domingo, 27 de dezembro de 2015

S.Silvestre Cidade do Porto , valeu pela companhia...

O Simão na sua  estreia 
Participei hoje na S.Silvestre Cidade do Porto prova que já não participava á três anos .
Á muito que deixei de correr provas de 10 km , a decisão de participar teve motivos familiares , o meu filho queria participar e vi ali uma oportunidade de finalmente correr a três , ou seja  eu  a Natércia e o Simão algo que seria para mim um sonho.
Infelizmente não foi possivel a Natércia não pode participar  fui eu   o padrinho e companheiro do Simão na prova .
Corri sem relógio , não vejo nestas provas qualquer possibilidade de correr e fazer um tempo a condizer com o que realmente valemos por isso a opção foi a diversão no meio de tanta gente!!!
Não sou fã destas provas considero isto" carne para canhão ".
Como é possivel correr com mais de 12 mil pessoas uma prova de 10 km com ruas tão estreitas e a partir todos em simultâneo?
Não vou opinar o que penso , cada um dirá de sua justiça  participar nestas condições não vai ser fácil no futuro  .Vi coisas incríveis que quem gosta de correr só dá vontade de rir..mas rir mesmo muito!Atletas a entrar no sector  A (menos de 40 minutos)e a terminar com mais de 1h20...
Outros que têm dificuldade em correr em 50 minutos e a estar na linha da frente deste sector destinado a atletas com andamento de 30/39 minutos...perante isto e muito mais diverti-me com o Simão , paramos muitas vezes era impossível correr..tiramos fotografias batemos palmas ..enfim gostei por ele que sendo um jovem se integrou neste evento desportivo .
Quanto á organização queria deixar algumas sugestões :
-Partidas intervaladas a cada 1000 atletas  a exemplo do que se já se faz lá fora nestas provas.
-A colocação dos atletas nos diversos sectores tem que ter um critério mais exigente , o que se assistiu é uma vergonha
Foi para mim um prazer e um gosto muito grande cortar a meta com o meu filho , um pequeno gesto de muita importância para mim.
Sejam felizes e um bom ano para todos .
Boas corridas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

IV Amarante Christmas Trail , no limite da superação..


(foto Elisabete Ribeiro)
A minha participação no IV Amarante Christmas Trail foi para mim a prova que a " mente" é de facto a parte mais importante em nós enquanto seres humanos.
Depois de á pouco mais de 20 dias ter participado na Extreme Geres Marathon designada a maratona de estrada mais dura do mundo , decidi participar neste trail em condições nada aconselháveis para a pratica da corrida ...mas lá está a cabeça é que manda.
resumo da minha prestação , o tempo oficial é de 3:47.03
e não o que aparece no resumo do GPS ..a diferença é do tempo
que perdi nos abastecimentos
A dor que me acompanha á mais de 2 meses na zona pélvica tem impedido de treinar com regularidade mas decidi participar em primeiro lugar por a prova ser na minha cidade e porque também gosto de desafios fora do comum , que me levem ao limite da minha superação...coisa que desta vez aconteceu mesmo.
Já tinha participado na edição anterior mas este ano aumentou e muito o grau de dificuldade , eu que não sou muito adepto do trail mais de corrida em estrada sofri a bom sofrer em algumas partes do percurso de uma dureza incrível.
Decido e muito bem ( vim a verificar no fim) começar com muita calma sabia que os mais de 28 km que tinha pela frente eram de uma exigência  grande que a juntar ás minhas limitações físicas eram obstáculos  a ter em conta .A primeira parte do percurso era de loucos aos 10km passei com 1;19:57 !!!Ou seja por aqui se pode ver ..o que em condições normais na estrada são 45/50 minutos .
Corri sem objectivos de tempo o que deu para ver a paisagem conversar com outros atletas que ia encontrando pelo caminho alguns muito desanimados ...pois não estavam á espera de tantas dificuldades.
Durante a prova fiquei com um certeza que o trail não é decididamente a minha praia , já corro á muitos anos mas que me desculpem os adeptos desta nova "moda"quando se põe em risco a nossa integridade física (como me aconteceu com uma queda num ribeiro) o desporto a este nível deixa de ter prazer.
 A parte mais importante é de facto o contacto com a natureza , conseguido-se ir a locais que de outra forma não seria possivel , mas também já se vê muita competição o que no meu entender desvirtua o verdadeiro espírito do trail.Foi no entanto mais uma experiencia interessante com uma organização muito competente a todos os níveis. Terminei  a minha prova com 3:47:03 ...o possivel !



sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Amarante Christmas Trail com 1000 participantes confirmados!

Esgotado 
Um autentico fenómeno em crescimento é o que se pode dizer deste Amarante Christmas Trail que terá a sua IV edição a 20 de Dezembro.
Este ano que agora termina virou a pagina no que a corridas diz respeito na Cidade de Amarante a prova inequívoca que com vontade politica a colaborar na parte financeira aguça  o "engenho" dos entusiastas da modalidade fazendo de 2015 um ano ímpar nas modalidades dedicadas ao ar livre em especial as corridas .Depois da realização de um sonho antigo de muitos atletas amarantinos  que foi a 1ª edição da meia maratona de Amarante outros eventos se seguiram pelo ano fora terminando com a realização desta prova que terá inicio  na ponte Românica de Aboadela na zona da serra do Marão e terminará bem no centro da cidade com três percursos de 10 , 16, e 28 km.
A organização cancelou as inscrições a duas semanas da data do evento visto terem atingido os 1000 participantes o máximo previsto pelos organizadores , é por isso uma honra este crescimento ano após ano o que prova a qualidade e empenho nas edições anteriores.
Este evento que devido á data em que se realiza , época de Natal , irá fazer da princesa do Tâmega uma cidade ainda mais bela com o colorido dos atletas e seus acompanhantes,
Esta que por estes dias é conhecida pela "cidade presépio" estou certo que como sempre será uma oportunidade para quem gosta de desporto , turismo e natureza , assim como de boa gastronomia , encontrará aqui um pouco de tudo  para que   quem nos visita leve sempre consigo a vontade de regressar.
Para quem nos vai visitar nesta época festiva sejam bem-vindos !
Se vai participar no  IV Amarante Christmas Trail poderá encontrar todas as informações sobre o evento na pagina  A.D.A Trail running .

A todos boas corridas .



29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...