quinta-feira, abril 02, 2015

Velhos ?...velhos são os trapos

José canelo 90 Anos 
Nada melhor que a filosofia popular para nos ajudar a compreender certas situações com que somos confrontados e que nem a ciência nos dá essa resposta.
Ao longo de muito tempo o  envelhecimento sofreu muitas alterações,actualmente para alem de símbolos de experiências e saber para os mais novos , são cada vez mais os que através do desporto teimam em não desistir e mostrar como se faz. Vem isto prepositivo da recente participação dos portugueses  no europeu de atletismo na categoria de masters.Foram nada mais nada menos que 14 medalhas sendo que dessas 4 foram de OURO  na categoria de M90!2 na categoria W40 e 1 W70  mais 5 de prata e duas de bronze.
São estes exemplos de juventude física e mental que podem motivar todos aqueles a quem  ouvimos dizer "estou velho"...o que dizer por exemplo de um atleta polaco que participou com 104 anos e com um tempo de fazer inveja a alguns novos.
Tenho o prazer de ter no meu restrito grupo de amigos um jovem com 90 ANOS que nas muitas conversas que já teve comigo me dizer que um dos segredos da sua longevidade e da sua lucidez mental foi ao longo dos anos nunca ter deixado de correr , só o fez já com 88 anos por recomendação medica.
Segundo ele sempre que viajava para qualquer pais (correu o mundo  no desempenho de varias actividades de leccionar a consultor ) a primeira coisa que fazia era colocar as sapatilhas , calções  e uma camisola na mala de viagem pois a primeira acção logo que aterra-se no pais do destino era correr.
Não há duvida que a corrida é uma fonte "de muito rendimento"no prolongar da vida terrena  permitindo uma maior qualidade de vida a todos os que têm o prazer de a praticar.
Aos portugueses que representaram tão bem o nosso pais e que infelizmente não têm o merecido destaque por parte da imprensa deixo aqui os meus parabéns por contribuírem  com o seu exemplo para uma melhor e mais saudável qualidade de vida.
Boas Corridas.







2 comentários:

  1. José Canelo um grande herói do atletismo e exemplo para muita gente, principalmente para os mais jovens que nem praticam atividades físicas...Parabéns.

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderEliminar