terça-feira, agosto 20, 2013

Correr e ouvir o Coração

Correr e ouvir o Coração .Perguntarão os meus caros amigos o porquê deste titulo mas eu passo a explicar.Como qualquer corredor consciente uma vez por ano faço os habituais exames de rotina  , ora á dois anos que o meu coração dá resultados   que segundo os médicos indicam algo de anormal mas que nem eles sabem explicar , por isso me aconselharam numa primeira fase a reduzir o esforço físico.
Passado quase dois anos e depois de mais uma serie de exames o problema permanece mas está melhor.
Começo assim a fazer exames complementares para ver de onde é que realmente vem a  ligeira alteração no volume deste valioso músculo sem o qual não podemos viver que é o coração.
Em Maio fiz uma prova de esforço seguida de mais exames no Hospital de Santo António , no final o cardiologista (o mesmo que me segue á 5 anos) aconselhou-me a correr até 70% do esforço no máximo pois tudo pode ser normal mas quer ter a certeza e só depois tomar a decisão."Como não lhe posso amarrar as pernas corra mas devagar"disse-me ele antes de me dizer que os exames vão continuar .Em Dezembro vou andar com  O HOLTER e só mais tarde saberei  o que se segue , tudo isto através do SNS que como se sabe lento.
Mas como tenho necessidade correr , e porque gosto muito desta actividade desportiva vou mesmo que respeitar as indicações medicas sob pena de o prejudicado ser eu .
Por enquanto vou apenas desfrutando da corrida, e se antes corria na casa de 4/5 minutos por km agora corro a 5/6 por km , o importante é manter-me activo e a fazer uma das actividades que mais alegria e liberdade me dá que é a corrida.
Todos os que praticam actividade desportiva estão sujeitos a varias lesões , mas estas realcionadas com o coração têm que ser levadas a serio e é assim que vou fazer por enquanto , esquecendo os tempos e até mesmo as provas pois se tudo correr bem tudo não vai passar de um pequeno susto.Boas corridas a todos e divirtam-se.

13 comentários:

  1. Caro amigo, isso tem que ser bem visto e no final, esperemos, que não passe dum susto.

    Força!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João , assim espero .um grande braço para si.

    ResponderEliminar
  3. É isso aí Joaquim. Não forçar muito, disfrutar calmamente da corrida.
    Esperemos que não seja nada de grave.

    Abraço e força!

    ResponderEliminar
  4. Estar em dia com a saúde é primordial. Beijo, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida Iviana , nada melhor que ser saudavel , por isso á que cuidar dela , e você que o diga.bj

      Eliminar
  5. A balança é um objecto que considero essencial. E não me refiro só (mas também) ao seu papel no controlo do peso, mas sim é simbolicamente um objecto que devemos usar em todas as áreas da nossa vida. Poucas coisas (actividades, decisões, comportamentos) serão só boas ou só más. Tudo tem prós e contras.

    Temos de por tudo na balança: num prato os prós e no outro os contras...e depois, o que "pesar" mais, deve ser o que devemos considerar.

    Isto para dizer que acho que o Joaquim está certo: entre deixar de correr e eventualmente prejudicar-se (quem sabe de forma demasiado grave) por correr...estará o meio termo. E enquanto não houver um diagnóstico correcto e riscos definidos...acho que está a fazer o que é certo!

    Que isso não seja nada (alguma coisa será...mas que não seja grave) e que o Joaquim vá desfrutando da Corrida com tudo o que ela lhe dá.

    Beijinhos aos dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo assim ANA ,temos que estabelecer prioridades...assim a Natercia tem sempre companhia , o ritmo é o ideal para ela.bj

      Eliminar
  6. Olá Joaquim, desejo que não seja nada de especial e possas rapidamente correr sem preocupações com a "máquina".
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Carlos se Deus quiser a maquina ainda vai dar muito "fogo"mas agora vamos com calma .abralço

      Eliminar
  7. Que seja mesmo apenas isso - "um pequeno susto" - e que se resolva depressa, amigo Joaquim! Espero em breve reencontrá-lo por aí, numa prova!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado CARLOS , se estiver por cá talvez vá a Guimarães.abraço

      Eliminar
    2. Também já estou inscrito. Até lá!...

      Eliminar