quinta-feira, 21 de agosto de 2014

E DE REPENTE OUVI A MARATONA A CHAMAR POR MIM....

O meu filho que me acompanhou registou
o momento no telemóvel desta feliz coincidência
Quero partilhar um conjunto de coincidências que me aconteceram num período muito curto de tempo  que nem sei  como lhe chamar ..coincidências pronto vamos acreditar nesta tese.
Então como os amigos da blogosfera que vão passando por este espaço sabem a MARATONA é a prova rainha das corridas e desde que corri a primeira que fiquei "apaixonado" por ela .Por vários motivos relacionados com lesões não me tem sido possivel participar nas 2 que se realizam em Portugal anualmente (no estrangeiro nem pensar ...estão fora do orçamento)por isso conto apenas duas no meu "currículo".
Este ano queria muito participar mas ando á três anos a conter o meu andamento sempre á espera de resultados da minha "máquina"que faz com que tudo se mova que é o nosso coração.Quem tem assistência medica através do SNS sabe bem como isto demora por isso fiquei como o tolo no meio da ponte sem saber se me inscrevia ou não antes dos resultados finais.
E é aqui que surge a primeira coincidência uma semana antes da consulta apareceu um dorsal de um atleta que por motivos de saúde não vai , referente ao período económico da inscrição , não pensei duas vezes e contactei o amigo Carlos Cardoso do blog Papa Kilometros que me pôs em contacto com o atleta em causa e rapidamente tratei de tudo faltava a consulta...
Eu posso correr não posso é abusar enquanto não me é detectado o problema que o cardiologista suspeitava , por isso nos tres últimos anos corro com 70% do esforço .
Esta semana tive finalmente a consulta e o resultado de vários exames entre eles uma ressonância cardíaca (UUF) o resultado foi negativo .Fiquei obviamente muito contente embora "viesse" cheio de recomendações para continuar dentro do esforço regular , nada de aventuras , por aí tudo bem afinal já me habituei a este ritmo .Quando regressava do hospital de santo António comecei logo a pensar que afinal poderia começar a minha preparação para a maratona apesar de já faltarem pouco mais de 2 meses chega perfeitamente para os objectivos que quero , terminar e mais nada.
Quando chego ao carro para regressar a casa reparei que tinha estacionado exactamente no local de partida da maratona ...incrível não me tinha apercebido quando lá estacionei...e é aqui mais uma coincidência  , como é possivel um conjunto de sensações tão positivas  todas seguidas...só pode ser obra de um ser superior ou sou mesmo um felizardo por acreditar nestas coisas.
Coincidência ou não é que a 02 de Novembro volto de novo ao Local não para estacionar mas para partir para mais uma aventura desta mítica corrida que é a maratona onde espero encontrar muitos dos meus amigos da estrada que tal como eu são apaixonados pela corrida , até lá boas corridas e nunca percam a esperança pois essa deve ser  a ultima  a perder-se.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Treinos para a maratona..cuidado o sonho pode virar pesadelo...

Pois é meus caros  por estes dias muitos são aqueles que se preparam para correr  a maratona  , prova considerada como a Rainha das provas de estrada .

No horizonte próximo estão a Maratona do Porto e de Lisboa  que se realizam em  Novembro e Outubro respectivamente.
Por o que tenho lido na blogosfera e nas mais diferentes paginas dedicadas ás corridas muitos são os que pela primeira vez se vão aventurar a correr a mítica distancia dos 42 195 metros concretizando assim aquilo que eu chamo a concretização de um sonho só ao alcance de verdadeiros "guerreiros"que gostam de enfrentar desafios.
Felizmente que já faço parte desses "guerreiros"pois já terminei duas maratonas , sei por isso dar valor a todos os que se aventuram neste desafio que em muito valoriza a auto estima tornando-nos cada vez mais fortes a ver a vida e as suas adversidades .
Foi pensando nos que pela primeira vez vão enfrentar este desafio que resolvi escrever este post com o Titulo "Treinos para a maratona..cuidado o sonho pode virar pesadelo...", e passo a explicar porquê dando como sempre o meu testemunho da minha experiencia nesta causa.
Andei dois anos a preparar-me mentalmente para correr a maratona , parecia impossível pois terminava tão cansado no fim das meias que não sabia como arranjar argumentos para correr mais 21 km...e eis que descubro que tudo estava na força mental e no conhecimento profundo das nossas reais capacidades ...ou seja só dependia de mim mais ninguém.
Chegou a altura de me preparar então fisicamente e como qualquer um procurei um plano de treino disponibilizado pela organização (Runporto)que se enquadra-se no que queria fazer tendo em conta as minhas capacidades.
O meu objectivo era terminar e se possivel em 3h30 pois era esse o tempo que achava que podia fazer naquela fase (2009).
Iniciei o meu treino três meses antes levando tudo á"risca"como estava no papel e eis que duas semanas após dei comigo desanimado e triste pois não estava a aguentar a dureza do plano de treino.
Parei para pensar ...mas a maratona não me saia da cabeça queria muito concretizar esse sonho e poucos dias depois rasguei o plano e eu próprio fiz o meu plano de treino de acordo com as minhas capacidades ...afinal já era quarentão e o que queria era mesmo acabar o tempo era em segundo lugar.
..pois bem amigos atletas treinei durante quase três meses , deixei de lado os chamados treinos específicos como  series , passei a fazer muito treino longo a ritmo lento alternando com pequenos treinos rápidos..
mais  nada    ....
Foram 800km  de corrida a sua maioria solitário e...resultado concretizei o sonho e terminei com 3:22:04 !
O conselho que deixo a todos os que vão correr a maratona pela primeira vez é que nada nem ninguém pode decidir por nós , atletas amadores que fazemos da corrida um vicio saudável e não uma competição,não podemos obedecer a um treino que está á partida direccionado para todos pois afinal de contas todos somos diferentes nas nossas características físicas e mentais e os chamados treinos "feitos"podem destruir os nossos sonhos e torna los em pesadelos .Divirtam-se corram de forma saudável e sejam felizes.