domingo, 24 de maio de 2015

Ainda a Meia Maratona do Douro...







Atleta "escoltado" 



A NOSSA EQUIPA AQUI MUITO BEM REPRESENTADA



A Natércia mesmo terminando com o seu pior tempo em meias maratonas
 celebrou como se de uma vitoria se trata-se tendo
 em conta os últimos acontecimentos
 que a vão impedindo de correr como ela gosta

A nossa participação na Meia Maratona do Douro Vinhateiro provou que correr para nós é mesmo muito mais que suar , aproveitamos estes momentos que nos é proporcionado pela corrida para confraternizar com os elementos que habitualmente se encontram com o pretexto da corrida mas que afinal pretende também reforçar a amizade entre as pessoas coisa muito rara nos tempos que correm , pois a sociedade esta no meu entender a ficar muito individualizada para não dizer cada vez mais egoísta em que cada um olha apenas para si próprio esquecendo valores que fazem e valorizam a nossa existência.
O DESPORTO a este nível tem forçosamente que passar também por aqui , não descurando como é óbvio  aqueles que gostam de associar também a vertente competitiva.



o "nosso agente secreto"
o convívio no final junto ao Douro
São sem duvida estes acontecimentos que valorizam e engrandecem as relações entre as pessoas através deste fantástico "veiculo"que é o Desporto.
A todos boas corridas .


segunda-feira, 18 de maio de 2015

10ª Meia Maratona Douro Vinhateiro , A CORRIDA MAIS QUENTE DO MUNDO

O PRÉMIO DE PARTICIPAÇÃO
Realizou-se este domingo 17 de maio de 2015,com inicio na  Barragem de Bagaúste e chegada na Cidade da Régua a 10ª Meia Maratona Douro Vinhateiro Mini Maratona (6km), Meia Maratona em Cadeira de Rodas (21km) e ainda Campeonato do Mundo INAS. 
A prova auto denominada "a corrida mais bela do mundo"bem se pode dizer que foi a corrida mais quente do mundo tal a temperatura que se verificou á hora da prova ,33º.
Desde 2010 que não participava nesta prova , na altura disse a mim mesmo que jamais voltaria tal foi o susto que apanhei no famoso ano da falta de agua e com uma temperatura também muito alta ...mas a pedido de alguns amigos e da Natércia que nunca lá tinham corrido resolvi voltar onde encontrei os mesmos defeitos e as mesmas virtudes, com algumas excepções.
Comecei por participar ainda a prova não tinha esta envergadura mediática , na altura foi a 3ª edição e eram apenas 300 atletas com a prova a iniciar poucos km antes do Pinhão e em OUTUBRO!
 Curiosamente foi nesta edição que bati o meu recorde pessoal , marca que nunca mais consegui baixar (1:31:17)mas isso agora para mim também é  pouco relevante , mas o facto da prova se realizar em Outubro fez toda a diferença.
Todos sabemos o micro clima que esta região tem , a corrida tem lugar no coração do Douro Vinhateiro, a Região Demarcada Mais Antiga do Mundo, Património Mundial, que faz deste um dos lugares mais belos do mundo.
Na corrida de ontem foi impressionante a mola humana que se apresentou na Régua , o mediatismo da prova com a Televisão a transmitir em directo fez da Régua durante algumas horas a capital da corrida.
Quanto á nossa prova ...o calor é meu inimigo , já sabia mas não contava com tanto calor e partir dos 12km desistir de correr dentro do meu objectivo (1:45)as pernas queriam mas a respiração era demasiado rápida para quem gosta como eu de correr por prazer , parei bebi agua e continuei sempre a um ritmo que me permiti-se acabar bem.Honestamente não tenho a certeza do tempo , ainda não estão publicados os tempo oficiais , tempo chip , até porque parti no fim e demorei 4 minutos até á linha de partida.A Natércia que correu com uma missão muito especifica  ,nunca mais correu desde que faleceu a mãe e resolveu correr mesmo sem grandes condições físicas em sua homenagem.Terminou  bem e com a missão cumprida.
O resto do grupo portou-se altamente , todos a muito bom nível apesar das dificuldades causadas pelo intenso calor.
A ORGANIZAÇÃO
Reconheço que a organização se esforçou para que nada falta-se aos atletas . muita agua e abastecimentos intermédios e muitos chuveiros...mas no meu entender a data e a hora da prova terão que ser repensados , talvez voltar ao mês de Outubro.
So para terem uma noção nunca vi tanta gente a caminhar numa prova logo a partir dos 10km...
Os vencedores
A prova foi ganha por um amarantino , RUI Teixeira  seguido de Rui Pedro Silva e José Moreira na segunda e terceira posição respectivamente
Terminaram a prova 2806 atletas .
E Pronto em linhas gerais esta é a historia da minha 50ª meia maratona , agradeço aos meus amigos que me proporcionaram um dia muito agradável e de convívio durante a tarde junto ao Douro onde estivemos a confraternizar porque tal como o lema desta equipa "correr é muito mais que suar".


