O Simão e a Natércia , os meus "troféus". |
Tal como prometi no post anterior cá estou para contar de forma simples e sintética para não cansar quem habitualmente lê este espaço.
A Maratona do Porto este ano foi para mim um turbilhão de emoções tantas foram as que pela minha cabeça passaram durante as mais de quatro horas que demorei a percorrer os 42 195 metros.
Feliz coincidência ..foi a aqui á passagem dos 25km que começou o "empeno" eu confirmava não o tempo mas os km.." |
Decidi apenas a 4 de Outubro participar , o tempo sabia que era pouco para treinar com agravante que durante a semana por motivos profissionais não me ser possivel treinar , por isso aproveitei ao domingo o único dia de momento disponível .Quatro treinos de 20, 21, 26, 17 foram as distancias possíveis em quatro semanas.Mas pronto a cabeça decidiu e lá fui com a Natércia que participou na Family Race , prova de 15km .
Confesso que apesar de já ter experiencia eu próprio estava desconfiado se o "corpo"ia aguentar o empeno..
Comecei naquele que era o meu espaço , letra C com o objectivo de correr para 4 horas mais coisa menos coisa..Encontro o João lima com o simpático casal Isa e Vitor que se preparavam para correr juntos a sua sétima maratona!!!Lindo!!
Os primeiros kms foram dentro do previsto até que por volta dos 10 km me junto "á bandeira "das 4 horas enquanto foi possivel fui ali .
Passo á meia maratona com 1:55:30 dentro do meu plano mas sempre com receio que a qualquer momento a falta de treino fizesse das suas ...e assim foi aos 25km o primeiro de sinal de câimbras ..paro no abastecimento a seguir para ingerir agua e laranjas melhorei um pouco até aos 30km ...aqui a chamada paulada nas pernas .
Caminhei durante alguns metros ..o coração queria mas as pernas não andavam , por momentos passei um mau bocado e a ver como poderia sair daquela situação .Mais uma paragem no abastecimento de alguns minutos , ganhei coragem e continuei a correr a um ritmo muito lento na casa dos 6 `por km .
Os últimos km foram de muita emoção e sofrimento mas não me passou pela cabeça em momento algum desistir ...afinal tinha que fazer jus á frase que me acompanhava .
Demorei mais de 1 hora a percorrer os 10 últimos km ...quando chego ao km 42 a emoção toma conta de mim , no meio da multidão dos últimos 400 metros a subir o Simão chama por mim ..uma meia surpresa pois não tinha certeza que ele ia estar ...parei emocionado para o abraçar e continuar até á reta da meta onde na bancada estava a Natércia... fiz o mesmo agradecendo terem paciência para esperar por mim ...continuei até cortar a meta com a certeza que com muita coragem e determinação consegui um feito de correr a minha 5ª maratona com muito suor e lágrimas ..de todas a mais sofrida .
Terminei com o tempo chip de 4:12:36..mais 50 minutos que o meu record pessoal que é de 3:22:04 em 2009.
E assim foi a minha 5ª maratona , espero obviamente voltar a correr mais uma maratona...porque "nada é impossível basta acreditar "
Parabéns a todos os que participaram
fazendo deste um grande evento desportivo que orgulha Portugal que teve 56 países representados.
Brevemente outras historias sobre esta maratona ...até lá boas corridas.
Muitos parabéns Joaquim!
ResponderEliminarMais uma maratona feita, com muitas dificuldades e emoções. Como a vida.
Gostámos muito de falar consigo!
Grande abraço
Muitos parabéns!
ResponderEliminarVou confessar uma coisa, quando antes da prova li a frase do João Marinho que tinhas na camisola fiquei emocionada e tive que controlar as lágrimas. Bonita homenagem que lhe fizeste Joaquim.
Muitos parabéns pela 5ª e força para as próximas.
Vemo-nos por aí :)
Beijinhos
Nada é impossível, basta acreditar!
ResponderEliminarMuitos parabéns por mais esta superação!
Um grande abraço