sexta-feira, 29 de março de 2013

Será que somos mesmo loucos '?

no final do treino de quarta-feira
fazendo "jacuzzi" no Tâmega
aqui sim chamaram-me louco

INSPIRADO por esse magnifico video ESSES LOUCOS QUE CORREM hoje resolvi também escrever algo sobre a nossa loucura que é correr.
De facto são tantos os benefícios que recebemos da corrida que por vezes não consigo compreender porque ainda somos tratados por uma grande franja da sociedade de loucos.
Correr a este nivel (onde se quer apenas e só sentir o prazer de correr) é algo que se deve fazer sem complexos , seja qual for o dia a hora , o local , a companhia  , o estado do tempo , se chove , se dá sol , se está frio ou calor , costumo dizer que quem gosta gosta sempre.
A minha companheira de treino diz que quando calça as sapatilhas para correr é apenas ela e o mundo .!
Nem mais , tal é a sensação de liberdade provocada pela corrida.
Mas tal é preciso libertar alguns complexos que  muitos dos corredores ainda têm, não somos todos iguais é certo , mas quando se toma a iniciativa de correr nada nos pode impedir deste fantástico momento de liberdade .
Fico feliz quando alguém corre pela primeira vez connosco e vê a corrida com outros olhos , a nossa forma de estar e sentir este magnifico desporto só é possivel porque o fazemos com um sentimento muito grande de puro prazer.
Posso dizer que é uma grande terapia , e não fosse ,seria muito mais difícil para mim ultrapassar esta fase menos boa , que infelizmente afecta grande parte da sociedade portuguesa.
Por isso acho que não somos loucos , apenas uma forma de estar diferente , de sentir que a vida é muito mais que as habituais formalidades que de felicidade nada nos trazem , apenas problemas .O convívio com aqueles que gostam desta forma de estar , partilhar a adrenalina positiva  com natureza , fazem deste o melhor desporto do mundo !A todos boa pascoa .

quinta-feira, 21 de março de 2013

A importância dos abastecimentos durante a corrida

O GRANDE Carlos Sá dá o exemplo
É  um assunto muito importante para todos os corredores.Tenho notado que já são muitos a preocuparem-se com este tão importante assunto e que tanto ajuda no decorrer das corridas.
Durante muitos anos não dei importância , nos treinos nada bebia ou comia , e nas provas apenas agua e pouca.
Quando corri a primeira maratona  apenas bebi agua aos 22km !!!Que grande erro , que só mais tarde me vim a aperceber , pois acabei bastante desidratado  .
Como agora vejo a corrida de outra forma , ou seja corro mais lento mas mais tempo , tenho optado por beber e comer durante os percursos de treino (não tenho participado em provas) e digo-vos que no final as diferenças são grandes comparado com o meu procedimento de tantos e tantos anos.Recupero muito melhor, e dificilmente sinto dores musculares.Os meus grandes conselheiros foram os amantes do Trail , em especial os corredores de longas distancias que chegam a correr 5 horas .
Por isso meus caros amigos , se poderem comecem a abastecer durante a corrida e vão ver a diferença.

segunda-feira, 18 de março de 2013

"Deus quer , o Homem sonha a obra nasce "


Numa altura em que tantos estão preocupados com as perdas materiais , continuo a dar muito mais importância ao pouco que tenho conquistado .Apaixonado que estou á muitos anos pela corrida , aos poucos fui conquistando pequenas coisas  que jamais pensava serem possivel.Correr uma maratona era para mim algo impensável , em 2009 consegui concretizar esse sonho , algo que á época apenas pouco mais de 300 portugueses o tinham feito.

Estou hoje outra pessoa , a minha capacidade de sofrimento , o saber que com esforço ,dedicação  e muito trabalho podemos conseguir os nossos sonhos fazem com que tudo se torne diferente , aumentado a nossa auto estima e a forma de ver a corrida a este nível , e assim mesmo a vida.
Hoje mantenho outro sonho secreto que espero um dia concretizar , até lá vou continuar a correr longas distancias que são para mim a minha paixão do momento.
2012 Fica marcado pela realização de outro sonho , não só meu mas da minha companheira de luta , a minha mulher que conseguiu correr a maratona , algo impensável á pouco tempo , tornando- se a primeira mulher da historia da nossa terra a percorrer esta distancia.

Hoje o meu filho fez-nos uma surpresa colocando um video no youtube em homenagem a este feito da mãe.Digam lá se existe melhor prenda do dia do pai .?se poderem vejam (com musica).

veja aqui
http://www.youtube.com/watch?v=Dp5gbKWbEUg

domingo, 10 de março de 2013

Corrida cidade de Aveiro




Decorreu hoje a corrida cidade de Aveiro  prova integrada no projecto do atletas.net que decorreu nas cidades de Braga , Porto e Aveiro.

A prova do Porto foi a que reuniu mais atletas com cerca de 1200 a cortar a meta , seguida de Aveiro com 500 atletas e Braga com 320.
Como Curiosidade refira-se que no escalão feminino a vencedora foi a mesma nas tres provas , Elisabete Lopes , atleta que este ano corre pelo Nat (núcleo de atletismo das Taipas)  levou de vencida as suas principais adversarias , apesar de algumas hoje estarem ausentes devido a participação no nacional de  corta mato longo.
Quem também  Participou nas três provas foi a atleta amarantina Ana Correia  sempre com uma boa participação , na prova de Aveiro foi 11º no escalão de sénior feminina.
Brilhante participação para outro amarantino presente em Aveiro  Ismael Queiroz  também ele 11º no escalão sénior masculino.
resultados completos: AQUI

sábado, 9 de março de 2013

Meia maratona de Cortegaça a preços low cost


Nem tudo é mau nos tempos que correm.De facto numa época em que as noticias boas são tão poucas  é com satisfação que dou realce á meia maratona de cortegaça , prova com tradições e que caminha para a sua 29ª edição.

Esta magnifica prova que á muitos anos tem a organização de Os Falta da`r , continua a ser fiel aos seus princípios , de organizar uma prova de atletas para atletas , aqui não existem intermediários talvez esteja aqui o segredo de   os preços das inscrições serem os mais baixos que se praticam em portugal em provas de longa distancia.Estes preços low cost (termo muito em voga) são também um forte incentivo para todos os que queiram participar , reduzindo assim os custos que sempre estão associados a qualquer participação em provas.
A meia maratona de Cortegaça  decorre num cenário fantástico entre o mar e a floresta e é seguramente uma das provas que os atletas do pelotão mais gostam pela sua paisagem   , e percurso , muito favorável.
Fica aqui então o convite a todos que a 12 de maio estejam disponíveis para participar nesta 29ª edição da meia maratona de Cortegaça podem fazer a sua incrição ao preço de 5 euros AQUI

Pausa na Corrida

Pouco mais de 48 horas após a Meia Maratona de ovar tive um problema de saúde  por esse motivo  irei "Fazer uma Pausa na corrida&qu...