domingo, abril 12, 2015

Meia Maratona de Barcelos , que grande Galo !!!

O sorriso no final da minha 48ª 
O titulo deste post pode parecer sugestivo  mas depois de lerem as próximas linhas vão ver que é susceptível de várias interpretações .
Participei hoje na 2ª edição da meia maratona de Barcelos , prova organizada pelo clube Amigos da Montanha sediado nesta Bonita Cidade minhota.
Quando me inscrevi para esta prova para alem da participação na mesma tinha outro objectivo , regressar a uma cidade á qual estou ligado por razões familiares á mais de 4 décadas pois nesta região mora o meu irmão mais velho .
Confesso  que não fiz qualquer preparação especifica para esta meia distancia , pois correr uma meia maratona para mim já não me cria grande dificuldade os tempos são sempre para segundo plano.
O que não estava á espera era de um autentico dia de verão em Abril !
De facto cheguei ao local da prova por volta das 8:30 e as temperaturas já marcavam 16º que passaram para 28º á hora da prova ora isto é como sabem alguns dos meus amigos para mim um grande inimigo , o calor.
A prova iniciou-se ás 10 horas em ponto com um pelotão aceitável segundo a organização cerca de  800 atletas para esta prova (existia outra na distancia de 10  km)
Com os amarantinos Bento e Veríssimo
 que fizeram a prova juntos 
Aqui surge a minha primeira dificuldade do dia só no inicio soube que a prova era em circuito de 2 voltas !
Detesto...mas  não havia nada a fazer.
Os primeiros km foram muito dolorosos não me estava a conseguir adaptar ao calor  e estranhamente  o corpo não respondia , a passagem aos 10 km com 50`eram prova disso mesmo.
Curiosamente na segunda volta comecei a melhorar a resposta do corpo já era mais aceitável com o meu ritmo habitual mas sabia que muito dificilmente baixaria  o meu tempo da ultima meia em Janeiro na meia maratona de Amarante que foi de 1h44.

O percurso nada agradável para alem do aspecto que referi de ser em circuito ,  parte foi na variante circular da cidade o que desde logo nos dá um cenário pouco animador o calor concentrado "naquele" alcatrão...
Corri com uma t-shirt onde está a fotografia do João Marinho ele que era atleta do Desnível Positivo um clube desta região á passagem do km 15 senti uma força muito grande quando encontro um atleta desse clube que depois de olhar para mim se arrepiou ...e disse "ái o que você trás aí!
Honestamente as minhas forças redobraram terminando os últimos km a um ritmo nada condizente com parte da prova Terminei com o meu GPS a marcar 1:46:59 , o tempo oficial á hora que escrevo ainda não está publicado.

 A organização

Não gosto de criticar quem trabalha em prol do desporto mas não posso deixar em claro os seguintes aspectos:
Como é possivel a organização gastar 15 000 euros em prémios e não ter uma medalha para os atletas do pelotão que são eles que dão cor e vida ás corridas?apenas uma t-shirt e agua em nada abona o respeito que se deve ter pelo grosso dos atletas.
A prova com este traçado será difícil no futuro crescer ao nível que esta cidade merece.
Espero que sejam aspectos a  rever pois a cidade e a região merecem .
E assim foi o resumo da minha 48ª  meia maratona , a única em que participei e não tive medalha...para que conste.
A todos boas corridas.




Sem comentários:

Enviar um comentário