segunda-feira, junho 08, 2015

A hipocrisia das corridas Solidarias

Um dos grandes exemplos de solidariedade 
Não é a primeira vez que escrevo sobre este tema já á uns anos escrevi algo sobre as corridas que todos nós acreditamos deviam ter um objectivo para o qual são anunciadas.
Aceito que se realizem mas que as organizações no mínimo não nos levem por "lorpas" .
Quando escrevi na altura a Revista SPIRIDON aproveitou para divulgar o meu texto que segundo o Prof Mário  Machado se enquadrava na hipocrisia que são certas organizações
 Mas vamos aos factos pois como sempre gosto de argumentar com coisas reais.
Participei pela primeira vez numa destas corridas solidarias ainda andava á pouco nas corridas , com um amigo fui á designada " O Walk the World 2007, Marcha Contra a Fome"a corrida realizava-se em três cidades em portugal á mesma hora e em muitas outras cidades a nível mundial.
Paguei 10 euros e quando chego ao local vejo uma conhecida atleta a falar com tom  muito alterado pois não estava de acordo que uma corrida contra a fome tivesse nada mais nada menos , chips e prémios monetários !!
Fiquei estupefacto ...mas foi assim mesmo.
Tenho andado atento e dai para cá a coisa melhorou , mas de vez em quando ainda existem alguns xicos espertos que continuam ...!
Gosto de ser solidário mas para isso não preciso de alimentar hipocrisias , como é possivel por exemplo uma corrida onde parte das inscrições reverta para a luta contra o cancro e e existam  prémios monetários aos primeiros classificados ? então os atletas que correm para ganhar não têm também que ser solidários e os primeiros a dar o exemplo?Qual o papel das instituições publicas que contribuem para esta forma de ser solidário através de subsídios para as provas..?
Não recebo de ninguém lições de solidariedade  quando o sou na medida das minhas posses normalmente faço-o sem alarido e direccionado ....
Estou de acordo que realizem provas no sentido de passar a mensagem , de testemunhos e de exemplo de superação , mas nunca com objectivos extra que de solidariedade nada têm.
Sejam solidários também na partilha da verdade pois só assim seremos homens e mulheres  de corpo e alma .
Boas corridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário