segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A CORRIDA DEPOIS DOS "40" E MUITO MAIS

Porque será ?Qualidade de vida , física e mental
dirão a maioria..
São números verdadeiramente impressionantes e que de alguma forma traduz o verdadeiro fenómeno que são as corridas de estrada em Portugal e um pouco por todo o mundo.
Todos nós que já andamos por cá a alguns anos ja ouvimos as mais variadas historias em como as pessoas chegam ás corridas .Por motivos vários , desde a saúde ao gosto pela pratica do desporto entre outros .
A recente Meia Maratona de ovar em que participei é para mim uma das provas onde se vê mais veteranos a correr.
Sem eles não era  mesma coisas e até os atletas de elite reconhecem a sua importância para dar cor as corridas.
Mas vamos a alguns números que são curiosos e que devem fazer reflectir todos os que quando solicitados para a pratica do desporto dizem estar "velhos".
Dos 1950 atletas que segundo a organização de Ovar diz terem terminado a Meia Maratona , 1045 atletas eram veteranos com mais de 40 anos!
Se a este numero se juntar cerca de 100 atletas do sexo feminino com mais de 40 anos (infelizmente sem escalão)significa que dois terços dos atletas (+ ou -)eram veteranos.
Por curiosidade referira-se que correram 15 com mais de 70 anos !122 com mais de 60!
É caso para dizer que velhos são os trapos e quando a cabeça quer e a saúde nos permita tudo é possivel fazer , basta querer!Muitos utilizam argumentos tão "estúpidos" como a falta de tempo para justificar a ausência total na pratica da actividade física .
A  corrida é provavelmente o único desporto onde convivem pessoas dos mais diversos meios sociais e profissionais , costumo dizer que o criador deu o mesmo tempo a todos é preciso é saber utiliza lo.
A todos boas corridas ( ou caminhadas se for o caso).



segunda-feira, 19 de outubro de 2015

27ª Meia Maratona Cidade de Ovar , abençoada pela chuva .

Quase a terminar a minha 10º participação em Ovar
Foi com  a magnifica musica de Dulce Pontes , Amor a Portugal que partiu  este domingo a 27ª edição da Meia Maratona Cidade de Ovar , uma prova emblemática no calendário das provas de estrada.Para mim foi a 10ª participação e pela primeira vez abençoada pela chuva , pois esta prova que se realizou durante 25 anos a 05 de Outubro de forma ininterrupta  , quase sempre tinha sol e calor.Quis o destino que neste dia por diversos motivos não estivesse em Lisboa a participar na maratona de Lisboa , não foi possivel e alternativa foi ir até ovar numa das minhas provas favoritas.
Os objectivos a que me proponho nesta fase são os da prática da corrida sem grande sacrifício , por isso os objectivos de tempo são para segundo plano , levei comigo dois amigos , companheiros de treino , a Natércia mais uma vez e apesar de estar inscrita não correu devido a problemas físicos que a têm impedido de correr .
Partimos para mais uma corrida de longa distancia com cerca de 2000 participantes que apesar da ameaça de chuva e vento não temeram o desafio que é correr uma meia maratona.
Cedo se formou o grupo com o amigo Miranda e Paulo assim como outros velhos conhecidos do pelotão e que se quiseram juntar ao nosso ritmo , tivemos que "aturar" a boa disposição de alguns deles e por alguns momentos mais parecia "um circo"tal era gargalhada geral provocada pela boa disposição dos participantes.
 Até que por volta dos 10 km onde passamos com 51`minutos o Miranda encontra um familiar da Região de Ovar que pela primeira vez corria uma meia maratona , decidiu ficar com ele para o ajudar na aventura  eu e o Paulo continuamos aumentando ligeiramente o ritmo .
Como chegamos frescos como uma alface ao km 15 propus ao Paulo o objectivo de correr para 1 h 45 que para ele seria recorde pessoal nesta prova (1h51) era o seu melhor  pois o meu jamais o consigo melhorar ((1h32:23 em 2008)...e assim foi , até ao final para terminar com exactamente 1h45:02.
Como sempre a prova organizada pelo grupo Atletas Fim de Semana (AFIS) esteve ao mais alto nível e apesar da chuva tudo correu de feição não se registando problemas de maior.
No final e debaixo de uma intempere foi tempo de procurar abrigo para   abrir o farnel  que nos acompanhava desde a princesa do Tâmega para mais uma horas de convívio porque tal como é o lema do nosso blog "Correr é muito mais que suar"
E assim terminou a minha 52ª meia maratona .A TODOS BOAS CORRIDAS E FAÇAM O FAVOR DE SER FELIZES.
Resultados da prova  http://afis.pt/

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

AS "Míticas"estão de Volta

Uma das três maratonas que realizam em portugal no ano de 2015
Mais uma época de corridas e com ela as tão desejadas maratonas.O que se pensava impensável há poucos anos atrás tornou-se um objectivo de muitos corredores do pelotão que tal como eu adoram as grandes distancias.
Tem aumentado e muito o numero de praticantes de corrida , e se uns se mantêm fieis apenas a uma pratica regular para manter a forma , outros levados pelo prazer mas também por atingir objectivos que pensavam impossíveis , o céu parece ser o limite , o mesmo será dizer a mítica distancia e rainha das provas de estrada   a MARATONA.
A primeira a ir para a estrada é a Maratona de Lisboa  dia 18 de Outubro.
Esta maratona que desde o ano passado passou para o circuito internacional da 
 Rock `n`Roll Maratona series e com esta mudança aumentou o numero de participantes em especial estrangeiros , estima-se que este ano dois terços dos atletas sejam estrangeiros.
A 08 de Novembro é a vez da Maratona do Porto que vai para a sua 12ª edição e este ano tem uma alteração no percurso com o objectivo de melhorar os tempos dos atletas de elite.
Nesta prova que já participei em três edições , continuo na esperança de participar pela quarta vez mas neste momento ainda nada decidi , um conjuntos de factores faz com que desde a  dois anos a esta parte deixe para a ultima hora a minha participação nas provas.

A novidade desde o ano de 2014 é a  Gerês Marathon uma prova criada Por CARLOS SÀ  e que pretende ser uma prova diferente no escasso calendário de maratonas que se realizam em Portugal  , segundo os organizadores é a maratona mais dura do mundo no que a provas de estrada diz respeito , por isso só ao alcance de verdadeiros campeões que gostam de desafios.
O desnível em que a mesma se realiza cria aos corredores um grande grau de dificuldade que obviamente passa para segundo plano a questão dos tempo , um aspecto que como se sabe os corredores dão muita importância.
O aliciante nesta prova será o local onde a mesma se realiza , no parque natural do Gerês , o que para quem gosta da natureza é certamente uma oportunidade única de aliar a corrida e a natureza  .
A prova realiza-se a 29 de Novembro de 2015 .
Espero que todos os que pretendam participar nesta mítica distancia de 42 195 metros desfrutem ao máximo do prazer que é correr uma maratona , para os que por algum motivo não podem participar não desanimem porque o sonho comanda a vida e nunca é tarde para a realização dos nossos sonhos.
Boas corridas .