segunda-feira, outubro 26, 2015

A CORRIDA DEPOIS DOS "40" E MUITO MAIS

Porque será ?Qualidade de vida , física e mental
dirão a maioria..
São números verdadeiramente impressionantes e que de alguma forma traduz o verdadeiro fenómeno que são as corridas de estrada em Portugal e um pouco por todo o mundo.
Todos nós que já andamos por cá a alguns anos ja ouvimos as mais variadas historias em como as pessoas chegam ás corridas .Por motivos vários , desde a saúde ao gosto pela pratica do desporto entre outros .
A recente Meia Maratona de ovar em que participei é para mim uma das provas onde se vê mais veteranos a correr.
Sem eles não era  mesma coisas e até os atletas de elite reconhecem a sua importância para dar cor as corridas.
Mas vamos a alguns números que são curiosos e que devem fazer reflectir todos os que quando solicitados para a pratica do desporto dizem estar "velhos".
Dos 1950 atletas que segundo a organização de Ovar diz terem terminado a Meia Maratona , 1045 atletas eram veteranos com mais de 40 anos!
Se a este numero se juntar cerca de 100 atletas do sexo feminino com mais de 40 anos (infelizmente sem escalão)significa que dois terços dos atletas (+ ou -)eram veteranos.
Por curiosidade referira-se que correram 15 com mais de 70 anos !122 com mais de 60!
É caso para dizer que velhos são os trapos e quando a cabeça quer e a saúde nos permita tudo é possivel fazer , basta querer!Muitos utilizam argumentos tão "estúpidos" como a falta de tempo para justificar a ausência total na pratica da actividade física .
A  corrida é provavelmente o único desporto onde convivem pessoas dos mais diversos meios sociais e profissionais , costumo dizer que o criador deu o mesmo tempo a todos é preciso é saber utiliza lo.
A todos boas corridas ( ou caminhadas se for o caso).



3 comentários:

  1. Ora nem mais ... salvo muitas raras excepções, não há desculpa para não levantar o rabo do sofá e ir dar uma corridinha ou uma caminhada que seja.
    Falta tb referir que a nível de tempos, em média, este tipo de prova nada tem a ver com as chamadas "grandes provas" nas grande cidades ... eu não fui analisar mas vê-se que a grande maioria dos participantes em Ovar não são veteranos só na idade, são corredores que já andam nisto há bastante tempo e por isso tem mais andamento.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Aqui pelo Brasil não está muito diferente, também, amigo ... Cada vez mais, pessoas nos seus 50 e poucos anos, andam correndo por aqui ...

    ResponderEliminar
  3. Interessante! No meu caso, só comecei a correr aos 45...

    Um abraço

    ResponderEliminar