segunda-feira, setembro 15, 2014

A 50 DIAS DA MARATONA ...ajustar para não partir


Quando se completam 5 semanas  desde que decidi a participação na maratona  chegou a altura de ajustar os objectivos á realidade antes que as "peças"comecem a partir.

Faltam 50 dias o tempo começa a encurtar e decidi queimar algumas etapas para que o físico aguente a preparação.
Inicialmente pensava aumentar os dias de treino mas facilmente vi que já não recupero da mesma forma , por isso mantive a cadencia de três quatro treinos semanais que é o que faço ao longo do ano , com uma única alteração de meter mais alguns kms em especial ao fim de semana.
Consciente que a "coisa"já não é o que era prefiro assim que ter mais uma desilusão como aconteceu em 2010 quando ao fim de 15 semanas de intenso treino e a duas semanas da maratona de Lisboa vi todo o esforço e sacrifício  cair por terra quando me apareceu uma pubalgia causada por excesso de treino... que me impediu de participar  não quero que volte a acontecer.
Ontem completei mais um treino longo de 26km onde me senti bem a um ritmo lento é certo mas nesta fase o mais importante é meter kms para habituar o corpo ao tempo de corrida que estou a prever fazer.
Nesta preparação tenho tido a companhia da Natércia  , a espaços corremos separados mas é sempre mais agradável correr juntos , até porque também tenho interesse em que ela consiga uma boa preparação para tentar concretizar a sua segunda maratona, ontem correu 24 km e no final umas mazelas antigas regressaram mas não devem ser impeditivas de continuar a preparação com normalidade.
Este mês será o mais intenso a nível de treino , nas primeiras 5 semanas foram cerca de 300km ,os treinos longos são importantes não só parte  física como mental pois como costumo dizer uma maratona corre-se com "a cabeça"e não com as pernas...
Desejo pois a todos que também estão imbuídos neste espírito uma boa preparação com calma e muita paciência e a 02 de Novembro lá estaremos para mais um dia de festa.
Até lá boas corridas

7 comentários:

  1. Força Joaquim, tudo a correr pelo melhor!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Joaquim, como tão bem sabes, é preciso escutar o corpo, e se não dá para mais, adapta-se da melhor forma para se conseguir o objectivo que se pretende. Força para estas 7 semanas que faltam, que na realidade são 5 pq as últimas 2 são para carregar baterias.
    Grande abraço e força para vocês os dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais , escutar o corpo é isso mesmo , abraço para ti espero encontra te em ovar.

      Eliminar
  3. A arte está em adaptar o treino à nossa realidade actual! Estas a fazer uma preparação muito inteligente!
    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jorge fala a voz da experiencia obrigado e um grande abraço.

      Eliminar
  4. É isto aí, dependendo de nossa realidade, precisamos fazer alguns ajustes. Meu carinho e o desejo e uma boa semana, amigo.

    ResponderEliminar