![]() |
A barreira do km 30" |
Muitos São os mitos sobre o tão falado km 30 da Maratona.Da experiencia das minhas 4 maratonas já concluídos posso dizer que são mais que mitos , acontece mesmo!
Na minha primeira maratona , a única em que me preparei a serio , senti a chamada "pancada nas pernas do km 30".Não é apenas um problema psicológico mas também físico , a quebra de ritmo foi grande assim como a parte mental , de repente parece que as forças se foram !!!
Correndo com objectivos mais modestos é na minha opinião mais fácil de ultrapassar esta barreira , assim foi nas maratonas seguintes , em que apesar de ter menos preparação não coloquei grandes objectivos , apenas e só terminar .
É muito importante a hidratação em todos os pontos de abastecimento assim como , os sólidos são também muito importantes para os músculos não entrarem em ruptura .Cometi um grande erro na minha primeira maratona , bebi apenas aos 22kms e não ingeri qualquer alimento solido , resultado os dias seguintes foram terríveis com muitas dores musculares e uma recuperação muito mais longa e dolorosa .
Correr uma maratona seja a que nivel for é sempre um marco importante na vida de qualquer pessoa para que se guardem apenas boas recordações há que não correr riscos e respeitar esta mítica distancia com a grandeza que ela nos merece para que nos final independentemente dos objectivos de cada um possamos cantar "vitoria , eu consegui".
A todos atletas sem excepção que vão participar na próxima edição da maratona do Porto no domingo desejo um dia de sonho !
Eu cá estarei para contar a minha historia vivida durante esses 42 195 metros!