terça-feira, agosto 05, 2014

Treinos para a maratona..cuidado o sonho pode virar pesadelo...

Pois é meus caros  por estes dias muitos são aqueles que se preparam para correr  a maratona  , prova considerada como a Rainha das provas de estrada .

No horizonte próximo estão a Maratona do Porto e de Lisboa  que se realizam em  Novembro e Outubro respectivamente.
Por o que tenho lido na blogosfera e nas mais diferentes paginas dedicadas ás corridas muitos são os que pela primeira vez se vão aventurar a correr a mítica distancia dos 42 195 metros concretizando assim aquilo que eu chamo a concretização de um sonho só ao alcance de verdadeiros "guerreiros"que gostam de enfrentar desafios.
Felizmente que já faço parte desses "guerreiros"pois já terminei duas maratonas , sei por isso dar valor a todos os que se aventuram neste desafio que em muito valoriza a auto estima tornando-nos cada vez mais fortes a ver a vida e as suas adversidades .
Foi pensando nos que pela primeira vez vão enfrentar este desafio que resolvi escrever este post com o Titulo "Treinos para a maratona..cuidado o sonho pode virar pesadelo...", e passo a explicar porquê dando como sempre o meu testemunho da minha experiencia nesta causa.
Andei dois anos a preparar-me mentalmente para correr a maratona , parecia impossível pois terminava tão cansado no fim das meias que não sabia como arranjar argumentos para correr mais 21 km...e eis que descubro que tudo estava na força mental e no conhecimento profundo das nossas reais capacidades ...ou seja só dependia de mim mais ninguém.
Chegou a altura de me preparar então fisicamente e como qualquer um procurei um plano de treino disponibilizado pela organização (Runporto)que se enquadra-se no que queria fazer tendo em conta as minhas capacidades.
O meu objectivo era terminar e se possivel em 3h30 pois era esse o tempo que achava que podia fazer naquela fase (2009).
Iniciei o meu treino três meses antes levando tudo á"risca"como estava no papel e eis que duas semanas após dei comigo desanimado e triste pois não estava a aguentar a dureza do plano de treino.
Parei para pensar ...mas a maratona não me saia da cabeça queria muito concretizar esse sonho e poucos dias depois rasguei o plano e eu próprio fiz o meu plano de treino de acordo com as minhas capacidades ...afinal já era quarentão e o que queria era mesmo acabar o tempo era em segundo lugar.
..pois bem amigos atletas treinei durante quase três meses , deixei de lado os chamados treinos específicos como  series , passei a fazer muito treino longo a ritmo lento alternando com pequenos treinos rápidos..
mais  nada    ....
Foram 800km  de corrida a sua maioria solitário e...resultado concretizei o sonho e terminei com 3:22:04 !
O conselho que deixo a todos os que vão correr a maratona pela primeira vez é que nada nem ninguém pode decidir por nós , atletas amadores que fazemos da corrida um vicio saudável e não uma competição,não podemos obedecer a um treino que está á partida direccionado para todos pois afinal de contas todos somos diferentes nas nossas características físicas e mentais e os chamados treinos "feitos"podem destruir os nossos sonhos e torna los em pesadelos .Divirtam-se corram de forma saudável e sejam felizes.



1 comentário:

  1. Este post fez-me refletir um pouco sobre o seguir ou não um plano de treino. É obvio que cada pessoa é única e tem formas diferentes de se motivar para um objetivo de tanta relevância como a maratona. No meu caso, que pretendo terminar a maratona estou a seguir um plano que me tem motivado nos treinos e a ser mais racional na distribuição da carga semanal nas pernas. Aliás, o plano é mais uma orientação para me manter disciplinada. Até agora está a resultar. No entanto, é sempre uma mais valia ler experiências de quem já viveu esta experiência.

    ResponderEliminar