quinta-feira, abril 13, 2017

A outra parte da corrida

Já contei aqui no poste anterior os ecos da nossa participação na meia maratona de Ílhavo , que não deixou para mim grandes recordações , mas nem tudo foi mau , aliás vejo sempre as coisas pelo todo para não entrar em "negativismo colectivo".
poucos segundos depois  de cortar a meta
 Olhando para quem provavelmente tão bem o trata
Esta meia maratona tinha a particularidade de Homenagear um Homem da terra Paulo Henriques , mais conhecido por PAULINHO .
Paulinho não é um atleta normal , portador do síndrome de Dow tem 33 anos e corre desde os 14 anos.
Filho da terra foi a grande atracão deste grande evento realizado na cidade de Ílhavo , o objectivo era que fosse batido o recorde da meia maratona para atletas com o seu grau de deficiência , facto que infelizmente não se veia a verificar.
Vi o Paulinho no retorno e como já tinha corrido com ele na meia maratona da régua vi que ele não vinha bem ...mas isso não o impediu de continuar e acenar sempre com um sorriso para todos que ao longo do percurso o saudavam , afinal estamos na presença de um grande atleta campeão do mundo dos 800 e 1500 metros nos 10º campeonatos do Mundo para síndrome de Dow realizados no México em que representou Portugal .
A organização e bem não iniciou a cerimonia de entrega de prémios  sem o Paulinho cortar a meta , mesmo sabendo que o esperado recorde não seria batido.
A espera dele estavam centenas de pessoas que o receberam como um campeão .
Chegou exausto , foi levado em ombros até ao local onde curiosamente me encontrava quando olhou para o seu relógio e viu o tempo começou a chorar ...arrepiei-me digo vos..até eu fiquei emocionado com a sua força de vencer .Soube que por motivos de doença não pode treinar mas mesmo assim quis participar nesta primeira meia maratona na sua terra.
Esta é sem duvida uma grande forma de integração social , afinal somos todos diferentes mas no fundo todos iguais , quando lidamos com seres assim ficamos mais humanos , mais sensíveis ao verdadeiro sentido do que deveria ser a vida .
Parabéns ao Paulinho , á organização e todos os que no dia a dia contribuem para a sua felicidade.

  

2 comentários: