novos mas todos com um espírito muito positivo.Parabéns a todos e até á próxima corrida.
Todos os Resultados da prova AQUI

terça-feira, 6 de maio de 2014

1ª D´Ouro Run Gondomar , mais uma prova de 15 km no calendário de provas de estrada

Com vista para o Rio D´Ouro, a correr ou a caminhar em Gondomar eu vou estar! 

Gondomar recebe no dia 29 de Junho de 2014 a 1ª D´Ouro Run Gondomar que se vai realizar na estrada marginal do Município, entre S. Cosme e a Foz do Sousa, uma organização do Município de  Gondomar e da EventSport. A corrida de 15 Km e a caminhada de 5 Km têm como pano de fundo a extraordinária beleza do Rio Douro.É ao longo das margens do rio que encontramos paisagens únicas, deslumbrantes e de rara beleza com um microclima propício à prática do desporto, com um percurso rápido e plano, ideal para os participantes melhorarem as suas marcas pessoais.Num local que pretende ser uma referência no turismo da região, a estrada de Entre-os-Rios possui todas as condições necessárias para proporcionar longos momentos de lazer a quem visita Gondomar, graças a uma marginal fabulosa, com magnificas praias fluviais e uma gastronomia ímpar. Com a imagem de Gondomar é D´Ouro, a organização pretende proporcionar momentos únicos aos cerca de 2000 participantes que esperam ter neste evento com uma corrida de 15 Km e uma caminhada de 5 Km que se espera que seja uma verdadeira festa dos amantes do desporto.