quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Guimarães vai ter a sua meia maratona


Para todos os amantes da corrida por certo que já muitas vezes se interrogaram  que sendo  Guimarães cidade de tantos corredores não tem uma prova longa de estrada .

Pois bem este ano integrado no programa anual das actividades desportivas que ao longo do ano vão acontecer em Guimarães  , lá está a sua meia maratona a 22 de Setembro.
Guimarães  será em 2013 a capital europeia do desporto , com um vasto programa de actividades desportivas que certamente levarão á  cidade onde nasceu portugal muitos amantes do desporto e não só.
Esperamos pois por este grande evento desportivo que no que á nossa modalidade diz respeito seja de grande pujança para assinalar este ano tão importante para a cidade e região.Certamente que com uma organização cuidado e uma boa promoção serão muitos os participantes.Cá estaremos para logo que possivel dar mais informações sobre este evento .
.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Correr agora ?Está maluco da cabeça....


A vida prega-nos realmente cada partida que por vezes ficamos espantados como as coisas nos acontecem.Eu passo a explicar esta que é uma historia real e se passou comigo.

Decorria o ano de 1993 quando no exercício da minha actividade profissional  (fui vendedor durante os últimos 20 anos) visitei um cliente na zona de Penafiel .Por norma visitava esse cliente por volta das 11h , mas nesse dia não foi possível e cheguei lá as 12h15. Depois dos meus pedidos de desculpa por não aparecer á hora habitual  o cliente diz que não me podia atender pois ia correr na hora de almoço...
Correr na hora de almoço ?respondo eu com ar de quem não queria acreditar no que estava a ouvir.Sim não tenho outra hora e hoje tenho que correr 20km.
Bem se já estava estupefacto , mais fiquei quando me falou assim , respondo que ele não estava bom da cabeça  ao que ele reagiu com uma enorme gargalhada.Ficou acordado que passaria mais tarde , o que veio a acontecer e onde falei mais em pormenor com ele sobre aquele vicio que ele tinha das corridas.É bom lembrar que eu tinha por essa altura 25 anos e ele  28 .Apesar de sempre ao longo da minha vida gostar de desporto apenas o futebol me ia de vez em quando ocupando o pouco tempo que tinha disponível .Os anos foram passando , até que em 1997 mudei de zona  de trabalho e deixei de ter contacto com este cliente e amigo.Em 2005 já eu dava umas  corridas e sou convidado por um amigo da ADA (Associação desportiva de Amarante)a participar na meia maratona da Nazaré , claro que pensei logo que não seria fácil .Depois de alguns treinos lá me convenci a participar , em Novembro de 2005 .Chegados á Nazaré e depois das formalidades que para mim eram novidade lá fomos dar um passeio para aliviar o nervosismo de quem participa pela primeira vez numa prova de tão longa distancia , e eis que no meio de um grupo de atletas alguém chama por mim , nem mais nem menos o Meu amigo de Penafiel  !O que está aqui a fazer ? pergunta ele com ar de admiração.Vou correr a meia maratona . O quê , você me chamou maluco e agora também anda nisto ?Selamos aquele feliz reencontro com um forte abraço , e pela minha parte posso dizer que jamais chamarei maluco a alguém  pois nunca se sabe  qual será a próxima loucura.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cascais Oeiras Lisboa Classic 20Km , preços de "luxo" afinal são para estrangeiros

A obrigação que imponho a mim mesmo do rigor de informar  e ser informado com rigor leva-me a escrever este post com o objectivo de rectificar  texto escrito a 18 de Janeiro que se intitulava corrida-cascais-lisboa-preco-de-luxo.

Alertado pelo companheiro da blogosfera João Lima é meu dever esclarecer que na altura só publiquei aquele texto porque consultei o site da prova cascais-lisboa que não fazia menção se os preços eram para portugueses ou estrangeiros.Esta que é a mais antiga prova de estrada em Portugal tem afinal os seguintes preços de inscrição:
 Atletas estrangeiros:
30 euros até 31.12.2012
35 euros até 19de Abril de 2013
Atletas Portugueses
10 euros até 31 de Março
12,50 euros de 1 a 7 de abril 
8 a 14 euros de 8 a 14 de abril
ultima hora-16 euros
As inscrições podem ser efectuadas em http://www.xistarca.pt

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Factos e numeros da corrida cidade do porto


