quarta-feira, abril 25, 2018

Caminhada de Abril , pela igualdade e Liberdade

Os amigos das corridas com Rui Teixeira 
e Jaime Pereira pioneiro desta iniciativa.
Hoje é o nosso dia !! O dia de todos os homens e mulheres que querem e gostam de ser livres!!
o Dia 25 de ABRIL DE 1974 marcou a minha geração e todas as que se seguiram , a conquista pela liberdade e democracia com igualdade de oportunidades e liberdade de expressão.
Foi com estes valores que cresci a ouvir historias de quem não teve essa oportunidade ..ser livre!!
Por isso celebrar o 25 de Abril é para mim de extrema importância sempre que me é possível participo nas iniciativas que assinalam esta data importante da nossa historia .
Em 2006 um amigo e companheiro de corrida homem de iniciativas e lutas pela liberdade teve a iniciativa de organizar uma caminhada de Amarante até Fridão , sua terra natal  ..o objectivo era celebrar Abril na noite de 24 para 25 de Abril , "incorporou"a figura de Salgueiro Maia que nessa famosa noite de 74 Liderou desde Santarém 240 valentes militares até ao largo do Carmo .
Jaime Pereira  Tinha a noção que o risco era elevado , mas teve sucesso e a população respondeu presente!!!Os políticos locais da altura "agarraram a iniciativa dando lhe um  nível de legalidade "a partir dessa segunda edição passou para evento oficial da Junta local com o apoio da Camara Municipal.Este ano mais uma vez participei , pela Liberdade , pelo convívio e pela amizade que me une a um Senhor discreto , Humilde mas um Verdadeiro Rosto de Abril ,Jaime Pereira.
Antes da caminhada de ontem ainda tivemos oportunidade de assistir á justa Homenagem de um atleta amarantino , também ele a residir em Fridão e que recentemente se sagrou campeão Europeu de corta mato ao serviço do Sporting Clube de Portugal , , também ele um amigo e grande ícone desta terra.
Foi assim num ambiente de Liberdade convívio e animação que cerca de meio milhar de participantes percorreram os cerca de 10 km que separam a o centro da cidade de Amarante á simpática localidade de Fridão .
Que os valores de Abril permaneçam e se celebrem por muitos e longos anos.
Sejam Livres !!

1 comentário:

  1. "Que os valores de Abril permaneçam e se celebrem por muitos e longos anos"

    Nem mais! Qualquer iniciativa e participação é positiva e salutar! E não esqucer Abril!
    Beijinhos

    ResponderEliminar