segunda-feira, 29 de junho de 2015

Meia Maratona D`ouro Run Gondomar

No Final de Mais uma Meia Maratona  a  Douro Run
Gondomar recebeu este fim de semana a  2ª edição da Douro Run este ano na versão meia maratona.
Foi uma manhã de muito calor mas uma grande promoção do desporto na terra do "ouro"num ambiente fantástico e perante uma paisagem magnifica.
Participei tal como tinha previsto com a Natércia , encerrei aqui um ciclo de cinco meias maratonas que me tinha proposto  correr este ano Amarante , Barcelos  Cortegaça, Régua e Gondomar.
Apesar do calor que se previa á hora da prova estavam 29º mas com o Douro por perto e muitas sombras ao longo do percurso fez da marginal do Douro um magnifico percurso para correr uma distancia que pessoalmente aprecio , percurso com algumas descidas e subidas mas muito pacificas ...nada de muita dificuldade.
Como disse esta era a minha 5ª meia maratona este ano sabia que de todas não seria a melhor , pelo calor e também pelo estado de forma não ser o melhor , pois não treino para tempos no entanto fui gerindo a prova em função da minha condição física e terminei dentro do esperado (1:49:26) apesar de um pequeno contratempo que me obrigou a parar ...daqueles que de vez em quando  acontecem e nada podemos fazer..
A Natércia pagou caro a teimosia de participar . mas a sua vontade acabou por prevalecer e aos poucos estou certo que vai voltar a correr ao seu ritmo , também geriu muito bem o esforço acabando bem que no fundo é o que interessa .(2:14:06)
A organização optou pelo modelo de não dar prémios monetários o que desde logo afastou os atletas de topo por isso as chamadas segundas linhas aproveitam para  brilhar a prova foi ganha em masculinos pelo jovem amarantino Ismael Queirós (1:15.27)e em femininos pela ex campeã nacional de maratona a veterana Fátima silva (1:28.28)
Terminaram a prova de 21 km 663 atletas e na mini maratona de 10 km 471 atletas.
A organização esteve á altura com muita agua ao longo do percurso km bem marcados e percurso bem medido.
Um único aspecto negativo o de manter os atletas cerca 10 minutos para alem da hora marcada na caixa de segurança de partida , não se justifica ainda por cima com a temperatura que estava .
De resto é uma prova que tem pernas para andar e não se atemorizou com  a mega organização da Meia de Guimarães conseguindo praticamente o mesmo numero de atletas ....
Aconselho por isso a todos os que gostem de correr longas distancias esta prova da Douro Run.
Boas corridas.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Não há fome que não dê em fartura

Gondomar
Lá diz o ditado popular que não há fome que não dê em fartura e é bem verdade .
Isto a prepositivo do acumular de provas a que ultimamente temos assistido , basta ter vontade de correr e condições para tal ( a todos os níveis
claro está) e é só escolher .
De facto ainda á poucos anos eram poucas as provas em especial de longa e media distancia de um momento para o outro eis que a oferta é de tal ordem e diversificada que por vezes até faz confusão quando se tem que fazer a escolha .
Este fenómeno teve o seu crescimento com a corrida da "moda "que é o trail , aqui neste segmento de corrida as provas são como os cogumelos todos os fins de semana.

Se por um lado é bom por outro não , se não vejamos uma coincidência que eu descobri á dias de duas provas importantes que coincidem no mesmo dia , já no proximo dia 28  a Meia maratona D`OUR RUN  que se realiza em Gondomar e Meia Maratona dos conquistadores em Guimarães.
 Não é  benéfico nem para os atletas nem organizadores duas meias maratonas no mesmo dia com cerca de 50 km de distancia a separar,
A prova de Guimarães que tem tudo para crescer vai na sua terceira edição e pela 3ª vez muda  a data.
A outra coincidencia é a realização da Maratona do Porto no mesmo dia da Mãe de todas as meias em Portugal , a 41ª Meia maratona da Nazaré , neste caso , ainda não temos confirmação mas se seguir o calendário habitual o dia será o mesmo , 8 de Novembro.

Claro que a escolha recai sempre nos atletas , mas seria bom para a modalidade uma melhor organização quando se tem que marcar as provas  , até porque não é segredo para ninguém a importância económica que as mesmas têm para algumas populações que as acolhem.

Boas corridas.

domingo, 14 de junho de 2015

Meia Maratona de Caminha com pódio Amarantino

Pódio masculino com os jovens amarantinos
 Ismael Queirós Filipe Coutinho e Mário Carreira
A natureza tem destas coisas a 1ªMeia Maratona de Caminha designada da primeira meia maratona Sanset  acabou por não ter por do sol devido ás condições do tempo que teve vento chuva e obviamente céu encoberto que não permitiu o tão esperado por do sol.
Mas a avaliar pelos relatos dos seus participante tal facto não impediu que a prova fosse um êxito e na sua maioria os atletas prometem voltar se vier a existir 2ª edição.
Ismael Queiros

Filipe Coutinho


A prova não tinha prémios monetários o que foi aproveitado e bem pelas habituais segundas linhas para dar nas vista o vencedor em masculinos foi o Atleta amarantino Ismael Queirós que representa o Maia AC 
seguido de Filipe Coutinho também ele um amarantino que representa o Clube de Atletismo da Povoa.
a vencedora feminina Fátima Veiga
Em femininos venceu Fátima Veiga seguida da veterana Carla Mendes.
Foi uma boa promoção da região e do atletismo que esperamos ver repetido no próximo ano  de preferência numa data que seja mais consentânea com o interesse da prova.
Nas duas provas foram cerca de 800 atletas cerca de 500 na prova principal da meia maratona.


quinta-feira, 11 de junho de 2015

A ÚNICA MEIA MARATONA DO POR DO SOL

A ÚNICA MEIA MARATONA SUNSET DO PAÍS, denominada oficialmente como a I Meia Maratona de Caminha, tem lugar este sábado dia 13 pelas 19 horas no concelho de Caminha, em Portugal, com organização da Associação Triatlo de Caminha, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha.
A organização promete imagens únicas aos atletas
Apesar da forte concorrência do dia seguinte com a realização da corrida de S. João na cidade do Porto a organização arriscou na data e ao que parece já são muitos os concorrentes desta que se espera seja uma corrida única em portugal 
Correr ao por do sol 
Quem conhece a zona sabe da sua beleza natural , a prova realiza-se ao longo da estrada nacional que liga caminha a Vila Praia de ancora , um percurso quase plano a convidar os corredores a bons desempenhos para alem de poderem apreciar o tão afamado por do sol.
Fica aqui esta sugestão para todos os que queiram participar numa prova que esperamos venha para ficar
inscrições :AQUI


segunda-feira, 8 de junho de 2015

A hipocrisia das corridas Solidarias

Um dos grandes exemplos de solidariedade 
Não é a primeira vez que escrevo sobre este tema já á uns anos escrevi algo sobre as corridas que todos nós acreditamos deviam ter um objectivo para o qual são anunciadas.
Aceito que se realizem mas que as organizações no mínimo não nos levem por "lorpas" .
Quando escrevi na altura a Revista SPIRIDON aproveitou para divulgar o meu texto que segundo o Prof Mário  Machado se enquadrava na hipocrisia que são certas organizações
 Mas vamos aos factos pois como sempre gosto de argumentar com coisas reais.
Participei pela primeira vez numa destas corridas solidarias ainda andava á pouco nas corridas , com um amigo fui á designada " O Walk the World 2007, Marcha Contra a Fome"a corrida realizava-se em três cidades em portugal á mesma hora e em muitas outras cidades a nível mundial.
Paguei 10 euros e quando chego ao local vejo uma conhecida atleta a falar com tom  muito alterado pois não estava de acordo que uma corrida contra a fome tivesse nada mais nada menos , chips e prémios monetários !!
Fiquei estupefacto ...mas foi assim mesmo.
Tenho andado atento e dai para cá a coisa melhorou , mas de vez em quando ainda existem alguns xicos espertos que continuam ...!
Gosto de ser solidário mas para isso não preciso de alimentar hipocrisias , como é possivel por exemplo uma corrida onde parte das inscrições reverta para a luta contra o cancro e e existam  prémios monetários aos primeiros classificados ? então os atletas que correm para ganhar não têm também que ser solidários e os primeiros a dar o exemplo?Qual o papel das instituições publicas que contribuem para esta forma de ser solidário através de subsídios para as provas..?
Não recebo de ninguém lições de solidariedade  quando o sou na medida das minhas posses normalmente faço-o sem alarido e direccionado ....
Estou de acordo que realizem provas no sentido de passar a mensagem , de testemunhos e de exemplo de superação , mas nunca com objectivos extra que de solidariedade nada têm.
Sejam solidários também na partilha da verdade pois só assim seremos homens e mulheres  de corpo e alma .
Boas corridas.

29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...