domingo, 21 de dezembro de 2014

III Amarante Christmas Trail , o "outro"lado da corrida

..quando uma imagem vale mais que mil palavras

Participamos hoje no III Amarante Christmas Trail este que não é habitualmente o nosso mundo das corridas acabou por nos mostrar o "outro lado das corridas", ou seja uma forma diferente de praticar a corrida muito mas mesmo muito diferente das provas de estrada .

Decidi participar com a Natércia e com ela fazer a prova para poder desfrutar de uma prova de 27 km que teve de tudo um pouco desde logo a começar pela nossa mensagem de esperança que levávamos estampada na camisola .
Não me vou alongar muito até porque ainda não consegui descarregar as emoções , correr na minha terra (adoptiva)  , correr com a Natércia numa prova tão dura que mais uma vez superou e  continuar a ter o meu filho a receber os pais  na meta ...ver e rever amigos que á muito não via ..e sempre ...sempre a pensar como gostava que o João Marinho estivesse presente.
Quanto ao tempo era o menos importante , durante a prova foram tantas as emoções   que me esqueci do tempo , mas sempre digo que foram mais de 4h30 para terminar os quase 28,5km do percurso(distancia medida pelo meu GPS)
A organização esteve no meu ponto de vista bem , nada a assinalar, parabéns por conseguir reunir 650 pessoas nesta magnifica terra. 
Como as imagens valem mais que mil palavras fica aqui retratado o que consegui fotografar durante a prova e que traduz a sua dureza , sua beleza e a emoção...o resto é paixão pela corrida.















terça-feira, 16 de dezembro de 2014

III Amarante Christmas Trail...EM CLIMA DE MUITA SAUDADE

A Associação Desportiva de Amarante vai organizar, através da sua secção de Trail Running, o III Amarante Christmas Trail.

O sucesso está garantido ao ponto das inscrições  para as três iniciativas (caminhada , mini-trail de 12 km e trail longo de 27 km ) terem encerrado antes da data prevista.


 No total são 600 atletas que no próximo fim de semana vão invadir algumas das magnificas aldeias deste concelho , assim como algumas artérias desta fantástica cidade que por estes dias se transformou em "cidade presépio"para acolher os muitos turistas que a visitam.


De realçar que esta prova que já vai na 3º edição pela primeira vez tem um cariz oficial atribuindo distancias com um grau de dificuldade media e que é excelente para quem como eu não está muito habituado a este tipo de provas mas que decidi participar pelo segundo ano consecutivo para visitar locais que de outra forma seria impossível em especial as aldeias próximas do Marão que são de  uma beleza incomparável.


Como não podia deixar de ser a prova será marcada por um clima de muita saudade pela ausência de um seus mentores que até á data continua desaparecido estou a falar obviamente de João Marinho que para alem de grande atleta é amarantino e um cidadão do mundo que está no coração de todos os amantes da corrida e da natureza.


Vou participar com a Natercia  na prova de 27 km ela que tal como eu ama a corrida mas muito mais a natureza , será certamente um "passeio"bonito bem diferente das provas de estrada que habitualmente participamos.


Para todos os que nos irão visitar uma boa viagem e desfrutem desta magnifica terra .


Boas corridas.E um santo e feliz NATAL.


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Um mês depois a Esperança continua viva

"Valorizo cada vez mais a importância de coisas simples da vida,
 a família os amigos, o amor,
o trabalho e a verdade. Sinto-me apaixonado pela vida,
pelas pessoas e pelos animais.
Não resisto a uma troca de carinho sempre que me cruzo com um. "
"I
(João Marinho)
Quase um mês depois do desaparecimento do nosso conterrâneo o atleta João Marinho a comunidade corredora assim como todos os seus amigos e familiares continuam com a Esperança viva que O João vai aparecer.
Confesso que estes últimos trinta dias foram para mim de uma riqueza humana incrível  , ver como é possivel que um simples ser humano tivesse levantado uma onda solidaria gigantesca mobilizando todos os quadrantes desde os desportivos a própria comunidade civil que se apercebeu da grandeza deste Jovem atleta e ser humano de eleição.
Eu próprio que como já disse neste blog não conhecia tão profundamente o João como conheço agora, falei com ele algumas vezes mas não o suficiente para ter a certeza que estava na presença de um super atleta , um aventureiro alguém que amava a natureza a corrida como ninguém.
Como devem calcular também já ouvi algumas criticas como por exemplo o facto de se aventurar a ir para os picos da Europa  nesta época , mas esses são aqueles que de aventura nada sabem , que pouco ou nada arriscam e que vão passar pela terra sem saber se ela é redonda ou quadrada...
Depois de ler algumas passagens sobre as suas aventuras só tenho a dizer como eu tenho "inveja"de tudo o que ele já viveu por esse mundo fora , experiências únicas que enriquecem qualquer ser humano .

O João é um aventureiro gosta de arriscar , ainda recentemente numa  expedição á Ásia  ele dizia "
Esta é a minha forma de viajar. Explorar, aventurar-me, perder-me e já sinto saudades de uma aventura assim. "
Estou certo que ele imaginava que algum dia lhe podia acontecer o que neste momento todos sabemos e isso só alimenta a minha esperança de ele saber como lidar com a situação , acredito (nada me diz o contrario neste momento)que ele possa estar vivo e logo que possa vai causar-nos uma surpresa.
Dia 21 de Dezembro realiza-se III Amarante Christmas Trail prova em que ele foi pioneiro , o que mais gostava era que ele estivesse presente para todos lhe darmos um grande abraço e acabar com esta ANSIEDADE!
Um mês depois a Esperança continua viva , eu como crente continua a acreditar .



29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...