A todos boas corridas.







segunda-feira, 11 de maio de 2015

31ª Meia Maratona de Cortegaça, entre o mar e a floresta mora uma das mais belas corridas de Portugal


No final desta meia maratona
que para mim foi a 7ª participação
A minha prestação
Mais uma corrida mais uma viagem .Assim é o pregão  dos parques de diversão e que se encaixa neste nosso vicio que são as corridas .
Assim foi , mais uma corrida de 21 km e uma viagem de quase 200 km (ida e volta) para participar numa que eu considero das mais bonitas e belas meias maratonas de portugal.
Com uma organização á moda antiga mas que este ano progrediu bastante que  este grupo de
 os Falta de D´ar que á 31 anos organizam este evento localizado na Belíssima Freguesia do Concelho de Ovar  situada entre o Mar e a floresta .
Fui só com a Natércia que mais uma vez apenas me fez companhia pois ainda não consegue correr , pelo menos com condições mínimas para correr uma meia maratona.
Tenho bem definidos os meus objectivos na corrida , muitas vezes aqui já mencionei que não tenho ambições de tempos , faço sempre o melhor mas já não é como em outros tempos que me esforçava muito para melhorar um minuto que fosse , agora quero correr de forma confortável , assim foi mais uma vez terminei com o tempo chip de 1:44:55 dentro do que previa .
Foi batido o recorde de participantes o que prova o quanto os atletas gostam desta prova apesar de a mesma anteceder uma prova que nos últimos anos se tornou muito mediática a Meia maratona do Douro .
Durante a prova foi visível a satisfação de todos os presentes , até porque o tempo apesar de quente á hora da prova era o ideal para correr , com a floresta por perto e ao mar a dar um enquadramento perfeito para a pratica desta magnifica forma de fazer desporto.
terminei assim mais uma prova de longa distancia , as minhas preferidas espero domingo estar presente no Douro  naquela que será a minha 50ª meia maratona , até lá boas corridas.

Resultados desta 31ª Meia maratona de cortegaça  AQUI


sábado, 9 de maio de 2015

29 ANOS =29 KM

A difícil mas sempre Bela estrada da VIDA
Existem muitas formas de celebrar os acontecimentos  que marcam a vida das pessoas , pessoalmente não sou muito de ligar a datas , não sou dos que celebram tudo e mais alguma coisa só porque é moda mesmo o meu aniversario lhe atribuo pouca importância , mas existem algumas datas que nos marcam para a vida pela importância que esses mesmos acontecimentos têm ou tiverem no decorrer da mesma.
Ora vem isto a prepositivo de uma celebração muito especial no passado dia 1 de Maio.
Passaram exactamente 29 anos que conheci aquela que viria a ser mulher da minha vida .
Tínhamos previsto este ano celebrar essa data a correr um km  por cada ano.
Chegado o dia vi que só existia uma possibilidade de dar seguimento á" promessa "correndo sozinho pois a  Natércia continua com o seu calvário das lesões que este ano não a largam .
A tarefa não era fácil pois correr longas distancias são sempre desafios que exigem resistência física e psicológica em especial quando se corre sozinho, mas  chegada a hora lá fui com um tempo como eu gosto para correr , uma chuva miudinha ...um fim de tarde a fazer lembrar tantos e tantos fins de tarde que passamos junto muitas das nossas aventuras da juventude ....sim porque foi com uns 18 aninhos  que esse encontro aconteceu.
Foi um desafio , um treino diferente que deu para lembrar as coisas boas que nos aconteceram ao longo desta grande caminhada de 29 anos , certamente nem sempre como nós queríamos mas no essencial continuamos fieis a um ideal que livre e conscientemente escolhemos.
Como vêm a corrida serve também para festejar , eu que o diga pois cheguei ao  fim de 29 km e 2h33;20 cansado mas feliz .
É nas coisas simples que se busca o que de mais valioso temos  , 
festejem a correr ou de outra forma qualquer mas nunca se esqueçam que nascemos para ser felizes.
Boas Corridas