A corrida cidade do porto , que se realizou este domingo na zona do estádio do Dragão foi muito provavelmente das provas que mais polémica gerou nos últimos anos , tantos foram os atletas a reclamar uns no local e dia da prova outros através da redes sociais , que como se sabe são um escape dos nossos tempos.
Não sou daqueles que gosta de dizer mal por dizer , também ao longo da minha vida já colaborei e organizei alguns eventos desportivos , sei da dificuldade que é organizar eventos que envolvam grandes meios e especialmente instituições publicas , normalmente pouco sensíveis  á pratica da actividade física (se for para o futebol tudo se dá).
Compreendo os argumentos que o responsável do atletas.net publicou no dia seguir á prova , na minha opinião pecou por tardio.Se o tivesse feito nos dias anteriores á prova tinha concerteza outra aceitação por parte da comunidade corredora  , assim a ideia que fica é que não quis correr o risco de ter de devolver o dinheiro aos atletas.Enfim ficará ao critério de cada um participar ou não em futuras provas desta empresa , mas as falhas foram tantas que muito provavelmente terão que fazer uma prova com inscrições grátis  para voltarem a ter sucesso.
Os números da prova
Interessante mesmo assim foram os números de participação.em Braga a prova tinha tido 388 participantes , 312 masculinos e 76 femininos.A corrida do Porto superou e muito estes números , assim tivemos  1201 participantes sendo que 978 masculinos e 223 femininos.
Como aspecto negativo o facto de não estar previsto prémios  para os veteranos , apenas para os 10 primeiros da geral , uma autentica injustiça pois como se sabe os veteranos são a"grande massa"de participantes.O mais caricato é que a organização no seu regulamento estabeleceu  os critérios de veteranos e depois não lhe deu prémios..enfim.
Amarante Running Team , muito bem representado
Quem esteve muito bem representado foi amarante , com cerca de 15 atletas.O nosso grupo esteve em grande com Luís Filipe a ser o 1ºsub 23 e 12º da classificação geral. Também José Machado teve excelente participação , 4º no escalão 55-60. Natércia Teixeira foi 4ª no escalão 45-50 e 43ª na geral.
Todos os outros amarantinos tiveram boa  participação com destaque para a presença  de 4 mulheres que é significativo nos tempo que correm.

fotos aqui (autoria ,Elisabete Ribeiro)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Corrida cidade do porto, para gente forte...

Jose Machado, Tiago Lopes, J.Costa , Natércia , e Luís Filipe 
Pois é meus amigos , o slogan não engana , esta corrida cidade do porto foi mesmo para gente forte.Como é do conhecimento geral a organização da prova projectou a mesma á muitos meses para se realizar com partida e chegada no largo do molhe , em plena Foz , uma das zonas mais bonitas da invicta cidade do porto.Com essa projecção conseguiu "vender"a prova angariando largas centenas de inscrições a 8 euros Para espanto de todos a 5 dias da realização da mesma o percurso foi alterado sem uma explicação concreta para uma zona da cidade que em nada tem a ver com o percurso inicial , a zona envolvente do estádio do dragão.A pesar de inicialmente ponderar não participar hoje lá fui , acompanhado por mais alguns amigos de treino , o tempo estava agradável , com uma chuva mesmo a condizer , tal como eu gosto.
Chegados ao local facilmente tivemos a   noção da dureza que era a prova , com muitas subidas e a desenrolar-se num percurso muito curto com várias voltas pelo mesmo sitio.Mas lá se fez apesar de continuar a achar que este não é sitio para organizar provas , estou em querer que a maioria dos participantes , a avaliar pelo que ouvi não participará mais nesta prova se voltar a realizar-se  neste local.
No final a organização terminou como começou (mal), depois de cortar a meta os atletas tinham que esperara quase 20 minutos para entregar o chip e receber a medalha , com agravante que chovia muito e estavam  todos "encharcados.Um aspecto rever , pois eles não são novos nisto de organizar provas.Quanto aos atletas do grupo participaram com grande empenho quase todos superaram as expectativas , pessoalmente muito melhor que estava a espera . Luís Filipe ,35:06 , Tiago Lopes 41:02 , José Machado ,42:22 , -J.Costa 46:54 , Natércia Teixeira 53:01.
Todos estiveram bem em especial o jovem Luis Filipe que depois de uma semana praticamente sem treinar devido a lesão conseguiu ser 1ºem  sub23 e 12ºna geral , a Natercia foi 4ª no seu escalão e 43ª em 223 mulheres.Terminaram a prova 1201 atletas 978 masculinos e 223 femininos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Maratona Clube de portugal , pode acabar


