terça-feira, setembro 18, 2012

A importância das "minis"

3668 terminaram a meia  do porto-Gaia
Não , não estou a falar das cervejas minis embora elas também dão um certo jeito (que bem souberam no domingo no final da meia) mas sim das mini maratonas que de á uns anos a esta parte fazem parte das provas de estrada em especial das meias maratonas.
De facto a maioria dos que começam a correr uma mini mais cedo ou mais tarde aventuram-se na meia maratona .Foi com esta ideia que no domingo fiquei no final da meia da sportzone .Segundo os organizadores participaram cerca de 11500 pessoas , dos quais 3668 terminaram a meia maratona.
Esta foi para mim a 5ª meia maratona sportzone (38º no total ) fiquei com a sensação que o grande aumento verificado  na prova principal se deve á passagem de muitos que nas edições anteriores apenas correram a mini , pois penso que nesta prova foram muito menos os participantes , ao contraio da meia que em 2011 teve 3027 e na edição deste ano terminaram 3668 sem duvida uma subida assinalável.
No entanto na minha opinião esta prova com este percurso (fantástico a ligar porto a Gaia ) não terá condições em termos logísticos para mais atletas , em especial na zona ribeirinha de Gaia  era difícil correr tal era o aglomerado de atletas nos dois sentidos.
Fica no entanto este registo positivo de cada vez mais são aqueles que se aventuram nas longas distancias mas muitos terão que estar melhor preparados pois vi situações de muito sofrimento o que deita por terra o melhor que se pode tirar da corrida que é o prazer de correr.Para se ter uma ideia  terminaram cerca de 500(!)atletas com mais de 2:15 .É importante que todos tenham a noção do esforço que se vai ter a correr uma meia maratona , para que não fiquem marcas negativas e "arrumar" de vez com esta terapia que quando bem administrada é simplesmente fantástica.

5 comentários:

  1. De acordo que as mini são importantes só é conveniente que não perturbem o desenrolar normal de uma prova e há casos em que isso não acontece.
    Quanto as 2:15 na meia maratona aqui há uns anos valentes nunca sonharia que um dia faria um tempo desses na meia maratona. Passar das duas horas já era inimaginável. Agora na meia de São João das Lampas fiz 2:20:55 e não me sinto triste por isso antes pelo contrario! Mas é diferente eu fazer um tempo desses mas acabar a prova bem e fazer tudo sobre controle de que alguém que faz um tempo desses porque não tem a noção da distancia e rebenta chegando em grande sofrimento.
    o meu melhor tempo na meia maratona é de 1:28:14 na Nazaré em 1983!

    ResponderEliminar
  2. Um post muito verdadeiro e preciso. Meu carinho e bons treinos.

    ResponderEliminar
  3. Com muita pena minha não pude estar nessa Meia de percurso e ambiente fantástico, e se lá tivesse ido seriam mais de 501 a acabar com mais de 2h15m! ;) E ainda assim tenho a certeza que sairia de lá muitíssimo satisfeita, mas este ano não deu.

    Correrei os 15 na Maratona, se tudo corre bem :)

    ResponderEliminar
  4. Um artigo muito interessante e até motivacional mas, por mais desconto que dê à frase, infelizmente está muito longe de ser um facto que "a maioria dos que começam a correr uma mini mais cedo ou mais tarde aventuram-se na meia maratona".

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Joaquim,
    antes de mais parabéns pelo blogue do qual sou seguidor há pouco tempo. Concordo com esta opinião sobre as minis, mas tb estou de acordo com o Jorge Branco, o facto de atrapalharem quem anda lá com um objectivo definido tem que ser tido em conta....tb participei no domingo com uma data de amigos, dos quais dois se estrearam nesta distância e acabaram bem, cansados mas bem.
    Aquele abraço.
    Carlos Cardoso
    www.papakilometros.blogspot.com

    ResponderEliminar