quinta-feira, maio 24, 2012

Qual o piso para correr ...?

eco-pista (antiga linha do Tâmega)
Todos os corredores têm preferências varias em relação ao percurso ou tipos de piso para as suas corridas .De facto por experiência própria posso dizer que durante muitos anos quase não dava  importância a esse pequeno "grande pormenor".
De facto acho que somos todos assim , quando tudo corre bem não nos apercebemos que á alturas que estamos a criar grandes lesões devido ao piso em que corremos.
 Em 2010 quando treinava para a maratona comecei o meu  longo calvário  no que a lesões diz respeito.Não tenho qualquer rigor cientifico para atestar os meus argumentos mas ainda hoje me convenço que foi precisamente devido ao piso que as lesões apareceram. Na altura era quase moda treinar na eco-pista  , que tinha  acabado de ser pavimentada com um piso que ao que sei foi a primeira vez utilizado em Portugal.Dai para cá muitas têm sido as queixas de atletas que desistem de lá correr porque ao fim de algum tempo começam a ter lesões nomeadamente nos tendões.Confesso que pessoalmente a terra é o meu piso favorito para correr , é mais suave e apesar de se correr mais lento é na minha opinião o piso que menos lesões pode causar.Quanto á eco-pista acho que é mais apropriada para caminhar ou andar de bicicleta , para correr com frequência , não .

1 comentário:

  1. O meu piso preferido é também a terra batida. Também gosto de relva, desde que seja num terreno direito e não esconda buracos. E também na areia molhada. O pior mesmo é o asfalto e estou em crer que os pisos de cimento são ainda mais duros, sendo o efeito do impacto de cada passada muito mais violento para todo o esqueleto

    ResponderEliminar