Foi com  grande surpresa que hoje ouvi o presidente do maratona clube de portugal dizer ao canal televisivo a BOLA TV que o maratona clube de portugal pode acabar a sua actividade já no final desta época.O desporto de alta competição , nomeadamente as chamadas modalidades amadoras estão como se sabe a passar por muitas dificuldades .Foram muitos os apoios perdidos não só a nível estatal como em patrocinadoras.

O Maratona viveu á "grande" durante os últimos anos , muito á custa do lucro com a organização da meia maratona de Lisboa , tornando-se numa das grandes potencias do atletismo em portugal e não só. Lamentável é o seu presidente dizer para quem quis ouvir que os atletas são fracos , e que se treina muito mal .
Em portugal segundo ele já não se treina a sério , como no tempo do Lopes , gémeos castro e Rafael Marques , para citar alguns dos nomes que ele mesmo citou.
Seria muito mais elegante e justo não criticar os atletas por esta situação , pois se não fossem eles  o Maratona não teria conquistado tantos títulos nos últimos anos.
Não sou atleta de atleta de alta competição , sou apenas apaixonado por esta modalidade mas se o fosse ficaria revoltado com esta entrevista que este senhor deu hoje .É caso para dizer enquanto a "vaca "deu leite foi mamando , agora que já não dá....
Espero que os atletas não desanimem , pois é importante que este magnifico desporto tenha também em portugal alta competição , coisa difícil depois do desaparecimento da conforlimpa , agora o maratona.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Corrida cidade do porto muda de percurso a 5 dias da prova

será aqui a nova partida e chegada ,
 com retorno no 24 de Agosto
A corrida cidade do porto á muito aguardada por muitos atletas e que inicialmente se iria realizar na marginal entre ao largo do molhe -Matosinhos e retorno ao molhe , afinal a 5 dias da prova a organização mudou o percurso sem um motivo aparente que justifica-se tal alteração.Honestamente não é muito relevante para mim , mas compreendo a indignação de muitos atletas que através das redes sociais já tiveram a oportunidade de manifestar a sua revolta.O novo percurso tem um desnível muito grande e quem vinha com objectivos terá concerteza mais dificuldade  O simples facto de se correr junto ao mar cativou muitos praticantes que agora se viram atirados para outra zona da cidade que nada tem a ver com o cenário anterior.
Lamentável para uma prova que pela primeira vez se realiza e que ou  me engano , ou terá a sua morte anunciada com esta atitude , até porque segundo alguns atletas esta organização já é repetente nestas tomadas de posição.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

morre a treinar

Não é daquelas noticias que goste de dar , mas infelizmente pode acontecer com qualquer um de nós.
Neste momento são ainda pouca as noticias sobre  o que poderia ter acontecido com este atleta , mas independentemente do motivo não devemos desmotivar , mas será sempre importante recordar que sempre que possivel em especial quando os treinos são longos e em locais pouco movimentados o ideal é levar companhia.
Manuel Antunes Martins, de 54 anos, major da GNR na reserva, morreu ontem quando praticava atletismo em Riodouro, Cabeceiras de Basto. O cadáver do militar, que era apaixonado por atletismo, foi encontrado por um dos muitos populares que o procuraram durante o dia de ontem. Manuel Martins saiu de casa cedo para correr e, devido à demora, a família alertou a GNR. Foi encontrado sem vida ao final da tarde. As autoridades descartam a hipótese de crime.
Fonte da noticia :cmjornal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Os verdadeiros campeões

Os grandes exemplos devem ser divulgados , também é para isso que serve esta minha janela , dar a conhecer e divulgar exemplos de coragem , daqueles a quem eu chamo os verdadeiros  campeões , por isso partilho com os que ainda não conhecem a historia seguinte :
Carlos Lopes um atleta que se ofereceu para fazer uma maratona a empurrar alguém que tinha o sonho de fazer uma “Maratona”.o Ricardo seu amigo, que está numa cadeira de rodas. 

