segunda-feira, 10 de abril de 2017

1ª Meia Maratona de Ílhavo ...autentica prova de superação!!

A Meia Maratona mais PLANA DO MUNDO!!!!

Quarteto na 1ªMeia maratona de Ílhavo
Decidi que este ano queria participar em provas diferentes , afinal correr a este nível também contribui para um conhecimento mais profundo do que temos de bom em Portugal , em especial de terras que ainda não conhecemos.
Era o caso de Ílhavo , uma cidade do distrito de Aveiro situada na zona da costa nova e conhecida pela sua actividade marítima e a ligação á marca mundialmente conhecida da Vista Alegre.
As coisas estão a voltar ao normal , pois durante um ano apenas treinei ao domingo , nesta fase corro 3 vezes por semana .
O nosso grupo reuniu quatro "aventureiros"logo pela manhã , o irmão da Natércia  foi a ultima aquisição , ele que chegou de véspera e pediu para o inscrever ...coisa de malucos , pois tinha acabado de fazer 14 horas de avião!!!
 Saímos da princesa do Tâmega com 5º ..para chegar a Ílhavo pouco mais de uma hora com 16º!!!
Todos temos os nossos dias...qualquer coisa me dizia que não era o meu dia ..e tal se veio a verificar..
Despachados os levantamentos dos dorsais seguimos a tradição de contribuir para a economia local tomando o pequeno almoço na terra que nos recebe , um café e um pastel !
Regressamos para a zona da prova onde por volta das 9h45 fizemos um pequeno aquecimento ..e foi aí que me apercebo que não estou a sentir-me bem mas nada digo para não assustar os meus colegas de aventura (Natércia ,Paulo, e Zé Manel).
De repente a avenida ficou bem composta e os quase mil inscritos partiram com os termómetros marcar 20º.
Tínhamos combinado que cada um fazia a sua prova , mas eu e o Paulo mantivemos-nos juntos durante os primeiros kms ..altura em que eu lhe disse  para seguir pois não estava bem e ia mais devagar..
algo se passava o corpo não reagia e nunca me tinha sentido assim!!!aos 8km o  abastecimento e eu paro. ..bebo uma grf de agua e caminho...reatando muito devagar a corrida.
Comecei a ter um misto de sentimentos em que o espectro da desistência andou por ali...mas de repente pensei que desistir nunca mesmo que tivesse que fazer a prova a passo!!
Começo a tentar encontrar situações que tivessem contribuído para tão grande mal e estar ...e eram tantas que fico pior!!pergunto a mim mesmo :..onde está o atleta que já tem 56 meias.. 5 maratonas?..tento encontrar argumentos mas nada...por esta fase já tinha esquecido o tempo a fazer só queria terminar..passo aos 10 km com 55`e aproveito a zona do retorno para ver se via a Natércia e fazer a prova com ela ..eis que ela aparece , paro e vou ter com ela sem nada dizer do meu estado..digo que vou com ela mas não deixa!!!Pensava ela que me ia prejudicar!
Sigo o meu destino ao km12 outro abastecimento , paro bebo uma grf de agua e caminho ..e é aqui que tenho vómitos , só tive tempo de ir para o passeio e deitar fora tudo o que tinha no estômago!..que mais me irá acontecer ..digo eu , ..retoma o percurso mas a caminhar e algumas centenas de metros á frente retomo a corrida até parar por volta dos 17km..mais um abastecimento ...mais agua e muita agua o calor era tórrido!!!
Por esta altura só queria ver a meta ..tempo? ..não importava pois sabia que seria minha pior meia maratona de sempre ..facto que se veio a confirmar pois quando cortei a meta pelo meu relógio tinha 2h1:30!!!!

Percurso
A Prova é totalmente plana , não tem pontos de recuperação , nunca vi nada igual que a juntar á temperatura  ... partimos com 20º para terminar com 30º torna tudo ainda mais difícil!

Os meus parceiros terminaram a prova dentro do possível , todos se queixaram do muito calor que se fazia sentir .A Natércia que teimou em participar , apesar de continuar com os problemas do joelho esteve muito bem para aquilo que eu pensava ..parou mais de 10 vezes para alongar mas terminou bem , mas terá que repensar a sua participação em provas de longa distancia.

A organização esteve ao mais alto nível , muitos abastecimentos líquidos e sólidos , muitos chuveiros  para refrescar os atletas , e ainda puderam contar com o apoio da população que dadas as condições climatéricas adversas se disponibilizaram  para "regar"os atletas com mangueiras das suas próprias residencias. Á hora que escrevo ainda não estão disponíveis os resultados ..mas no nosso caso isso é o menos importante.E assim foi mais uma aventura , espero voltar e que o "filme" a contar seja diferente.
Boas corridas!








2 comentários:

  1. Há dias que não são mesmo os nossos duas.
    Parabéns pela resistência a tanta adversidade!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Há dias assim, mesmo assim acabaste, juntaste mais uma à contagem e tens mais histórias para contar.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar

29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...