quinta-feira, maio 29, 2014

O TRAIL ESTÁ NA MODA

Descobrir a Natureza através da corrida
Quem diria que a corrida na natureza se revela-se por estes tempos uma autentica loucura.No recente ultratrailmarao que se realizou no inicio de Maio tive oportunidade de estar presente na zona de chegada dos atletas onde pude ver e rever alguns amigos da corrida , muitos deles que já não via á muito e não os via por uma razão muito simples , abandonaram por completo a corrida de estrada.
De facto são ás dezenas os anúncios quase diários de novas provas de trail e montanha , eu próprio sou solicitado por vários contactos para participar e promover este tipo de eventos .
Como é óbvio questionei vários atletas do motivo de se mudarem para  o trail , as respostas quase todas convergiam na mesma direcção , ou seja o prazer que é correr na natureza com ritmos mais lentos que não levam os atletas á exaustão como por norma acontece na estrada , permitindo usufruir ao máximo do prazer da corrida no meio da natureza.
 A minha pouca experiencia neste tipo de provas (só tenho duas e curtas) também me levam a ter a mesma opinião até porque chegamos a uma fase da vida em que queremos ao máximo tirar partido de tudo o que esta obra admirável que é a natureza nos dá.
Estou por isso tentado a entrar nesta aventura seguindo o meu lema de corrida que é correr por gosto aliando o prazer da corrida com o desfrutar da natureza e convívio são e saudável que estes eventos nos proporcionam .
Espero por isso em breve contar aqui a minha experiencia no trail que seja a continuidade deste magnifico desporto que é a corrida que contribui e muito para um corpo e uma menta sã .Boas corridas.

5 comentários:

  1. Está na moda e veio para ficar! Correr na natureza proporciona realmente um prazer enorme, acrescido. O ir ou não à exaustão poderá ser subjetivo, dependendo - tal como na estrada - do empenho que cada um coloca na sua corrida. É como os ritmos, embora a média final seja bem mais lenta na montanha. Ao final da manhã saí para treinar. Tinha como objetivo um treino de estrada, com cerca de 90 minutos, mas as montanhas vizinhas, cobertas por uma neblina chamativa, alteraram de imediato tais planos e acabei com 130 minutos de pura natureza, enlameado e até arranhado, mas completamente liberto de qualquer tipo de stress, mesmo sabendo que iria trabalhar até às 11 da noite! É por isso que a montanha me conquistou e vai continuar a conquistar adeptos! Amanhã abrirão as inscrições para o Grande Trail da Serra d'Arga. Lá estarei! Experimentem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos quando falo em exaustão apenas me refiro ao sofrimento com que se vêm muitos atletas , muitas vezes para ganhar um ou dois minutos , no trail as referencias de tempo não são assim como sabes melhor que eu.Por mim a natureza é o grande atractivo , até porque sou apaixonado por ela .Abraço

      Eliminar
  2. Ainda não participei de corrida significativa deste porte ... Só corri por duas vezes uma cross country, mas de pequena distância e de pouca dificuldade (o pior era o aclive). Meu carinho.

    ResponderEliminar
  3. Está na moda sim e o custo organizativo do trail's, inferior ao das provas de estrada, também ajuda a isso!
    Na estrada só os custo do policiamento atingi valores exorbitantes!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Também gosto bastante, permite um tipo de liberdade diferente do asfalto

    ResponderEliminar