segunda-feira, maio 18, 2015

10ª Meia Maratona Douro Vinhateiro , A CORRIDA MAIS QUENTE DO MUNDO

O PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO
Realizou-se este domingo 17 de maio de 2015,com inicio na  Barragem de Bagaúste e chegada na Cidade da Régua a 10ª Meia Maratona Douro Vinhateiro Mini Maratona (6km), Meia Maratona em Cadeira de Rodas (21km) e ainda Campeonato do Mundo INAS. 
A prova auto denominada "a corrida mais bela do mundo"bem se pode dizer que foi a corrida mais quente do mundo tal a temperatura que se verificou á hora da prova ,33º.
Desde 2010 que não participava nesta prova , na altura disse a mim mesmo que jamais voltaria tal foi o susto que apanhei no famoso ano da falta de agua e com uma temperatura também muito alta ...mas a pedido de alguns amigos e da Natércia que nunca lá tinham corrido resolvi voltar onde encontrei os mesmos defeitos e as mesmas virtudes, com algumas excepções.
Comecei por participar ainda a prova não tinha esta envergadura mediática , na altura foi a 3ª edição e eram apenas 300 atletas com a prova a iniciar poucos km antes do Pinhão e em OUTUBRO!
 Curiosamente foi nesta edição que bati o meu recorde pessoal , marca que nunca mais consegui baixar (1:31:17)mas isso agora para mim também é  pouco relevante , mas o facto da prova se realizar em Outubro fez toda a diferença.
Todos sabemos o micro clima que esta região tem , a corrida tem lugar no coração do Douro Vinhateiro, a Região Demarcada Mais Antiga do Mundo, Património Mundial, que faz deste um dos lugares mais belos do mundo.
Na corrida de ontem foi impressionante a mola humana que se apresentou na Régua , o mediatismo da prova com a Televisão a transmitir em directo fez da Régua durante algumas horas a capital da corrida.
Quanto á nossa prova ...o calor é meu inimigo , já sabia mas não contava com tanto calor e partir dos 12km desistir de correr dentro do meu objectivo (1:45)as pernas queriam mas a respiração era demasiado rápida para quem gosta como eu de correr por prazer , parei bebi agua e continuei sempre a um ritmo que me permiti-se acabar bem.Honestamente não tenho a certeza do tempo , ainda não estão publicados os tempo oficiais , tempo chip , até porque parti no fim e demorei 4 minutos até á linha de partida.A Natércia que correu com uma missão muito especifica  ,nunca mais correu desde que faleceu a mãe e resolveu correr mesmo sem grandes condições físicas em sua homenagem.Terminou  bem e com a missão cumprida.
O resto do grupo portou-se altamente , todos a muito bom nível apesar das dificuldades causadas pelo intenso calor.
A ORGANIZAÇÃO
Reconheço que a organização se esforçou para que nada falta-se aos atletas . muita agua e abastecimentos intermédios e muitos chuveiros...mas no meu entender a data e a hora da prova terão que ser repensados , talvez voltar ao mês de Outubro.
So para terem uma noção nunca vi tanta gente a caminhar numa prova logo a partir dos 10km...
Os vencedores
A prova foi ganha por um amarantino , RUI Teixeira  seguido de Rui Pedro Silva e José Moreira na segunda e terceira posição respectivamente
Terminaram a prova 2806 atletas .
E Pronto em linhas gerais esta é a historia da minha 50ª meia maratona , agradeço aos meus amigos que me proporcionaram um dia muito agradável e de convívio durante a tarde junto ao Douro onde estivemos a confraternizar porque tal como o lema desta equipa "correr é muito mais que suar".


A todos boas corridas.







3 comentários:

  1. Pois. é sempre um problema a data. E em Outubro também pode estar calor e frio em Maio. Com o radical como anda o tempo, nunca se sabe.

    Um abraço e continuação de boas corridas

    ResponderEliminar
  2. Estas mesmas situações por aqui também ocorrem ...

    ResponderEliminar
  3. Com essas condições é muito difícil! "As pernas querem mas a respiração não deixa!"
    Nem mais!

    Parabéns pela coragem de enfrentar o calor numa meia-maratona!

    Abraço

    ResponderEliminar