quinta-feira, janeiro 03, 2013

Correr sozinho ou em Grupo e onde ...?

percurso urbano ontem percorrido  pelo
nosso grupo de treino
Muitas são as teorias sobre este tema , Correr só ou acompanhado.A corrida é de facto uma actividade que se pode encarar com  autentica liberdade no que á sua pratica diz respeito.Quando comecei a correr com regularidade foi em grupo e ainda hoje me recordo do dia em que pela primeira vez corri sozinho.Muitos atletas dizem que sozinho custa muito mais , menos motivação em especial para tomar a iniciativa de começar.Confesso que na maioria das vezes prefiro correr acompanhado , em especial quando temos a sorte de ter companheiros de treino que comungam das mesmas ideias , do mesmo espírito com que deve no meu entender ser encarada a corrida a este nível. Quem corre com objectivos competitivos , correr sozinho aumenta ainda mais a sua capacidade de sacrifício .Quantas vezes quando ando correr passam por mim outros atletas , alguns profissionais do atletismo , calculo quanto não será difícil levar uma vida diária de autentica competição para se atingirem os objectivos desejados , ás vezes me interrogo se terão prazer na corrida.
Outro dos obstáculos com que os atletas se debatem , e aqui seja qual for o nível competitivo é os percursos de treino.As diferentes estações do ano fazem com os mesmos sejam alterados em função de vários factores , como o calor , o frio , a luz e segurança.
No que a isso diz respeito não estamos muito beneficiados , pois as alternativas são poucas e o ideal para quem treina á noite no inverno poucas mais restam que os percursos urbanos.
Por isso , se está a pensar começar a correr é bom que saiba que a corrida tem muitos aspectos que são importantes para o desempenho que no meu entender quando praticado de uma forma saudável e dentro das capacidades de cada um é uma grande terapia para o equilíbrio físico e mental.

2 comentários:

  1. Olá Joaquim.
    Eu corro quase sempre sózinho, mas prefiro quando tenho companhia.
    Embora certos dias, correr sózinho ajuda a colocar as ideias no sítio correcto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Joaquim,
    bela questão esta, que divide os corredores. Eu gosto de treinar sozinho nos treinos curtos, de series pq tenho o meu ritmo próprio. Quando faço treinos mais longos (normalmente ao fim de semana) gosto mesmo é de correr em grupo, os ritmos normalmente são médios (dá para quem é mais rápido e para quem é mais lento), os kms passam a voar e como somos um grupo engraçado a diversão é garantida durante aquelas horas.
    Abraço

    ResponderEliminar