segunda-feira, março 03, 2014

Corrida de Carnaval de Lousada ,é Carnaval por isso (só por isso) ninguém leva a mal ...

partida da 1ª dição da corrida de Carnaval em Lousada
Decorreu este domingo em Lousada a 1ª corrida de Carnaval prova  e que teve na Runporto a empresa responsável pela sua organização.
A proximidade  do local da  prova  fez com que me desloca-se a Lousada para participar com a Natércia e  Paulo Abreu em representação deste blog , outros amarantinos o fizeram em representação dos seus clubes ou apenas na condição de individual.
Não sou adepto de provas curtas , não tenho características para correr provas deste tipo mas a "fome"de provas com que passei 2013 faz com que vá participando em provas mais curtas para manter"o vicio".
A Runporto está apostada em 2014 em descentralizar as provas , nesse sentido a corrida de Carnaval em Lousada é a primeira de algumas provas que este ano vão acontecer pela primeira vez em certas localidades da nossa região.
A nossa participação
O dia de chuva afastou muitos participantes , pois ao contrario do meu gosto pessoal ainda são muitos os que não gostam de correr com chuva ...vá-se lá saber porquê..
Chegados ao local aquela adrenalina normal antes de uma prova , é uma sensação muito boa  rever tanta gente que partilha esta fantástica forma de vida que são as corridas.
Ás 10.30 em ponto o tiro de partida com cerca de 500 participantes na prova principal e outros tantos na caminhada.
Para quem conhece como eu Lousada sabia que não seria "pêra doce"pois a superfície terrestre desta simpática vila com 500 anos historia não é propriamente plana , antes pelo contrario.
Os primeiros 2 km sempre a subir fizeram com que muitos ao  km 3 já andassem a passo ..os menos prevenidos claro e com menos experiencia .
Conhecedor das minhas qualidades e das minhas limitações logo percebi que tinha que me conter caso contrario passaria um mau bocado , foi o que fiz .
Lembrei-me da Natércia e do que ela ia sofrer tantas eram as subidas de elevado grau de dificuldade.
Por volta dos 7km a coisa melhorou e  nesta fase aproveitei o retorno para ver como vinham os meus amigos em prova e fiquei mais satisfeito pois todos vinham em "grande"incluído a Natércia.Antes do final mais uma subida nesta fase limitei-me  a gerir da melhor forma para terminar como gosto , ou seja pronto para outra.
Terminei os 10 km do percurso com 48:26 que para mim me deixou muito satisfeito.O Paulo Abreu começa a saber gerir muito bem as corridas e terminou logo a seguir com 50:42.A Natércia que sofreu muito com todas aquelas subidas mas fez uma prova magnifica terminando com 56:58 na 16ª posição em 40 mulheres veteranas !
De destacar  a presença de dois jovens amarantinos no top 10 , respectivamente Flávio Nunes e Ismael Queiroz na 7ª e 8ª posição no escalão sénior.
A organização
Confesso que para a primeira edição fiquei um pouco desiludido com a organização , o traçado muito duro mais parecia uma prova de montanha , a prova não estava marcada com os respectivos km e não vi nada a controlar o retorno , estou certo que são aspectos que a organização vai rever se quiser que esta prova tenha futuro , pois no
final muitos eram os atletas a criticar estes aspectos , pois só por ser Carnaval e só por isso é que não se pode levar a mal certas falhas que aqui aconteceram .
 Pode consultar os resultados e fotos do evento  AQUI

4 comentários:

  1. Eu já considero esse tempo excelente! Mas se ainda possível a prova tinha muitas subidas ainda é mais de louvar. Parabéns! E parabéns à Natércia :)
    Beijinhos e continuação de boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado e mais uma vez parabéns pela excelente maratona de Sevilha .

      Eliminar
  2. Nossa, maravilha, amigo, PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela prova. Esse tempo para mim é muito bom. Também confesso porque a maioria das pessoas não gosta de correr à chuva, pois é bem melhor do que correr debaixo de um sol escaldante.

    É verdade que no Carnaval, ninguém leva a mal, mas aqui para os lados de Cascais houve uma prova com 1 km a mais (não que eu lá estivesse).

    Continuação de bons treinos e boas provas.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar