sexta-feira, julho 11, 2014

Atletas em perigo , vale a pena denunciar ? veja aqui como...

Todos os que praticam desporto ao ar livre sabem da dificuldade que é encontrar locais para treinar dentro da segurança adequada , ou seja a pratica desportiva com a tranquilidade que cada um procura para poder usufruir ao máximo do seu treino , seja a correr a pedalar ,ou mesmo a  caminhar .
Ainda esta semana assistimos a mais um acidente com dois atletas na zona centro do pais quando praticavam ciclismo , a falta de cuidado da maioria dos condutores assim como o pouco civismo leva muitas das vezes a estes acidentes.
Ora numa altura em que se "malha na coisa publica"a torto e a direito hoje quero partilhar com os amigos da blogosfera uma situação real que se passou comigo  e que prova que afinal nem tudo está mal , ainda existe gente de bem a cuidar deste "estado"á beira de um ataque de nervos.
Para os praticantes de corrida não é fácil treinar nesta região situada no sopé do Marão com poucos locais planos , por isso há que arranjar alternativas e no nosso caso a estrada nacional 210 que liga a marginal do Tâmega entre Amarante e o Marco de Canaveses é a mais utilizada tanto por atletas de corrida a pé como de bicicleta.Ora á muito que esta estrada nacional está ao abandono no que a limpeza das bermas diz respeito , sei que tem pouco transito (esse também é um dos motivos porque é utilizada por atletas) mas nada justifique este abandono , zonas há que o mato ocupava uma faixa de rodagem tornando um perigo para quem por ali caminha ou corre dadas as imensas curvas que fazem com que  a visibilidade seja reduzida.
Ora cansado de esperar um destes dias passei por lá de carro e resolvi tirar umas fotografias e enviar juntamente com a minha reclamação para A  EstradaS de Portugal entidade responsável pela conservação desta via , no dia seguinte responderam-me assim :
Exmo(a). Senhor(a).
Relativamente ao seu pedido, limpeza de vegetação na EN 210, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a EP – Estradas de Portugal SA iniciou a sua análise e dar-lhe-á uma resposta nos próximos dias.O seu processo nº 2014IND00471 .
Esta foto tirada no acto dos trabalhos de limpeza
é elucidativa do estado em que se encontrava a via
10 DIAS DEPOIS ou seja hoje passei novamente por lá em serviço , quando não é o meu espanto e vejo uma mega operação de limpeza ao longo dos 13 km da via com dezenas (!)de homens auxiliados de várias maquinas a fazer a limpeza que á anos não se fazia.

Claro que fiquei feliz , este é um sinal que vale a pena reclamar , temos esse dever , contribuindo assim para a segurança de todos e preservando património que a todos (ainda) nos pertence.
Agradeço publicamente á estradas de portugal terem levado em atenção a minha reclamação reparando uma situação que estava á vista de todos que era urgente.
Por isso caro amigo atleta denuncie vai ver que vai valer a pena.Boas corridas

4 comentários:

  1. Que bom que houve uma mobilização, no sentido da poda, não é mesmo ? Meu carinho, amigo.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Joaquim!

    O mal das pessoas é que ou se calam ou falam à bruta perdendo a razão. Quando temos a razão do nosso lado nunca a devemos perder e, expondo bem a situação, as probabilidades de êxito aumentam, como o caro amigo fez e bem. Parabéns!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Vale sem a pena reclamar! Nem sempre se obtém resultados positivos mas sem reclamar é que não chegamos a lugar nenhum!
    Neste caso particular tenho de felicitar as Estradas de Portugal por terem cumprido com o seu dever!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, aplausos para ti pela atitude cívica, e às EP por terem reagido desta forma, eficiente e rápida. Fosse sempre assim...
    Aquele abraço

    ResponderEliminar