O estudo avaliou 29 mulheres e 14 homens com idades compreendidas entre os 50 e os 76 anos, todos sedentários e sem problemas cardiovasculares, e que se queixavam de não dormir convenientemente. Um grupo destas pessoas começou a realizar diariamente exercício aeróbico de baixo impacto ou caminhar rápido. Uma outra parte do grupo permaneceu sedentário.
Quatro meses depois, todos os que começaram o exercício deixaram de ter problemas de insónias, enquanto que os restantes permaneceram com esse problema. De resto, os agora desportistas adormeciam mais depressa e dormiam em média mais uma hora que os que se mantiveram inactivos.
As razões pelas quais o exercício ajuda a dormir podem ser de dois tipos, um é psicológico, porque o exercício reduz o stress e reduz a ansiedade. O outro é fisiológico já que há relaxamento muscular e uma melhor regulação térmica.
Os distúrbios do sono são comuns em pessoas adultas e provocam muitas vezes um uso indiscriminado de drogas, que podem ter efeitos colaterais significativos, especialmente em pessoas idosas.
Fonte:
runnrs.es
Sem comentários:
Enviar um comentário