Comecei a ter o gosto pela corrida em 1984, ano em que o atleta português Carlos Lopes foi campeão olímpico. Como brincavam comigo por causa do nome “Carlos Lopes”, comecei a correr na escola. Por pouco tempo.

Em 1993 fui para a tropa, e a atividade física começou novamente, comecei a ter outra vez o gosto pela corrida e, dos não Atletas, ficava sempre em 1º. Quando sai da tropa, em 1997, deixei de correr.

Em Setembro de 2006 conheci uma rapariga que fazia parte de um grupo desportivo. Comecei a fazer uns treinos com ela. O grupo tinha uma prova e precisavam de um atleta, fizeram o convite e aceitei. Uma corrida de 15 km, que conclui em 01.15.25. Não parei mais até hoje.

Ainda consegui ser atleta-fumador durante 3 anos, pecados que esta vida tem. Consegui deixar o cigarro num acto de “basta” e os resultados comeram aparecer. No ano de 2010, ano das loucuras, ano dos recordes, ano do início dos pesadelos das “lesões”…conclui 62 provas, fiz mais de 4 mil km, e bati os meus recordes:

5km… 17.02;
10km… 35;
15km…53.20;
Meia Maratona 1.18.05.
A máquina queria andar, tinha vontade, mas…o corpo já cansado, 36 anos. Ano de 2011, as lesões…pubalgia, ciática, joelhos, coxas, canelites, etc., etc.. No mesmo ano, recuperava de uma, logo a seguir aparecia outra. E os medos, os receios, de mais lesões, começaram a aparecer.

A garra competitiva, neste momento não tenho, dou tudo para “sorrir a correr”, treino quando posso, normalmente quase todos os dias, mas…se sentir alguma dor, páro logo. Como neste momento, praticamente parado há 3 semanas.

Tenho muitas provas já realizadas, mais de 300, muitos km feitos, novos conhecidos, e alguns amigos. O atletismo é “uma família”, sou amante deste desporto.

Em 2011 fiz a maratona de Lisboa, com o José Valentim Jr., um rapaz que tinha 18 meses, 42 km de puro prazer.

Em 2012, na mesma prova, fiz com o Ricardo, um amigo, que está numa cadeira de rodas. Acreditem que foi uma experiência “maravilhosa” fazer uma maratona a empurrar alguém que tinha o sonho de fazer uma “Maratona”.

Espero ter sempre novas ideias, pois sempre quis fazer coisas que todos dizem “que doido”.

A minha doutrina numa corrida é apenas participar. Claro que corro para poder melhorar os meus tempos. É sempre gratificante, saber que tirei uns segundos ao meu melhor tempo anterior. Numa situação como esta, é preciso ambas, porque as duas trabalham em conjunto.

A quem começa a correr deixo o seguinte recado…se deseja apenas manter a sua forma física, treinos básicos, passe por um médico e verifique o estado de saúde…então pode começar a correr. Caso o atleta pretenda ter melhorias de tempos, objectivos definidos, visite um médico e peça ajuda a um atleta/técnico experiente.

Correr com orientação é correr com saúde.
Nota: Objectivo 2013.. Ponte Vasco da Gama à correr :)

Carlos Lopes

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Correrporprazer no meo kanal

São cada vez mais os meios de informação que estão ao alcance da maioria  dos portugueses.Para todos os assinantes da Meo têm a partir de agora mais uma opção no meo kanal. Assim  o correr por prazer uma das paginas mais visitadas dos amantes da corrida , com uma vasta informação relacionada com a modalidade , desde corridas , provas , resultados, saúde ,fotos etc.
Para todos os interessados vasta aceder ao Meo e meter o código 406060  , uma boa alternativa para aqueles momentos em que queremos ver televisão e as alternativas são poucas .
Por exemplo neste momento estão disponíveis reportagens interessantes sobre os ultra maratonistas Carlos Sá e Armando Teixeira , dois dos exemplos da capacidade física e mental que pode existir em cada um de nós.
Está de parabéns o Vítor Dias e sua equipa por mais esta iniciativa sempre com o o objectivo de divulgar a modalidade   que cada vez tem mais praticantes.
correr por prazer

29ª Meia Maratona cidade de ovar

km 20 !!!e vão 12 consecutivas em Ovar!! Participei ontem em mais uma   Mítica   Meia Maratona Cidade Ovar  que já vai na sua 29ª ediç...