segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A "Pancada" do km 30 na Maratona

A barreira do km 30"
Muitos São os mitos sobre o tão falado km 30 da Maratona.Da experiencia das minhas 4 maratonas já concluídos posso dizer que são  mais que mitos  , acontece mesmo!
Na minha primeira maratona , a única em que me preparei a serio , senti  a chamada "pancada nas pernas do km 30".Não é apenas um problema psicológico mas também físico , a quebra de ritmo foi grande assim como  a parte mental , de repente parece que as forças se foram !!!
Correndo com objectivos mais modestos é na minha opinião mais fácil de ultrapassar  esta barreira  , assim foi nas maratonas seguintes , em que apesar de ter menos preparação não coloquei  grandes objectivos , apenas e só terminar .
É muito importante a hidratação em todos os pontos de abastecimento assim como  , os sólidos são também muito importantes para os músculos não entrarem em ruptura  .Cometi um grande erro na minha primeira maratona , bebi apenas aos 22kms e não ingeri qualquer alimento solido , resultado os dias seguintes foram terríveis com muitas dores musculares e uma recuperação muito mais longa e dolorosa .
Correr uma maratona seja a que nivel for é sempre um marco importante na vida de qualquer pessoa  para que se guardem apenas boas recordações há que não correr riscos e respeitar esta mítica distancia com a grandeza que ela nos merece para que nos final independentemente dos objectivos de cada um possamos cantar "vitoria , eu consegui".
A todos atletas sem excepção que vão participar na próxima edição da maratona do Porto no domingo desejo um dia de sonho !
Eu cá estarei para contar a minha historia vivida durante esses 42 195 metros!


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Afinal o que é isso de correr com "a cabeça"..?


Esses loucos que correm  assim são tratados por os amantes do sofá a rapaziada que tal como nós encontra na corrida um escape que com o tempo se torna um autentico vicio .

De um momento para o outro ficou "tudo louco" e a provar está a massa humana que vai participar na próxima edição da Maratona do porto que se realiza a 06 de Novembro.
Tudo indica que será batido o recorde de participantes em portugal na distancia de 42 195 metros com mais de 4000 participantes.
Corri a primeira em 2009 com pouco mais de 800 atletas , numero que foi recorde na época..por aqui se vê a diferença em tão poucos anos .
Mas afinal como se prepara uma maratona ?Estou obviamente a falar dos chamados atletas do pelotão a que orgulhosamente pertenço , gente que tira prazer da corrida e sem grande expectativa no que a tempos diz respeito.
A organização fornece a quem quiser na sua pagina oficial programas de treinos destinados aos mais diversos grupos de atletas que o terão que adaptar ao seu caso.
No meu caso decidi participar apenas a pouco mais de três semanas da prova por isso treino especifico nem pensar...terei de correr com a experiencia e ajustar ao meu estado físico , sei que se não o fizer a coisa pode correr mal.Correr com a cabeça como muitas vezes costumo dizer , ouvindo o nosso corpo ao minuto , não exagerando nem ser influenciado pela emoção do momento , se o fizer -mos o sonho pode virar pesadelo.
Correr com a cabeça é isso que aconselho todos os que pela primeira vez  vão tentar esta mítica distancia  , correr uma maratona a este nível é um sonho que depois de realizado nos torna mais fortes aumentando a auto estima  fortalecendo a mente e o corpo.

Correr com a cabeça é estar ciente dos nossos limites ,  é desfrutar do momento , da alegria de correr com gente de dezenas de nacionalidades mas todos imbuídos no mesmo espírito de superação e de querer , a luta é individual e nunca podemos correr contra ninguém ..
Na ausência de preparação adequada como é o meu caso todos estes aspectos terão ainda muito mais importância.
 A todos os que se vão estrear desejo sorte , muita sorte e coragem , e que no final eu possa dizer que sou "penta-maratonista"
A todos boas corridas e até ao próximo desafio.


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

28ª Meia Maratona "Cidade de Ovar""

No final com Paulo Abreu , o meu companheiro
de"viagem"na 28ª meia de Ovar
Regressei ás provas este fim de semana na magnifica Meia maratona cidade de ovar  na sua 28ª edição e que é na minha opinião uma das melhores que se realizam por este Portugal 

Com a organização do Clube Atletas Fim de Semana (AFIS) esta prova tem  a particularidade de ser desde a sua origem "de atletas para atletas" sem a vertente comercial que hoje em dia está tão em voga.
Quem corre em ovar e gosta da corrida de estrada sente isso no mais pequeno pormenor.
Para mim foi a 11ª participação o que desde logo atesta o gosto que tenho em visitar e correr nesta cidade Vareira.
Ao contrario de outras edições as condições para participar não eram as melhores mas para quem ainda só tinha participado numa prova em 2016 não podia deixar de aproveitar as melhorias dos problemas físicos que me têm afectado para participar numa das minhas provas favoritas .
A Natércia que também já correu em Ovar varias vezes continua o seu calvário das lesões , apesar de estar melhor ainda não lhe permite correr 21 km por isso apesar de estar inscrita não correu , o joelho não permite nesta fase mais que 30/40 minutos de corrida ...melhores dias virão.
A exemplo do ano anterior corri na companhia do meu amigo e companheiro de treino Paulo Abreu.
A treinar 1 a 2 vezes por semana não se pode pedir muito ...por isso projectamos  a nossa prova para 1H50 tempo que estaria dentro da nossa capacidade física actual.
Como nos colocamos na parte da frente da corrida (sem dar por isso , foi a organização que permitiu a entrada )iniciamos a um ritmo demasiado forte , ao 5km com 25 minutos estava fora dos nossos planos , ajustamos ritmo e aos 10km com 52`estava mais próximo do nosso objectivo.
A temperatura na casa dos 16º era uma importante ajuda por isso foi em amena cavaqueira  que continuamos a "nossa viagem"até ao km 18 altura em que o meu companheiro "viagem" se recente de uma dor no joelho , ajustar o ritmo para terminar bem , e assim foi , terminamos com tempo chip de 1:51:50 dentro do previsto .
Foi mais uma grande manifestação desportiva em que tivemos o privilegio de participar , nesta magnifica prova que contou com vários milhares de pessoas  , a correr e a caminhar num ambiente de alegria para contrastar com os problemas do dia -a -dia que todos somos obrigados  a enfrentar.
A todos muitas e boas corridas , até ao próximo desafio!!!!





29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...