sábado, março 21, 2015

O contraste do "nosso"atletismo


É um assunto pertinente e que decidi falar sobre ele tal é no meu entender um autentico atentado á modalidade que eu tanto gosto e na qual me habituei a ver autenticas referencias do desporto em Portugal , das poucas que nos deram alegrias alem fronteiras num passado não muito longínquo.

Portugal não se fará representar por qualquer atleta nas provas de seniores dos campeonatos do mundo de corta- mato que terão lugar na China , o que sucede pela primeira vez nos últimos 40 ANOS !
Os argumentos apresentados são ridículos , pois estamos falar de representação ao mais alto nível em representação de um País com provas dadas nesta modalidade .

Deixar de participar por falta de meios económicos ou porque os atletas têm os seus interesses á frente dos de representar Portugal é digno de um país que não tem qualquer perspectiva  nem visão de futuro no que a esta modalidade diz respeito.

Em contraponto com esta realidade temos as provas populares de estrada e de trail que em Portugal estão com um crescimento incrível em nada comparável com outra modalidade .

A prova desta realidade é a Meia Maratona de Lisboa que se realiza este fim de semana que segundo os seus organizadores tem 15 mil inscritos na prova rainha dos 21 097 metros.
A confirmar-se estes números é uma subida extraordinária a provar que os Portugueses(e não só) estão cada vez mais a tentar longas distancias.
Participei pela primeira vez nesta prova em 2006 e nesse ano foram 4198 a cortar a meta (terminei em 1390) o que dá para ver que em apenas 9 anos são quase mais 10 000 mil!!!

E depois desta reflexão apenas desejo que no futuro possamos ter atletas seniores a representar Portugal e que a 25ª edição da meia maratona de Lisboa seja uma autentica festa da corrida.
(este ano infelizmente não vou estar presente)
Boas corridas.




2 comentários:

  1. Curiosamente a Meia de 2006, onde participaste pela primeira vez, foi a minha estreia em corridas (mas apenas na Mini). Faz dia 26, 9 anos

    Um abraço

    ps - Quanto ao resto, é lamentável não termos representação. Tudo tem que ser repensado

    ResponderEliminar