segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A "Pancada" do km 30 na Maratona

A barreira do km 30"
Muitos São os mitos sobre o tão falado km 30 da Maratona.Da experiencia das minhas 4 maratonas já concluídos posso dizer que são  mais que mitos  , acontece mesmo!
Na minha primeira maratona , a única em que me preparei a serio , senti  a chamada "pancada nas pernas do km 30".Não é apenas um problema psicológico mas também físico , a quebra de ritmo foi grande assim como  a parte mental , de repente parece que as forças se foram !!!
Correndo com objectivos mais modestos é na minha opinião mais fácil de ultrapassar  esta barreira  , assim foi nas maratonas seguintes , em que apesar de ter menos preparação não coloquei  grandes objectivos , apenas e só terminar .
É muito importante a hidratação em todos os pontos de abastecimento assim como  , os sólidos são também muito importantes para os músculos não entrarem em ruptura  .Cometi um grande erro na minha primeira maratona , bebi apenas aos 22kms e não ingeri qualquer alimento solido , resultado os dias seguintes foram terríveis com muitas dores musculares e uma recuperação muito mais longa e dolorosa .
Correr uma maratona seja a que nivel for é sempre um marco importante na vida de qualquer pessoa  para que se guardem apenas boas recordações há que não correr riscos e respeitar esta mítica distancia com a grandeza que ela nos merece para que nos final independentemente dos objectivos de cada um possamos cantar "vitoria , eu consegui".
A todos atletas sem excepção que vão participar na próxima edição da maratona do Porto no domingo desejo um dia de sonho !
Eu cá estarei para contar a minha historia vivida durante esses 42 195 metros!


4 comentários:

  1. Costumo dizer que a Maratona começa aos 30. Até aí, com treino, chegamos lá mais ou menos bem, a partir daí é que a coisa começa a doer e forte. Mas depois é tudo compensado e esquecido com o cortar a meta!

    Um abraço e muita força para domingo

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá para mais uma ... até domingo :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tudo depende da preparação e de muita coisa mas julgo que quando melhor preparado se está mais tarde chega o "muro" e mais rápido se ultrapassa o mesmo!
    Um abraço.

    ResponderEliminar

29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...